Os bares e restaurantes estão otimistas para o Carnaval, com expectativa de um impacto positivo nos lucros do setor. De acordo com uma pesquisa nacional da Abrasel, que entrevistou 1.878 empreendedores, 81% planejam abrir durante os dias de festa. Destes, 75% têm a expectativa de superar o faturamento de 2023, enquanto 20% preveem manter o mesmo nível e apenas 5% antecipam um faturamento menor.
A pesquisa da Abrasel revela também uma média de aumento de 15% no faturamento em comparação ao ano anterior e 17% em relação a um fim de semana comum. Além disso, 33% dos estabelecimentos consideram o Carnaval como extremamente importante ou muito importante para o faturamento, 24% o veem como mais ou menos importante, 25% o consideram pouco importante, e 18% afirmam que a data não impacta significativamente.
Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, atribui a expectativa positiva ao cenário econômico favorável no Brasil, destacando a redução da inflação, dos juros e o aumento do emprego. Apesar desses fatores impulsionarem o poder de compra dos consumidores, o setor ainda enfrenta desafios, como a alta taxa de empresas endividadas.
O levantamento da Abrasel também aponta que, em dezembro de 2023, houve uma melhoria no faturamento do setor, com apenas 18% dos estabelecimentos operando no prejuízo, o menor índice desde outubro de 2022. No entanto, 40% dos estabelecimentos ainda têm contas em atraso, sendo os impostos federais, estaduais, empréstimos bancários, encargos trabalhistas e previdenciários os principais itens em atraso.