A 24ª edição do Big Brother Brasil chegou ao fim nesta terça-feira (16). Neste ano, o reality contou com a participação de 26 integrantes, que ao longo do programa geraram não só entretenimento ao público, mas também contribuíram para uma maior exposição das marcas patrocinadoras.
Visando avaliar a lembrança e as percepções dos consumidores sobre as ações publicitárias realizadas ao longo do Big Brother Brasil 2024, como também identificar os participantes preferidos do público e o poder de influência deles, o Instituto QualiBest elaborou uma pesquisa que, entre outros dados, apontou o iFood (70%) e Mercado Livre (67%) como as marcas mais lembradas pelos entrevistados. O ranking segue com Chevrolet (56%), McDonald’s (54%) e Seara (54%).
Apesar de o Mercado Livre estar em segundo lugar na lista de lembrança espontânea, o marketplace foi o patrocinador que mais agradou ao público com suas ações, segundo a afirmação de 15% dos entrevistados, seguido por Chevrolet e iFood, ambos com 11%.
De acordo com Fábia Silveira, Gerente de Atendimento e Planejamento no Instituto QualiBest, o estudo apontou que as marcas que conseguiram melhor usar a plataforma do BBB em ações fora do programa, com ativações de OOH, ações com influenciadores e promoções nos próprios sites e aplicativos foram as que mais tiveram recall de marca.
“iFood e Mercado Livre extrapolaram o universo da TV em suas ações de marca, com ativações 360º que tiveram impacto também quando as pessoas não estavam assistindo ao programa. Além disso, a pesquisa apontou que quando uma marca participa de uma prova do líder ou quando promove uma festa, elas são lembradas com mais facilidade”, explica.