Perfil de consumo

Estudo da Mars Pet Nutrition diz que 88% das pessoas são mais felizes com pets em casa

Apesar do tom positivo, pesquisa global também mostrou que custo atrelado a um pet é obstáculo para adoção

Imagem mostra uma mulher beijando dois cães de estimação
Imagem: wayhomestudio, via Freepik

Uma pesquisa recente, conduzida pela Mars Pet Nutrition, concluiu algo que, possivelmente, muitas pessoas já sabiam por instinto: 88% dos respondentes afirmaram uma maior felicidade geral quando se tem um ou mais pets em casa.

De uma forma geral, os tutores dos animais de estimação tendem a equilibrar melhor suas prioridades, levando a uma qualidade de vida mais aprimorada.

Isso fica evidente ao analisar-se detalhadamente algumas das respostas oferecidas: 72% dos participantes, por exemplo, admitiram priorizar a saúde dos bichinhos — não só na necessidade veterinária, mas em cuidados básicos, como a alimentação.

Para as empresas do setor, a conclusão é uma só: marcas que desenvolvem e oferecem produtos que permitam equilibrar a dieta dos pets tendem a crescer de forma orgânica, impulsionadas apenas pela paixão de um tutor em relação ao seu “filho de quatro patas”.

Captura mostra dados da pesquisa feita pela Mars Pet Nutrition
Imagem: Mars Pet Nutrition/Reprodução

Pesquisa da Mars Pet Nutrition aponta preferência por sustentabilidade e barreiras de adoção

Um ponto interessante mostrado pelo estudo ressalta que tutores de pets tendem a ter uma preocupação maior com a sustentabilidade: pelos dados, mais de 55% dos participantes afirmaram considerar fatores como o impacto ambiental ao adquirir produtos para seus pets.

Com isso, a pesquisa da Mars Pet Nutrition pode indicar uma tendência de novos hábitos de consumo: a criação saudável de um animal de estimação não é mais uma preocupação individual, e a escolha de produtos considera o peso que certas ofertas possam ter para todo um grupo.

Outro aspecto interessante fala sobre as dificuldades de se ter um ou mais pets: embora tenham admitido gostar e até desejar tê-los, a maioria das pessoas ainda encontra desafios na adoção de um animal de estimação.

Segundo os dados, cerca de 65% das pessoas que ainda não têm pets apontam o custo contínuo como um dos principais impeditivos, estabelecendo um contraponto entre o apelo emocional de uma companhia animal, versus os custos e adaptações de vida necessários para acomodar isso.

Captura mostra dados da pesquisa feita pela Mars Pet Nutrition
Imagem: Mars Pet Nutrition/Reprodução

Tutores são majoritariamente mulheres, e tutores enxergam pets como membros da família

A questão da saúde como prioridade encontra explicação em outra informação da pesquisa da Mars Pet Nutrition: para a maior parte dos respondentes, os pets não são “bichinhos”, mas membros da família.

Por essa razão, práticas mais sustentáveis e um foco maior na preservação de ambiente — individual e coletivo — para assegurar o bem-estar animal rapidamente se tornam prioridade.

Alguns outros dados da pesquisa incluem:

  • Perfil dos tutores: a maioria dos tutores de pets no Brasil são mulheres entre 20 e 40 anos
  • Motivação emocional: os pets são vistos como membros da família, e tratados com a mesma prioridade de um irmão ou outro parente
  • Obstáculos de adoção: imprevistos financeiros e dificuldades logísticas — como viajar com os pets ou ter com quem deixá-los quando isso não é possível, são alguns dos impedimentos relatados pelos participantes que ainda não têm um animal de estimação
  • Sustentabilidade: marcas com produtos ecologicamente amigáveis tendem a ter mais atenção dos consumidores

A pesquisa completa está disponível neste link.