O período de isolamento social afetou diversos setores da economia global, sendo o mercado fonográfico e os festivais de musica um dos mais evidentes.
Após a pandemia, o comportamento e a forma de consumo dos indivíduos mudaram, impactando diretamente na demanda de shows, festivais, consumo musical e a forma de se relacionarem com as marcas.
De a acordo com teaser do estudo “Do palco ao publico”, ambos são reflexo da ligação do entretenimento com os movimentos sociais e culturais. Da mesma forma, eles veem cada vez mais em um misto de tecnologia, sustentabilidade, diversificação e experiências imersivas.
“Muitas marcas já estão inseridas nesse universo porque veem ali parte de seus consumidores, por isso os investimentos em festivais aumentaram tanto, mas esse universo requer estratégias e é isso o que queremos trazer com o novo estudo”, comenta Julia Sobral, líder de negócio da Estúdio Eixo.
Novas oportunidades
Os eventos que já eram grandes, se tornaram cada vez maiores. Artistas nacionais lotando estádios, fechando cruzeiros e formando parcerias de sucesso. Além disso, temos shows em pontos turísticos, parcerias com streamings de transmissão e eventos além dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Ao mesmo tempo, as festividades também trazem pautas relacionadas à movimentos sociais. Promoção de sustentabilidade, line-up com artistas diversos que celebram diferentes culturas e a descentralização dos eventos são alguns exemplos.
Como as marcas podem aproveitar?
Neste contexto, ainda segundo o estudo, as marcas precisarão de mais empenho para conseguirem se conectar com o público, mantendo a atenção na importância da autenticidade, na relevância cultural e responsabilidade social. Confira, abaixo alguns exemplos trazidos pelo teaser:
Jovens que buscam o ao vivo no pós pandemia
As marcas podem construir jornadas da experiência nos festivais que sejam conexões com a necessidade desse público em retomar e ampliar os contatos físicos e as possibilidades da vida no offline.
Streamings como grandes portas de ativação
Os streamings furaram a bolha como catalisadores de artistas e produções culturais, fazendo com que uma alta audiência se concentrasse nessas plataformas e “estourassem” hits nas redes sociais. Para as marcas, estar lá é ganhar visibilidade amplificada pelos mais diversos públicos.
Diversidade para além do line-up, mas nas escolhas dos circuitos regionais
Escolher os circuitos fora do eixo RJ-SP é uma boa oportunidade de descentralização de espaços já muito concorridos e a possibilidade de alcance de novos públicos, podendo gerar conexão com novos consumidores.
Alto valor dos ingressos pode ser oportunidade de fidelização de clientes
Com o alto valor dos ingressos, as marcas podem usar seus programas de fidelidade para ampliar suas vendas e fornecer benefícios aos clientes. Com o aumento do consumo, podem ser estipuladas parcerias para programa de desconto em shows e festivais.