Estudo

Nubank lidera ranking de marcas mais preparadas para o futuro, segundo Timelens

Estudo revela as 30 marcas mais resilientes no mercado brasileiro, com foco em inovação, sustentabilidade e conexão com o consumidor

O estudo “Future-Proof Score 2024”, conduzido pela Timelens, do ecossistema FutureBrand, foi recentemente divulgado pela consultoria de dados, revelando marcas mais bem preparadas para o futuro no Brasil.

Segundo os parâmetros considerados na análise, as empresas listadas têm foco em relevância digital, sustentabilidade e capacidade de gerar conexão emocional com o público.

Na edição deste ano, a marca com melhor desempenho foi a Nubank, mas a lista também contou com novos entrantes, como a Petrobrás, entre outras. O banco digital encabeça a lista, seguido por Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú.

Nubank liderou estudo sobre empresas preparadas para o futuro da Timelens
Imagem: Nubank/Reprodução

Principais destaques do Future-Proof Score 2024

O estudo revela que as marcas que mais se destacam no Brasil em termos de preparação para o futuro incluem, no topo da lista, o Nubank, seguido por Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú.

A fintech do “cartão roxinho” obteve um score de 792 no estudo da Timelens, motivado por sua expansão internacional e experiência inovadora e consistente para os clientes, consolidando-se como a maior plataforma de serviços financeiros fora da Ásia, com 105 milhões de clientes.

O setor de bens de consumo é o mais presente, com 10 marcas no ranking, seguido pelo varejo com 8 marcas e serviços com 4. Empresas como Mercado Livre e Shein chamam atenção pela rápida adaptação ao mercado, oferecendo experiências altamente personalizadas.

Mercado Livre foi uma das empresas de destaque em estudo da Timelens
Foto: Repositório de imagens NZN

As marcas Natura e O Boticário se destacam pela inovação e compromisso com a sustentabilidade, enquanto Apple, Microsoft e Google lideram avanços em inteligência artificial e realidade aumentada. As companhias que mais cresceram em comprometimento com o futuro nos últimos três anos incluem Itaú (+12%), Apple (+8%) e Mercado Livre (+7%), segundo o levantamento da Timelens.

Já os novos entrantes de 2024 revelam uma diversidade de setores, com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras reafirmando sua importância no mercado. Outras marcas mencionadas na pesquisa, como Hering, O Boticário e Porto Seguro, estão transformando o legado em experiências focadas no cliente, enquanto as asiáticas Shopee e Shein conquistam espaço com estratégias digitais inovadoras.

Ranking Timelens das marcas mais preparadas para o futuro

Posição Marca Setor Score 2024 Variação 2024/2021
1NubankFinanceiro7921%
2NetflixServiços7732%
3Mercado LivreVarejo7557%
4AmazonVarejo7476%
5ItaúFinanceiro74312%
6NaturaBens de consumo742-8%
7AppleTecnologia7238%
8MicrosoftTecnologia7114%
9GoogleTecnologia7106%
10iFoodServiços706-3%
11AdidasBens de consumo6893%
12SpotifyServiços6884%
13SamsungTecnologia680-3%
14McDonald’sBens de consumo6701%
15Magazine LuizaVarejo665-9%
16C&AVarejo663-5%
17RennerVarejo662-2%
18Burger KingBens de consumo6602%
19Coca-ColaBens de consumo658-1%
20RedbullBens de consumo657=
21O BoticárioBens de consumo656NOVA
22NestléBens de consumo6553%
23BrastempBens de consumo6541%
24ShopeeVarejo653NOVA
25Porto SeguroServiços651NOVA
26HeringVarejo643NOVA
27SkolBens de consumo6402%
28SheinVarejo639NOVA
29Banco do BrasilFinanceiro638NOVA
30PetrobrasEnergia636NOVA