"Brainstorm"? "Feedback"?

Você sabe quais os 10 jargões da publicidade mais buscados no Google?

Levantamento da Conversion revela: termos como “job”, “briefing” e “slogan” figuram na maior parte dos resultados do buscador online

Toda indústria tem seu punhado de jargões específicos, e a publicidade não é diferente: um levantamento da agência Conversion levantou 10 deles que têm maior volume de buscas no Google, indicando que palavras como “brainstorm” e “briefing” ainda fazem parte do vocabulário dos profissionais dessa área.

O levantamento foi feito em homenagem ao Dia do Publicitário, que foi celebrado no dia 1º de fevereiro e reflete a versatilidade de quem trabalha neste setor, que pode ficar alocado em agências, empresas, setor público e, como o Promoview serve de exemplo, veículos jornalísticos e outros provedores de notícias.

Imagem mostra uma mulher falando em um megafone, ilustrando matéria sobre os 10 jargões da publicidade mais buscados pelo Google, no Promoview
Imagem: Freepik/Reprodição

Os 10 jargões da publicidade mais buscados no Google

O levantamento feito pela Conversion identificou quase 70 mil instâncias de busca no começo de 2025, ressaltando que o campo da publicidade ainda é bastante relevante no mercado.

Mais ainda, um aspecto interessante é o afunilamento das palavras no gráfico interativo abaixo: é possível notar como, à medida em que palavras mais e mais específicas apareceram, menor foi o volume de buscas sobre ela.

Na prática, é possível especular que, ou a pessoa que fez a busca estava atrás de definições mais generalistas nos termos mais procurados (o que pode ser um indício de que quem buscou não é familiarizado com a indústria publicitária) ou então teve dúvidas na aplicação de um termo mais exato (o que pode significar que a pessoa tem experiência neste campo, mas buscava uma resposta para algo mais específico).

De qualquer forma, veja a lista completa a seguir:

Jargões Publicitários

Jargões publicitários mais pesquisados no Brasil (Jan/2025)

Posição Jargão Volume de Buscas Descrição
1Job27kTarefa ou trabalho específico dentro de uma campanha.
2Feedback9.9kAvaliação de desempenho de um projeto, trabalho ou colaborador.
3Budget6.6kOrçamento planejado para um projeto.
4Briefing5.4kResumo de informações essenciais sobre uma marca, produto ou serviço.
5Workshop5.4kEvento de aprendizado e troca de conhecimento entre funcionários e empresas.
6Brainstorm4.4kReunião rápida para geração de ideias de forma descontraída.
7Slogan2.4kFrase de impacto que resume identidade de uma marca, produto ou serviço.
8Branding1.9kGestão de marca, abrangendo identidade visual, valores e estratégia de comunicação.
9Deadline1.9kPrazo para entrega de um determinado projeto.
10Jingles480Composições musicais curtas e marcantes, utilizadas em propagandas e comerciais.

Segundo a Conversion, o ranking com os 10 jargões da publicidade mais buscados no Google correspondem ao mês de janeiro de 2025.

Rafael Arbulu Redator
Redator
Jornalista com (quase) 20 anos de experiência cobrindo tecnologia, entretenimento e negócios, e especialista em conteúdo SEO.