O Mercado Livre lançou a primeira edição do seu MELI Trends Brasil, um levantamento que detalha os hábitos de compra dos brasileiros e os produtos que mais se destacaram na plataforma em 2024.
A publicação evidencia o impacto dos interesses culturais nas buscas e traz dados regionais sobre os itens mais vendidos em cada estado. Junto dele, a empresa de e-commerce também inaugura a “Meu Unboxing”, uma nova funcionalidade, que permite aos usuários descobrirem seu perfil de consumo de forma interativa.
Meli Trends consegue medir impacto cultural e conectá-lo ao volume de produtos
Um aspecto bastante interessante do Meli Trends é o fato de ele não só responder quais itens foram os mais comprados em um determinado período, mas também estabelecer uma relação de causa e consequência para esse crescimento.
Por exemplo, em uma determinada parte do documento de 15 slides, há menções a um aumento de volume nas popularidades das cantoras Madonna e Ana Castela. Por causa da natureza musical de ambas, que têm vários hits dentro da música pop e country music, isso fez com que o Mercado Livre tivesse um aumento súbito na procura e compras de itens como chapéus de caubói, óculos escuros com adereços espalhafatosos, além, claro, de vestuário que remetesse à uma das duas musicistas.
Essas correlações permeiam quase todo o relatório, que já está disponível no site do Mercado Livre.
Decoração do lar e itens fitness lideraram as buscas do Mercado Livre em 2024
De acordo com o novo anuário, os itens de Casa & Decoração lideraram as pesquisas no Mercado Livre, com o jogo de lençol queen se destacando como o mais vendido e mais procurado do ano, segundo o MELI Trends.
O segmento fitness também registrou alta expressiva, com uma média de 30 buscas por segundo pelo termo no Brasil. A creatina monohidratada foi um dos cinco produtos mais pesquisados em 2024, consolidando a categoria entre as mais relevantes para os consumidores.
Moda, beleza e supermercados também tiveram forte crescimento, impulsionados pela recorrência de compras. O tênis foi o item mais vendido na categoria Moda, com aumento de 40% sobre 2023. Na categoria Beleza, os perfumes dominaram as vendas, registrando crescimento de 61%. Já no setor de Supermercados, os campeões de vendas foram azeite de oliva Terras de Camões, sabão em pó OMO e cerveja Heineken long neck.
Meu Unboxing permite que usuários descubram seu perfil de consumo
Além do levantamento de tendências vindo do MELI Trends, o Mercado Livre lançou o “Meu Unboxing”, uma funcionalidade interativa que permite aos usuários relembrar sua jornada de compras em 2024.
De acordo com a marca, a experiência personalizada mostra a primeira compra realizada, o total de pedidos feitos ao longo do ano, a distância percorrida pelos envios e até mesmo o tempo de entrega mais rápido registrado. Com base nesses dados, os clientes podem descobrir se possuem um perfil de compra voltado a setores como beleza, videogames, decoração e outros.
“O jeito como os brasileiros pesquisam e compram está sempre evoluindo. Por isso, no Mercado Livre, buscamos inovar continuamente para oferecer a melhor experiência aos consumidores”, afirma Roberta Donato, diretora sênior de marketplace da companhia. Segundo estudo da Kantar, 86% dos brasileiros utilizam a plataforma para buscar ofertas e realizar compras, tornando o MELI Trends um reflexo fiel dos interesses e hábitos de consumo no país.