Toda indústria tem seu punhado de jargões específicos, e a publicidade não é diferente: um levantamento da agência Conversion levantou 10 deles que têm maior volume de buscas no Google, indicando que palavras como “brainstorm” e “briefing” ainda fazem parte do vocabulário dos profissionais dessa área.
O levantamento foi feito em homenagem ao Dia do Publicitário, que foi celebrado no dia 1º de fevereiro e reflete a versatilidade de quem trabalha neste setor, que pode ficar alocado em agências, empresas, setor público e, como o Promoview serve de exemplo, veículos jornalísticos e outros provedores de notícias.
Os 10 jargões da publicidade mais buscados no Google
O levantamento feito pela Conversion identificou quase 70 mil instâncias de busca no começo de 2025, ressaltando que o campo da publicidade ainda é bastante relevante no mercado.
Mais ainda, um aspecto interessante é o afunilamento das palavras no gráfico interativo abaixo: é possível notar como, à medida em que palavras mais e mais específicas apareceram, menor foi o volume de buscas sobre ela.
Na prática, é possível especular que, ou a pessoa que fez a busca estava atrás de definições mais generalistas nos termos mais procurados (o que pode ser um indício de que quem buscou não é familiarizado com a indústria publicitária) ou então teve dúvidas na aplicação de um termo mais exato (o que pode significar que a pessoa tem experiência neste campo, mas buscava uma resposta para algo mais específico).
De qualquer forma, veja a lista completa a seguir:
Segundo a Conversion, o ranking com os 10 jargões da publicidade mais buscados no Google correspondem ao mês de janeiro de 2025.