Um novo estudo, lançado pela empresa Soundthinkers, analisa a influência do som na vida dos brasileiros, e como isso pode impactar os negócios. Aliás, o levantamento avaliou não só a presença do som, como também a ausência dele, em uma nova via de estudo sobre o marketing sensorial.
A ideia por trás da pesquisa – chamada “Soundtrends 2025” – é detalhar como as marcas podem explorar o som de forma estratégica para criar experiências imersivas e engajar consumidores de maneira mais profunda.
Influência do som no mercado e bem-estar
Segundo o Soundtrends 2025, as marcas que investem em identidade sonora fortalecem sua percepção no mercado, aumentando o valor da empresa em até 5% e impulsionando campanhas publicitárias em 138%. No cenário atual, a influência do som vai além do entretenimento e se torna um diferencial estratégico para marcas que buscam conexão com o público.
O relatório também destaca a ascensão do silêncio como artigo de luxo, impulsionado pelo excesso de estímulos digitais. Soluções como o cancelamento de ruído, ou então sons relaxantes, estão se tornando tendências cada vez mais relevantes não só para pessoas, mas também para espaços comerciais e empresariais que buscam proporcionar bem-estar aos clientes e funcionários.
Som sintético e personalização
Outro ponto de destaque do estudo é a crescente evolução da inteligência artificial na voz humana. A IA está tornando assistentes de voz mais naturais e personalizáveis, impactando o atendimento ao cliente e a interação com serviços digitais.
O estudo destaca como a influência do som pode moldar emoções, comportamentos e até decisões de compra. No entanto, também alerta para desafios relacionados à segurança, já que fraudes com vozes sintéticas estão em ascensão e exigem medidas mais robustas de verificação.
Mais ainda, é importante citar o impacto da tecnologia nessa pauta: redes sociais como TikTok e Instagram estão transformando a forma como o som é consumido e compartilhado. Áudios virais, efeitos sonoros e podcasts têm se consolidado como estratégias eficazes de engajamento, muito por causa de trends e recortes publicados em plataformas de vídeos curtos.
No Brasil, estima-se que mais de 39 milhões de pessoas consomem podcasts regularmente, e marcas estão aderindo ao formato para fortalecer a relação com seus públicos. A busca por formatos autênticos também impulsionou o ressurgimento de mídias físicas, como vinis e CDs, reforçando o desejo por experiências tangíveis e mais significativas.
Como a influência do som pode gerar oportunidades de negócio
De acordo com o estudo da Soundthinkers, o som também pode gerar novas oportunidades de negócios, vide o crescimento de marcas especializadas em soundhealing e soundtherapy. Hoje, segundo o levantamento, existe uma demanda crescente por terapias sonoras voltadas para relaxamento e equilíbrio mental.
Para as marcas, isso significa uma oportunidade de integrar música e paisagens sonoras a pontos de venda e serviços, criando atmosferas que melhoram a experiência do consumidor.
“Os atos de escutar e se conectar estão assumindo novas formas à medida que exploramos maneiras inovadoras de interagir com o som. Esse cenário vai se expandir ainda mais, à medida que as pessoas busquem novas formas de bem-estar em um mundo acelerado”, conclui Paulo Dytz, CEO da Soundthinkers.