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Investimentos em patrocínios poderão crescer 14% em 2025, prevê relatório

O estudo "The Voice of the Marketer 2025", da WARC, analisou uma pesquisa realizada com mais 1.000 profissionais de marketing

A pesquisa The Voice of the Marketer 2025, divulgado pela WARC, revela o otimismo em relação ao mercado de marketing em 2025. O relatório global foi realizado com mais de 1.000 profissionais, com dois a cada três (65%) prevendo melhorias, embora as expectativas sobre os orçamentos sejam menos animadoras.

O investimento global em publicidade deve ultrapassar US$ 1 trilhão pela primeira vez neste ano, com previsão de crescimento de +7,6% em 2025, segundo as estimativas mais recentes do estudo. Além disso, pesquisa aponta que os canais digitais continuarão sendo priorizados em relação aos meios tradicionais.

Foto: Pexels

No que diz respeito às ferramentas de medição, a grande maioria (93%) dos profissionais de marketing utiliza ao menos uma técnica para avaliar seus investimentos, sendo que o uso de experimentos dobrou no último ano.

Isabel Cleaver, analista sênior da WARC, comenta: “O relatório The Voice of the Marketer explora a visão dos profissionais sobre orçamentos, canais de mídia, medição e planos de investimento. Esperamos que as percepções apresentadas neste relatório sejam úteis para quem está finalizando seus planejamentos para o próximo ano.”

Principais conclusões do relatório

Dois em cada três (65%) profissionais de marketing esperam melhorias nos negócios em 2025, enquanto um terço (34%) prevê aumento nos orçamentos de marketing.

The Voice of the Marketer 2025

De acordo com a pesquisa, os profissionais de marketing estão, em sua maioria, otimistas em relação ao ambiente de negócios em 2025. Dois em cada três (65%) esperam melhores condições, o maior índice dos últimos três anos. No entanto, conflitos geopolíticos e políticas comerciais podem comprometer esse progresso. Quase três quartos (72%) acreditam que as condições econômicas terão impacto significativo em suas estratégias de marketing no próximo ano.

As expectativas sobre o aumento dos orçamentos de marketing são mais moderadas: apenas um terço (34%) acredita que haverá crescimento (contra 41% no ano anterior). Por outro lado, mais profissionais esperam manter os aumentos registrados no último ano (44%, em comparação com 39% em 2023). Aqueles que preveem cortes nos orçamentos permanecem praticamente estáveis, com 22% (ante 20% no ano anterior).

Gráfico sobre investimento de empresas em marketing da pesquisa "The Voice of the Marketer 2025"
Gráfico: O orçamento global da sua marca/dos seus clientes típicos para o próximo ano está

Entre as agências, o otimismo é ainda menor: pouco mais de um quarto (28%) dos profissionais espera aumentos nos orçamentos, enquanto quase metade (46%) dos representantes de marcas acredita nesse crescimento.

Alguns profissionais continuarão priorizando o crescimento de longo prazo. Um terço (35%) prevê aumento nos investimentos em marketing de marca em 2025, enquanto outro terço (38%) planeja aumentar os aportes em performance.

Impacto de fatores ambientais e sociais nas estratégias de marketing diminui

O impacto de questões ambientais, diversidade, inclusão e justiça social nas estratégias de marketing vem diminuindo nos últimos anos. Apenas 28% dos entrevistados esperam que o meio ambiente influencie significativamente suas estratégias no próximo ano (contra 38% no ano passado), enquanto 20% acreditam no impacto de iniciativas de diversidade e inclusão (ante 30% em 2023).

Vídeo online e redes sociais impulsionam investimentos futuros

Quase metade dos profissionais de marketing (44%) aponta a fragmentação de mídia e audiência como uma das maiores preocupações para 2025, um aumento de 9 pontos percentuais em relação ao ano passado. Apesar disso, os desafios também trazem oportunidades de experimentação para alcançar e engajar consumidores.

Pelo segundo ano consecutivo, a maioria dos profissionais espera aumento nos investimentos em vídeo online e redes sociais. Segundo o mais recente Global Ad Spend Outlook da WARC, a publicidade online já representa mais da metade (58,7%) dos investimentos totais em publicidade, enquanto os meios tradicionais respondem por um quarto (25,3%).

Em média, 34% dos profissionais entrevistados não investem atualmente em TV e cinema, enquanto apenas 5% não investem em vídeo online e redes sociais. Entretanto, pesquisas recentes da Ebiquity, Lumen e Thinkbox mostram que os meios tradicionais superam os canais digitais em atenção e eficácia.

David Sandstrom, diretor de marketing da Klarna, destaca: “A mídia tradicional, em comparação com a mídia de performance, ainda tem uma grande capacidade de criar confiança e contar histórias. Hoje, o que falta às marcas não é a capacidade de otimizar anúncios no Facebook, mas sim de contar uma história.”

Gráfico: Como espera que o investimento em canais de media mude no próximo ano?

Adoção de experimentos dobra em um ano: de 18% em 2023 para 36% em 2024

A maioria dos profissionais (93%) utiliza uma ou mais técnicas de medição, mas as metodologias variam. Mais de dois terços (67%) realizam monitoramento da saúde da marca, enquanto menos da metade (45%) usa econometria ou modelos de mix de marketing (MMM).

O uso de experimentos como método de avaliação cresceu significativamente no último ano, de 18% em 2023 para 36% em 2024. Esses experimentos são amplamente reconhecidos como o padrão-ouro na medição de marketing, oferecendo análises rigorosas do valor incremental gerado pelos investimentos e auxiliando na calibração de modelos de mix de marketing.

Gráfico: Qual tipo de mensuração você/o seu cliente usa para isolar o impacto dos investimentos em marketing?

Quase dois terços (57%) dos profissionais de marketing consideram as métricas de marca como a medida mais impactante da eficácia das campanhas, seguidas pelo ROI (54%). Já métricas como receita e lucro são vistas como menos impactantes.

Gráfico: Qual das seguintes medidas de eficácia de marketing tem o maior impacto na sua estratégia de marketing/do seu cliente?

Disponibilidade do relatório

O relatório completo The Voice of the Marketer 2025 está disponível para membros da WARC. Ele acompanha o lançamento da pesquisa The Marketer’s Toolkit 2025, que analisa cinco tendências que moldarão as estratégias globais de marketing no próximo ano: condições econômicas em melhoria, tensão entre redes sociais e segurança de marca, o aumento de consumidores que vivem sozinhos, a ampliação do branding para toda a experiência do cliente e o impacto da IA no meio ambiente.

Esses relatórios fazem parte do programa The Evolution of Marketing da WARC, desenvolvido para ajudar os profissionais a enfrentar mudanças significativas no setor e impulsionar o marketing de forma mais eficaz.