Soundtrends 2025

Soundthinkers lança estudo sobre a influência do som na vida e nos negócios brasileiros

Pesquisa "Soundtrends 2025" explora a influência do som no bem-estar, consumo e estratégias de marca para novos negócios

Um novo estudo, lançado pela empresa Soundthinkers, analisa a influência do som na vida dos brasileiros, e como isso pode impactar os negócios. Aliás, o levantamento avaliou não só a presença do som, como também a ausência dele, em uma nova via de estudo sobre o marketing sensorial.

A ideia por trás da pesquisa – chamada “Soundtrends 2025” – é detalhar como as marcas podem explorar o som de forma estratégica para criar experiências imersivas e engajar consumidores de maneira mais profunda.

Imagem de uma pessoa jovem em momento de trabalho, usando fones de ouvido, que ilustra matéria do Promoview sobre estudo voltado ao impacto do som no mercado brasileiro e bem-estar
Imagem: FreePik/Reprodução

Influência do som no mercado e bem-estar

Segundo o Soundtrends 2025, as marcas que investem em identidade sonora fortalecem sua percepção no mercado, aumentando o valor da empresa em até 5% e impulsionando campanhas publicitárias em 138%. No cenário atual, a influência do som vai além do entretenimento e se torna um diferencial estratégico para marcas que buscam conexão com o público.

O relatório também destaca a ascensão do silêncio como artigo de luxo, impulsionado pelo excesso de estímulos digitais. Soluções como o cancelamento de ruído, ou então sons relaxantes, estão se tornando tendências cada vez mais relevantes não só para pessoas, mas também para espaços comerciais e empresariais que buscam proporcionar bem-estar aos clientes e funcionários.

Som sintético e personalização

Outro ponto de destaque do estudo é a crescente evolução da inteligência artificial na voz humana. A IA está tornando assistentes de voz mais naturais e personalizáveis, impactando o atendimento ao cliente e a interação com serviços digitais.

O estudo destaca como a influência do som pode moldar emoções, comportamentos e até decisões de compra. No entanto, também alerta para desafios relacionados à segurança, já que fraudes com vozes sintéticas estão em ascensão e exigem medidas mais robustas de verificação.

Mais ainda, é importante citar o impacto da tecnologia nessa pauta: redes sociais como TikTok e Instagram estão transformando a forma como o som é consumido e compartilhado. Áudios virais, efeitos sonoros e podcasts têm se consolidado como estratégias eficazes de engajamento, muito por causa de trends e recortes publicados em plataformas de vídeos curtos.

No Brasil, estima-se que mais de 39 milhões de pessoas consomem podcasts regularmente, e marcas estão aderindo ao formato para fortalecer a relação com seus públicos. A busca por formatos autênticos também impulsionou o ressurgimento de mídias físicas, como vinis e CDs, reforçando o desejo por experiências tangíveis e mais significativas.

Imagem de uma terapeuta sonora, que ilustra matéria do Promoview sobre estudo voltado ao impacto do som no mercado brasileiro e bem-estar
Imagem: FreePik/Reprodução

Como a influência do som pode gerar oportunidades de negócio

De acordo com o estudo da Soundthinkers, o som também pode gerar novas oportunidades de negócios, vide o crescimento de marcas especializadas em soundhealing e soundtherapy. Hoje, segundo o levantamento, existe uma demanda crescente por terapias sonoras voltadas para relaxamento e equilíbrio mental.

Para as marcas, isso significa uma oportunidade de integrar música e paisagens sonoras a pontos de venda e serviços, criando atmosferas que melhoram a experiência do consumidor.

Os atos de escutar e se conectar estão assumindo novas formas à medida que exploramos maneiras inovadoras de interagir com o som. Esse cenário vai se expandir ainda mais, à medida que as pessoas busquem novas formas de bem-estar em um mundo acelerado”, conclui Paulo Dytz, CEO da Soundthinkers.