Pesquisa

73% do público presta atenção nas marcas que patrocinam o São João

A marca Yoki é a mais lembrada, seguida por Brahma, Nestlé e Paçoquita de acordo com estudo da Ecglobal

As festas juninas são tradicionais em todo o Brasil, mas cada região tem o seu jeitinho de comemorar. Por isso, têm diferentes hábitos de consumo nesta época, o que interfere nas ações das marcas no São João. Com o fim de entender como o público percebe os festejos, a Ecglobal, empresa do Grupo Stefanini, fez uma pesquisa com mil pessoas entre 25 e 64 anos.

De modo geral, os produtos mais comprados para as festas juninas incluem alimentos da época (77%), roupas (55%) e bebidas típicas (53%). No Nordeste compra-se mais vestimentas temáticas (64%), enquanto no Sul o destaque são as bebidas (62%).

A presença de marcas nas festas juninas é vista de forma positiva por 55% dos entrevistados, e 73% prestam atenção nas marcas que patrocinam ou apoiam as celebrações. A marca Yoki é a mais lembrada, seguida por Brahma, Nestlé e Paçoquita.

Ativação de Nescafé, da Nestlé, no São João de Caruaru este ano. Foto: divulgação

“O estudo revela que, apesar das modernizações, as festas juninas mantêm sua essência tradicional e cultural, com a gastronomia desempenhando um papel central. Por isso, as marcas têm uma oportunidade valiosa de capitalizar o orgulho regional e a importância do evento por meio de estratégias de marketing temáticas e parcerias”, declara Adriana Rocha, CEO e cofundadora da Ecglobal.

Somente em 2024, várias marcas já aproveitaram o São João, principalmente de Caruaru e Campina Grande, para se conectar com o público. Entre as ativações, estão a roda-gigante da Vanish, a Vila da Natura e o estande da Garoto.

Melhor festa do país

São João de Caruaru 2024. Foto: Elvis Edson/ Prefeitura de Caruaru

Entre os entrevistados, 56% destaca um estado de sua própria região como “aquele que oferece a melhor festa”, o que mostra forte orgulho regional. Além disso, entre os nordestinos, 96% afirmam que a sua própria cidade possui a melhor festa. Já no Sudeste, este número cai para 45%, e no Sul, 40%.

Sobre a importância cultural do evento, 68% dos participantes consideram a festa relevante. No Nordeste, este número é 90%, no Sudeste 62%, enquanto no Sul apenas 53% apoiam a relevância dos festejos juninos. Os sentimentos associados às festas juninas são, em maioria, positivos, com menções à alegria, felicidade e diversão.

Outro ponto questionado pela pesquisa é sobre as mudanças das celebrações de São João nos últimos anos. 54% avaliam que as alterações são positivas, entretanto, 74% defendem a permanência dos elementos tradicionais das festas. A modernização é vista como o principal desafio para manter as tradições vivas por 46%, e, em seguida, a falta de interesse dos jovens (38%) e questões financeiras (13%).

Jeito de comemorar

Assim como o Carnaval, o cortejo junino precisa de uma atmosfera festiva para gerar a imersão. Vestir roupas com elementos tradicionais, como algo xadrez, é o mais importante para os entrevistados. No Nordeste e Sul, 37% e 36% dos participantes, respectivamente, se vestem de maneira tradicional. Surpreendentemente, no Sudeste, 39% das pessoas preferem adicionar maquiagens ao look “caipira”, enquanto 20% optam por um estilo mais comum, do dia a dia.

Apresentação da Quadrilha Junina, Formiga da Roça em Brasília
Apresentação da Quadrilha Junina, Formiga da Roça, em Brasília. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Ademais, a pesquisa mostra que, quanto maior a faixa etária, mais comum se torna o estilo de vestuário, fugindo dos aspectos juninos. As pessoas até 44 anos vão mais a caráter para a festa do que aqueles com 45 anos ou mais. Outro destaque é a diferença de gênero, com 23% dos homens optando por um estilo comum, em contraste com 16% das mulheres.

De acordo com o estudo, 44% dos entrevistados se identificam como “gastronômicos”, focando nas delícias culinárias dos festejos. A atividade favorita durante as celebrações é consumir comidas (71%) e bebidas típicas (35%). Por isso, as marcas do ramo alimentício tem maiores chances de serem lembradas no São João.

Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.