A Kids Corp realizou uma pesquisa sobre como a volta ás aulas mobiliza a dinâmica das famílias brasileiras, demostrando a relação direta entre itens de consumo, crianças e adolescentes. O período, que acontece durante o mês de fevereiro, é quando o consumo de produtos e serviços relacionados a público infanto-juvenil se intensifica.
O estudo “Back to School: Analisando a volta às aulas através do material escolar, hábitos de consumo de lanches e influência no lar” foi realizado ao longo de 2024 junto a 5750 crianças e jovens de 3 a 17 anos, e 1320 pais e mães com filhos entre 3 e 17 anos, pertencentes às classes A, B e C+, em amostra com representatividade nacional.
Mapeamento “Back to School”
Atividades artísticas fazem parte de suas rotinas:
Youtube, videogames, plataformas de streaming, redes sociais e até brincar com brinquedos são atividades que se destacam entre os hobbies de crianças e adolescentes. Contudo, quanto mais novos, mais ligadas as crianças estão às atividades que envolvam “papel e caneta”, ou seja, aquelas que instigam a imaginação e criatividade.
Matérias favoritas e preparo com o lanche:
As matérias prediletas do público infanto-juvenil são matemática (20% das menções), seguida de educação física (16%), artes (13%), informática (9%), inglês (8%), história (6%), ciências naturais (5%), geografia (4%), música (3%) e ciências sociais (2%). Menções diversas a outras disciplinas totalizaram 4%.
O planejamento da lancheira é bem maior entre os menores (entre 3 e 12 anos, 78% leva a refeição toda de casa) enquanto 22% dos adolescentes (13 a 18 anos) compram parte ou toda a refeição no caminho.
Autonomia e gasto com o próprio dinheiro:
57% dos respondentes indicam que, quando querem algo, recebem dinheiro de seus pais ou tutores, enquanto 24% (adolescentes) indicam ter mesada, e 19% afirmam desfrutar de ambas as modalidades de subsídio.
De acordo com a pesquisa, a independência se materializa no consumo de artigos que compram por decisão própria, sendo que 13% afirmam gastar seus recursos em material escolar – os maiores entusiastas desses artigos são crianças entre 6 a 12 anos, com 17% de incidência. Por outro lado, 46% dos pais compraram algum artigo de material escolar ou papelaria para o filho, sendo 69% das compras foram feitas off-line.
Os produtos escolares confeccionados com licenciamentos de filmes, séries e desenhos animados se tornam mais atrativos, em especial os de filmes (para crianças de 6 a 12 anos) e os de séries (para os adolescentes entre 13 e 18).
Relação com os gadgets:
Os dados do mapeamento da Kids Corp corroboram a íntima relação que crianças e adolescentes têm com vários gadgets, sendo o smartphone o aparelho de longe mais usado (83%) e possuído (71%), seguido pela SmarTV (usado por 69% e possuído por 34%), fones de ouvidos (32% e 24% respectivamente), computador do escritório (usado por 32& e possuído por 12%) e o console de videogame (22% e 14% respectivamente).