O estudo “Future-Proof Score 2024”, conduzido pela Timelens, do ecossistema FutureBrand, foi recentemente divulgado pela consultoria de dados, revelando marcas mais bem preparadas para o futuro no Brasil.
Segundo os parâmetros considerados na análise, as empresas listadas têm foco em relevância digital, sustentabilidade e capacidade de gerar conexão emocional com o público.
Na edição deste ano, a marca com melhor desempenho foi a Nubank, mas a lista também contou com novos entrantes, como a Petrobrás, entre outras. O banco digital encabeça a lista, seguido por Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú.
Principais destaques do Future-Proof Score 2024
O estudo revela que as marcas que mais se destacam no Brasil em termos de preparação para o futuro incluem, no topo da lista, o Nubank, seguido por Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú.
A fintech do “cartão roxinho” obteve um score de 792 no estudo da Timelens, motivado por sua expansão internacional e experiência inovadora e consistente para os clientes, consolidando-se como a maior plataforma de serviços financeiros fora da Ásia, com 105 milhões de clientes.
O setor de bens de consumo é o mais presente, com 10 marcas no ranking, seguido pelo varejo com 8 marcas e serviços com 4. Empresas como Mercado Livre e Shein chamam atenção pela rápida adaptação ao mercado, oferecendo experiências altamente personalizadas.
As marcas Natura e O Boticário se destacam pela inovação e compromisso com a sustentabilidade, enquanto Apple, Microsoft e Google lideram avanços em inteligência artificial e realidade aumentada. As companhias que mais cresceram em comprometimento com o futuro nos últimos três anos incluem Itaú (+12%), Apple (+8%) e Mercado Livre (+7%), segundo o levantamento da Timelens.
Já os novos entrantes de 2024 revelam uma diversidade de setores, com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras reafirmando sua importância no mercado. Outras marcas mencionadas na pesquisa, como Hering, O Boticário e Porto Seguro, estão transformando o legado em experiências focadas no cliente, enquanto as asiáticas Shopee e Shein conquistam espaço com estratégias digitais inovadoras.
Ranking Timelens das marcas mais preparadas para o futuro
Posição | Marca | Setor | Score 2024 | Variação 2024/2021 |
---|---|---|---|---|
1 | Nubank | Financeiro | 792 | 1% |
2 | Netflix | Serviços | 773 | 2% |
3 | Mercado Livre | Varejo | 755 | 7% |
4 | Amazon | Varejo | 747 | 6% |
5 | Itaú | Financeiro | 743 | 12% |
6 | Natura | Bens de consumo | 742 | -8% |
7 | Apple | Tecnologia | 723 | 8% |
8 | Microsoft | Tecnologia | 711 | 4% |
9 | Tecnologia | 710 | 6% | |
10 | iFood | Serviços | 706 | -3% |
11 | Adidas | Bens de consumo | 689 | 3% |
12 | Spotify | Serviços | 688 | 4% |
13 | Samsung | Tecnologia | 680 | -3% |
14 | McDonald’s | Bens de consumo | 670 | 1% |
15 | Magazine Luiza | Varejo | 665 | -9% |
16 | C&A | Varejo | 663 | -5% |
17 | Renner | Varejo | 662 | -2% |
18 | Burger King | Bens de consumo | 660 | 2% |
19 | Coca-Cola | Bens de consumo | 658 | -1% |
20 | Redbull | Bens de consumo | 657 | = |
21 | O Boticário | Bens de consumo | 656 | NOVA |
22 | Nestlé | Bens de consumo | 655 | 3% |
23 | Brastemp | Bens de consumo | 654 | 1% |
24 | Shopee | Varejo | 653 | NOVA |
25 | Porto Seguro | Serviços | 651 | NOVA |
26 | Hering | Varejo | 643 | NOVA |
27 | Skol | Bens de consumo | 640 | 2% |
28 | Shein | Varejo | 639 | NOVA |
29 | Banco do Brasil | Financeiro | 638 | NOVA |
30 | Petrobras | Energia | 636 | NOVA |