Perto do Super Bowl LIX, principal evento de Futebol Americano, o “YARD BY YARD”, pesquisa do IBOPE Repucom, revela a evolução dos fãs de NFL ao longo da última década e as mudanças em seu perfil. O estudo também destaca a relação dos amantes do esporte com as marcas patrocinadoras.
Danilo Amâncio, coordenador de marketing do IBOPE Repucom, destaca: “as marcas patrocinadoras não são apenas vistas pelos fãs como meras apoiadoras, mas como membros ativos da comunidade de fãs da NFL. Essa proximidade emocional cria oportunidades únicas para engajamento, experimentação de produtos e construção de lealdade, transformando parcerias em verdadeiras relações de valor.“
O que diz a pesquisa
Fidelidade em jogo
De acordo com a pesquisa, fãs de NFL têm uma relação especial com as marcas patrocinadoras. 77% dos apaixonados pelo campeonato afirmam ser fiéis à uma marca que patrocina seu time ou atleta favorito, índice 45% superior em comparação com a média dos brasileiros conectados.
Abertos à experimentação
Os fãs de NFL também são mais inclinados a experimentarem pela primeira vez algum produto ou serviço de uma marca que patrocina um atleta/time que gostam muito. O índice de experimentação de produtos de marcas patrocinadoras entre fãs de NFL chega a 82%, ou 32% acima da média da população conectada.
Transformação do público
Atualmente, os fãs do esporte da bola oval são 35% da população ou 41 milhões de brasileiros, um crescimento de 310% no volume de indivíduos em comparação a 2014, quando a modalidade somava 10 milhões de fãs, ou seja, o esporte conquistou 31 milhões de novos fãs nos últimos dez anos.
Em 2014, apenas 18% dos brasileiros conectados se declaravam Fãs de Futebol Americano, o que representava 10 milhões de indivíduos. A maior parte desse público era composta por homens e por jovens. Já em 2024, o perfil do Fã de Futebol Americano é quase igualitário entre homens e mulheres e possui maior afinidade com o público de 30 a 39 anos. Sobre a renda, a parcela de fãs da modalidade com renda alta é cerca de 20% maior que a média da população conectada.