Um novo levantamento publicado pela Wake Creators revelou quais são as marcas e produtos favoritos dos influenciadores para o Carnaval e os tempos de verão.
De acordo com o estudo, que entrevistou 455 criadores de conteúdo em outubro de 2024, a maior parte dos respondentes prefere consumir bebidas alcoólicas e, destes, a cerveja pareceu ser a escolha dominante. As informações da pesquisa podem servir para que marcas criem planejamentos de promoção e lançamento de produtos.
Carnaval sem uma “geladinha” não dá
Os dados da pesquisa da Wake revelam que os influenciadores tendem a dar preferência ao consumo de bebidas alcoólicas durante o período de Carnaval. Seja pelo calor intenso da época, parceria com marcas do setor ou simplesmente preferências pessoais, a cerveja parece ser a escolha mais óbvia, com 59% dos respondentes favorecendo uma “geladinha”.
Mais além, os cervejeiros de plantão também têm preferência por marcas específicas, com a Brahma sendo adquirida por 28% dos participantes, seguida da Skol (normal) e Beats (outra marca da Skol). Estas empataram em 9% cada.
Em segundo lugar na preferência dos creators, vieram as roupas, com 48% dos respondentes preferindo renovar o acervo de seus vestuários. Finalmente, o “top 3” é fechado por viagens, com 39% do público participantes indicando que prefere escapar para algum destino turístico.
Verão pede por viagem
Falando em viagem, quando expandimos o período pesquisado, tirando de “Carnaval” e jogando para “Verão”, o ranking muda de figura: 43% dos participantes preferem usar o período mais quente do ano para viajar e conhecer lugares diferentes.
Além disso, 41% dos respondentes gastam com roupas e acessórios e, finalmente, investimento em entretenimento (assinaturas e renovações de serviços de streaming, idas ao cinema ou a shows, por exemplo) compõe o gasto preferencial de 40% dos influenciadores.
Outros dados do levantamento incluem informações igualmente interessantes:
- 78% dos influenciadores querem viajar e conhecer novos lugares em 2025
- 67% dos influenciadores quer criar, ou manter/ampliar, uma rotina de exercícios físicos e foco em saúde
- 91% dos criadores de conteúdo preferem usar o Instagram como fonte de informação (o TikTok vem em segundo, com 66% e, em terceiro, o YouTube, com 39%)
- Havaianas (14%) e Sundown (12%) foram as marcas mais lembradas pelos veranistas
Dados demográficos da pesquisa
O levantamento da Wake Creators entrevistou 455 criadores de conteúdo, durante o mês de outubro de 2024. De projeção nacional, o estudo teve uma variação de respondentes bem aberta: 75% dos participantes são mulheres, 23% são homens e 2% não se identificam dentro do eixo binário mais tradicional.
Além disso, a faixa etária predominante dos respondentes ficou entre 26 e 35 anos (56% dos entrevistados) e a maior parte dos participantes (76%) tinha até 50 mil seguidores.
O levantamento completo está disponível no site da Wake Creators.