Pesquisa

Faturamento de Out of Home cresce 38% no Brasil

Segundo Kantar Ibope Media, quase 20% dos brasileiros compram produtos para consumir na casa de terceiros

O mercado de consumo no formato OOH – Out of Home ou Fora do Lar, na tradução em português – é o que mais cresce entre os brasileiros. Números do Brand Footprint 2024, relatório produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apontam alta de 38% no faturamento deste ano. Em comparação, dentro de casa o crescimento em valor foi de apenas 18%.

De acordo com a pesquisa, quase 20% dos brasileiros compram produtos para consumir na casa de terceiros (familiares ou amigos), o que representa um incremento de quase 4 milhões de pessoas em 2024. Isso sem contar que o tíquete cresce 15% ao se alimentar no local e 16% quando o pedido é realizado via delivery.

Sobre o mercado fora do lar

Em relação aos canais, cinco compõem mais da metade do mercado fora do lar. São eles: ambulantes (14% de importância), hiper e supermercados (13%), bares (11%), padarias (9%) e mercadinhos e mercearias (8%).

Out Of Home em NY
Créditos: Divulgação

O brasileiro compra, em média, 10 marcas por ano, sendo que 43% das marcas apresentam crescimento em CRP. As cinco principais marcas neste mercado são, por exemplo: Coca-Cola (256,15 de CRP), Fanta (48,99 de CRP), Crystal (39,22 de CRP), Bauducco (34,85 de CRP) e Lacta (33,65 de CRP).

Além disso, é válido destacar que CRP – ou Consumer Reach Points – é uma métrica original da Kantar, que mensura quantos lares estão comprando produtos de determinada empresa e com que frequência isso ocorre. Quanto maior o número, mais popular é a marca.

É importante dizer, no entanto, que a movimentação fora de casa se dá não apenas pelas marcas grandes, mas por menores que estão entrando no mercado. 73% das marcas presentes no consumo fora do lar tem até 10% de penetração, atingindo menos de 5MM de consumidores.

“Mesmo com aumento de preços, o OOH é um mercado que está se desenvolvendo a partir de novos canais, novos comportamentos e novas estratégias de marcas. Sendo assim, a execução fora do tradicional se torna estratégia para explorar o desenvolvimento do consumo fora do lar”, comenta Hudson Romano, Head de Consumo Fora do Lar da Kantar.

Assim, os dados do Brand Footprint 2024 buscam analisar as decisões de compra feitas pelos consumidores ao redor do mundo. No Brasil, o material abrange análise de 430 marcas Fora do Lar.