Panorama Mapa dos Festivais

Estudo patrocinado pelo Promoview mostra que 29 festivais foram cancelados em 2024; 9 foram adiados

Dados evidenciam dificuldades enfrentadas pela indústria, mas o setor continua em expansão

Segundo a pesquisa “Panorama Mapa dos Festivais” patrocinada pelo Promoview, o mercado de eventos musicais no Brasil segue em expansão, apesar dos desafios e cancelamentos enfrentados pelo setor.

Em 2024, 402 festivais foram mapeados e 364 foram realizados, um crescimento superior a 20% em relação a 2023, por outro lado, de acordo com o estudo, o ano também registrou 29 festivais cancelados e 9 adiados.

“Investigamos bastante os motivos para isso ter acontecido dessa forma. Vale ressaltar que, todo ano, novos festivais surgem e outros desaparecem – é uma dinâmica normal da indústria. Mas 2024 foi um ano particularmente difícil, e quem trabalha nesse setor certamente esbarrou nesse assunto,” explicou Juli Baldi, Diretora do Mapa dos Festivais, durante evento de lançamento da pesquisa.

Festivais cancelados 2024
Foto: Reprodução

Os dados evidenciam alguns percalços enfrentados pela indústria, como custos elevados, captação de patrocínios e mudanças econômicas. “Apesar dos desafios, tivemos 69 festivais estreando no Brasil, ou seja, 69 novas oportunidades para marcas se conectarem com o público“, acrescentou Juliana Simão, Partner da Walk The Talk. 

No estudo “Panorama Mapa dos Festivais” completo patrocinada pelo Promoview é possível obter mais informações sobre os fatores que impactaram o andamento dos eventos, como a analise de eventos, comportamento do público e tendências do mercado para 2025.

Festivais cancelados em 2024

Para a tristeza dos fãs, o Primavera Sound cancelou a sua terceira edição na América Latina em 2024 após dois anos seguidos de sucesso. As palavras Alfonso Lanza, diretor do festival, vão de encontro com os fatores apresentados, por ter sido “uma decisão difícil uma decisão difícil, tomada depois de muitos meses de trabalho e depois de percorrer vários caminhos para poder executar estes eventos com garantias, especialmente na situação atual dos desafios da indústria musical”.

Da mesma forma, o Festival Mita também não aconteceu em 2024, alegando que iria pausar as suas atividades durante o ano, mas sem muitas explicações. “A Música é a resposta e boas respostas às vezes precisam de uma pausa para serem encontradas. Em 2024 faremos uma pausa. Nos veremos em breve”, alegaram em nota nas redes sociais.

Metodologia do estudo

Mapa dos Festivais: Panorama 2024 combinou três técnicas para garantir precisão e representatividade. A pesquisa mista inclui mapeamento de eventos, entrevistas quantitativas e grupos focais, abrangendo todas as regiões do Brasil:

  • Mapeamento de festivais402 eventos analisados, cobrindo todos os gêneros (rock, eletrônica, sertanejo etc.) e portes (grandes a pequenos)
  • Dados coletados de todas as regiões, com destaque para o crescimento de 69 festivais em primeira edição
  • Pesquisa quantitativa1.170 entrevistados que frequentaram ao menos 1 festival em 2024
  • Amostra representativa de 18 a 54 anos, classes sociais (A, B, C), gênero, etnia e região
  • Campo realizado entre 29 de dezembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024
  • Grupos focais com superfãs de festivais, divididos em duas faixas etárias: 18–30 anos e 30–45 anos
Beatriz Maxima Repórter
Repórter
Formada em Jornalismo pela Unesp e Pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento, possui mais de cinco anos de experiência em produção de conteúdo.