A inteligência artificial (IA) generativa está cada vez mais presente no mercado de marketing global — e isso deve se ampliar ainda mais em 2025: segundo um levantamento conduzido pela DeepL, 30% das mensagens de marketing de grandes organizações serão geradas por IA.
O avanço das tecnologias de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e da IA generativa permitirá que empresas ofereçam comunicações mais naturais, consistentes e relevantes para audiências globais. O impacto será sentido especialmente em três áreas principais:
- Personalização em Massa: utilização de dados para criar mensagens adaptadas ao estilo, tom e preferências de cada consumidor
- Consistência Global: tradução precisa e contextualizada que preserva a identidade da marca em diversos mercados
- Automatização de Conteúdo: produção eficiente de textos, imagens e vídeos para campanhas e redes sociais.
Avanço da IA no marketing e como isso vai impactar as empresas
Ainda segundo o estudo, um outro dado relevante afirma que 30% dos líderes executivos deverão contar com equipes capacitadas em IA para o marketing já no próximo ano. Tal cenário reforça o papel de inteligências artificiais como o ChatGPT em um contexto estratégico, tanto na liderança quanto na execução de projetos corporativos.
Mais além, o uso da inteligência artificial promete facilitar a análise de sentimentos — a forma como o público reage às informações que recebe — permitindo que empresas ajustem suas campanhas de acordo com o feedback em tempo real dos consumidores. Além disso, ferramentas de tradução automatizada garantirão uma comunicação mais fluida e segura em vários idiomas.
O estudo da DeepL vai ao encontro de outros dados que corroboram o avanço da IA, não apenas no marketing, mas também em outros campos, de um modo mais geral. De acordo com o Statista, o setor global dessa tecnologia tem expectativa de crescimento de US$ 320 bilhões (R$ 1,97 trilhão) até 2030, puxado pela aplicação da inteligência artificial generativa em campos como design e criação de conteúdo. A alta esperada é de 887,41%.