O Carnaval, celebrado de 10 a 13 de fevereiro, é uma das datas mais relevantes do calendário nacional.
Por isso, a multinacional Logan realizou um levantamento abrangente para desvendar os tipos de foliões no Carnaval e seus padrões de consumo. Em uma análise aprofundada, a empresa identificou cinco perfis diferentes, cada um abordando a festividade de maneiras únicas, e ainda trouxe detalhes dos hábitos de consumo característicos de cada grupo.
De acordo com Fábio Sant’Anna, Chefe de Vendas/Head of Sales da Logan, o atual cenário de saturação de estímulos e ofertas comerciais exige que as marcas compreendam a jornada completa de seu público-alvo. Essa compreensão é fundamental para maximizar o Retorno sobre Investimento (ROI) nas estratégias de comunicação adotadas no Carnaval.
“Sob essa perspectiva, buscamos compreender as tipologias dos foliões neste Carnaval e identificamos as reais oportunidades dentro dos cinco perfis mais relevantes, revelados por nossa plataforma de Data Insights Super Small Data.”, afirmou.
Foliões e seus Hábitos de Consumo
Perfil Folião Relax
Primeiramente, com 60 milhões de usuários únicos, esse grupo destaca-se com 88% de interesse em viagens nacionais para descanso, sendo que 92% planejam viajar com suas famílias no Carnaval.
Perfil Caseiro
Com 54 milhões de usuários únicos, este grupo ditará o consumo em supermercados, apresentando um ticket médio de R$ 633 no período festivo do Carnaval. Além disso, 72% demonstram interesse em entretenimento como streaming e cinema.
Perfil Viajante
Com 50 milhões de usuários únicos, este grupo mostra um grande interesse (75%) em viagens para destinos carnavalescos. Dentre eles, durante o Carnaval, 81% pretendem viajar com amigos, 69% planejam consumir bebidas alcoólicas e 63% têm a intenção de visitar bares e restaurantes.
Folião Abadá
Com 32 milhões de usuários únicos, esse grupo busca festas fechadas durante o Carnaval, como camarotes, e afirma que assistirão aos desfiles. Cerca de 57% pertencem às classes AB e 63% residem nas principais capitais do Brasil.
Folião Street
Por fim, com 20 milhões de usuários únicos, esse grupo aprecia o Carnaval de rua, predominantemente composto pela classe social C, representando 51% dos pesquisados. Notavelmente, 91% pretendem permanecer nas cidades em que residem, indicando preferência por jornadas com distâncias mais curtas.