De acordo com um levantamento de 2023 feito pela Nuvem Shop – plataforma para criação de lojas online líder na América Latina -, os lojistas movimentaram 189,5 milhões em vendas digitais no período relacionado ao Dia das Mães, com um tíquete médio nacional de R$ 249,60.
A empresa ainda mostrou que as PMEs online utilizaram campanhas específicas para alcançar novos clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento. Já dados da Rakuten Advertising revelaram que a data registrou um tíquete médio de 25% nas vendas online no ano passado em relação a 2022.
Números como esses nos mostram a intenção de compra dos consumidores, e a disponibilidade e tempo usados para pesquisa via internet. Dado o apelo emocional que a data traz, as marcas têm em mãos uma valiosa oportunidade de se conectarem com seu público-alvo através de campanhas integradas nos diferentes canais de vendas disponíveis.
Isso é o que o estudo realizado pela Digital Turbine em parceria com a Adsmovil, adtech líder em inovação de soluções de publicidade digital, mostra ao revelar que 65% dos consumidores declararam ter comprado presentes para o Dia das Mães no passado e estão considerando fazê-lo novamente este ano, sendo que a maioria (69%) pretende fazer isso por meio de aplicativos móveis.
“Os anúncios em smartphones ainda são os que mais geram lembrança, com 58%, seguido pelo PC/portátil com 40% e a televisão em terceiro com 34%. Além disso, os motores de busca e os anúncios em dispositivos móveis são as principais ferramentas para descoberta de produtos, figurando com 42% e 32% respectivamente. Isso também se reflete no ambiente onde as pessoas realizam a maioria de suas compras, tornando essencial a maneira como as marcas se apresentam nesses meios”, comenta Leila Guimarães, Managing Director da Adsmovil no Brasil.
Os dados revelam ainda que 73% dos consumidores afirmam que vão comprar um presente para o Dia das Mães por meio de uma publicidade em dispositivos móveis se o produto os atrair. Em relação ao tipo de presente, três segmentos se destacam: vestuário (60%), chocolate (58%) e linha de cosméticos (54%).
Por fim, a pesquisa mostra que 52% dos consumidores escolhem fazer as compras online com opção de entrega em casa e 48% ainda vão até a loja buscar o presente ideal.
Com este panorama mapeado, torna-se mais evidente as preferências do público durante a data, revelando um cenário repleto de oportunidades para o comércio. Essas tendências de mercado têm o potencial de impactar significativamente nas vendas.
“Através da pesquisa percebemos que os consumidores estão cada vez mais atraídos pela facilidade de busca personalizada que as plataformas oferecem. As interações estão mais dinâmicas, gerando mais lembranças, e facilitando as compras e a escolha dos clientes. Acreditamos que o Dia das Mães trará grandes retornos para aqueles que souberem passar a mensagem de forma qualificada”, enfatiza Leila.