
De acordo com a pesquisa “Panorama Mapa dos Festivais”, patrocinada pelo Promoview, a marca mais lembrada entre todas as 886 patrocinadoras de festivais em 2024 foi a Coca-Cola, com 39% das menções.
Em segundo lugar vem Heineken, com 25% de lembrança, seguida por Itaú e Brahma empatadas em terceiro, com 15% cada. A familiaridade entre o público demonstra a eficácia de um patrocínio atrelado a objetivos claros e estratégias eficazes de branding e live marketing.
Da mesma forma, a lembrança de marca também reflete a relevância dos eventos para o mercado, além das oportunidades que esses ambientes trazem para as marcas, trazem a sensação de conexão e pertencimento para o público.
Quanto mais, melhor?
Ainda de acordo com a pesquisa, a marca que mais patrocinou festivais em 2024 foi a Coca-Cola, com 39 eventos, fato que pode justificar a sua presença na memória dos consumidores. Em contra partida, os outros nomes do pódio diferem dos resultados anteriores.
Amstel vem em segundo lugar, com 29 patrocínios, Budweiser e Scheweppes em terceiro, com 25 festivais. Dessa forma, o fato das marcas não terem destaque entre as mais lembradas pode sugerir espaços de melhorias ou inovações que fiquem mais na mente do público.
A presença do Itaú na lembrança do público, apesar de não estar entre os maiores patrocinadores, demonstra que setores fora do universo de bebidas também podem se destacar com ações estratégicas.
Metodologia do estudo
O Mapa dos Festivais: Panorama 2024 combinou três técnicas para garantir precisão e representatividade. A pesquisa mista inclui mapeamento de eventos, entrevistas quantitativas e grupos focais, abrangendo todas as regiões do Brasil:
- Mapeamento de festivais: 402 eventos analisados, cobrindo todos os gêneros (rock, eletrônica, sertanejo etc.) e portes (grandes a pequenos)
- Dados coletados de todas as regiões, com destaque para o crescimento de 69 festivais em primeira edição
- Pesquisa quantitativa: 1.170 entrevistados que frequentaram ao menos 1 festival em 2024
- Amostra representativa de 18 a 54 anos, classes sociais (A, B, C), gênero, etnia e região
- Campo realizado entre 29 de dezembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024
- Grupos focais com superfãs de festivais, divididos em duas faixas etárias: 18–30 anos e 30–45 anos