A pesquisa “Panorama do Consumo | Black Friday 2024”, realizada pelo Mercado Livre e Mercado Pago, que este ano atingiu o marco de 27 mil respondentes, entre 1º e 15 de outubro, revelou que 85% dos participantes pretendem comprar na Black Friday deste ano (aumento de 5 p.p. vs. 2023).
Entre as categorias mais buscadas estão Eletrodomésticos, Casa & Decoração e Eletrônicos, com destaque para o segmento de Beleza, que subiu duas posições no ranking de preferência, reforçando a crescente procura pela categoria na plataforma. Além disso, a pesquisa mostrou que 70% dos consumidores planejam suas compras com antecedência, enquanto 30% estão atentos aos achadinhos.
Os hábitos de pagamento para a data também foram destaque no estudo: 54% dos consumidores pretendem usar cartão de crédito para pagar suas compras, com 32% optando por parcelamentos em até 3 vezes (aumento de 4 p.p vs. 2023), indicando uma preferência por pagar as compras em curto prazo.
Mesmo com os participantes optando por parcelamento menor, há uma tendência de aumento no ticket médio para a Black Friday 2024. 25% dos entrevistados planejam gastar mais de R$ 2.000 (+2 p.p. vs 2023), enquanto 27% pretendem gastar entre R$1.000 e R$2.000 (+7 p.p. vs 2023). O que comprova o aumento de confiança dos brasileiros nas promoções durante a data.
Campanha Black Friday
Além da pesquisa, o Mercado Livre está se preparando para realizar uma Black Friday histórica. A empresa oferecerá mais de R$40 milhões em cupons de desconto e aumentará em 50% o seu investimento em marketing durante o período da campanha “Tá na sua mão”, lançada em 21 de outubro.
“Desde o início do ano, todo o nosso time vem trabalhando para entregar a melhor experiência para os consumidores. Principalmente durante a data que mais movimenta o varejo”, afirma Roberta Donato, Diretora Sênior de Marketplace do Mercado Livre. “Em 2023, nós atingimos um crescimento superior ao mercado e planejamos seguir neste ritmo. Ao longo deste ano, já tivemos 4 meses de vendas equivalentes a Black Friday 2023. E acreditamos em um cenário ainda mais promissor e conectado às expectativas do consumidor.”
O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, também irá levar descontos e benefícios exclusivos à sua base de clientes. “Nosso foco este ano está em oferecer vantagens e descontos para usuários do nosso ecossistema. Para isso, estamos oferecendo 75% mais cupons do em 2023. O que representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões”, reforça Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago para América Latina.
As ações do Mercado Pago acontecerão ao longo de todo o mês de novembro com promoções exclusivas para pagamento com cartão de crédito, linhas de crédito e saldo em conta.