Alto volume em experiências

Pesquisa patrocinada pelo Promoview mostra quais são as marcas que mais apoiam festivais

Coca Cola, Amstel e Heineken aparecem com grande destaque, promovendo ativações imersivas e ampliando experiências

A pesquisa “Panorama Mapa dos Festivais”, patrocinada pelo Promoview e conduzida pela plataforma Mapa dos Festivais junto da Walk The Talk, mostrou que as marcas apostaram mais no apoio financeiro a festivais de música no Brasil.

Inclusive, segundo os dados recém-divulgados, o setor de bebidas foi o que teve maior destaque, com pelo menos seis empresas listadas entre as que mais investiram no patrocínio a festivais de variados tamanhos, com experiências imersivas e ativações variadas.

Quais foram as marcas que mais se destacaram nos festivais, segundo a pesquisa

Imagem da Coca Cola, que foi bastante lembrada por participantes de uma pesquisa sobre patrocínios de festivais
Imagem: Coca Cola/Divulgação

Segundo os dados levantados, 886 marcas patrocinaram eventos de música por todo o território nacional. Destas, a pesquisa destacou as ações em festivais como Rock In Rio, Tomorrowland, Lollapalooza e outros como os mais frequentados — e em todos eles, marcas como Coca Cola, Amstel, Monster Energy e outras foram listadas como as mais ativas:

  • Coca Cola: 39 festivais
  • Amstel: 29
  • Budweiser: 25
  • Schweppes: 25
  • Monster Energy: 16
  • Heineken: 15

A Heineken, apesar de ter o menor volume entre as empresas listadas acima, foi a segunda mais lembrada: a pesquisa patrocinada pelo Promoview apontou que, entre frequentadores dos festivais, a marca de cervejas está na memória de 25% dos respondentes, ficando atrás apenas da Coca Cola (39%) e à frente do Itaú (15%).

Isso provavelmente se deve pelo fato da Heineken não se limitar tanto a “festivais de música”, também sendo bastante conhecida por veicular ativações e experiências imersivas próprias — vide casos como o floating bar (que teve edições no Sudeste e Sul, ao longo de diversos anos) e a Heineken Village, para fãs da Fórmula 1 em Interlagos.

Mapeamento reforça tendência de festivais de música como oportunidades de ativações

HEINEKEN no Rock in Rio 2024. Foto: Divulgação/ATENAS.ag

Festivais de música não são apenas eventos dedicados aos artistas e, há muito, tornaram-se palco para experiências das mais variadas, protagonizadas por seus patrocinadores. E essa tendência deve continuar em 2025.

Apenas no Lollapalooza 2025, marcas como Coca Cola, Budweiser, Mike’s Ice e Smirnoff já confirmaram presença, representando o setor de bebidas com estruturas de tamanhos e ativações variadas.

A premissa reflete algo que a própria Heineken comentou neste ano, durante o UpFront, evento que o Promoview apresentou em fevereiro, em São Paulo. Na ocasião, Rafael Golfe, Gerente de Brand Experience da Heineken, comentou:

Imagem de Rafael Golfe, da Heineken, em painel do UpFront 2025
Imagem: Promoview/UpFront 2025

Nós participamos de muitos festivais, e para alguns deles, as pessoas vêm de outras partes do país, elas viajam longas distâncias para viver uma experiência. O que buscamos é amplificar essa jornada com a nossa marca e criar mais touch points, tornando nossa presença mais significativa”.

Rafael Golfe, Gerente de Brand Experience da Heineken

Metodologia do estudo

Mapa dos Festivais: Panorama 2024 combinou três técnicas para garantir precisão e representatividade. A pesquisa mista inclui mapeamento de eventos, entrevistas quantitativas e grupos focais, abrangendo todas as regiões do Brasil:

  • Mapeamento de festivais402 eventos analisados, cobrindo todos os gêneros (rock, eletrônica, sertanejo etc.) e portes (grandes a pequenos)
  • Dados coletados de todas as regiões, com destaque para o crescimento de 69 festivais em primeira edição
  • Pesquisa quantitativa1.170 entrevistados que frequentaram ao menos 1 festival em 2024
  • Amostra representativa de 18 a 54 anos, classes sociais (A, B, C), gênero, etnia e região
  • Campo realizado entre 29 de dezembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024
  • Grupos focais com superfãs de festivais, divididos em duas faixas etárias: 18–30 anos e 30–45 anos
Rafael Arbulu Redator
Redator
Jornalista com (quase) 20 anos de experiência cobrindo tecnologia, entretenimento e negócios, e especialista em conteúdo SEO.