Do Instituto QualiBest

Pesquisa revela quais são as marcas mais associadas aos festivais

Coca-Cola, Heineken, Brahma, Vivo e Itaú se destacam na lembrança dos consumidores

O Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online, apresentou os resultados de sua pesquisa mais recente, que investigou o conhecimento, a intenção de participação e a relação dos brasileiros com shows, eventos e festas tradicionais, bem como suas impressões sobre quais as marcas mais associadas aos festivais entre as patrocinadoras.

Realizada entre 19 de fevereiro e 18 de março de 2024, a pesquisa teve a participação de 3.120 internautas brasileiros com 16 anos ou mais, através de um questionário online.

A pesquisa mostra que 65% dos internautas notam as marcas que patrocinam eventos, com a Coca-Cola (70%) sendo a marca mais lembrada de forma estimulada, seguida por Heineken (61%), Brahma (61%), Vivo (59%) e Itaú (58%).

Um dos principais pontos destacados no estudo é em relação às marcas mais associadas aos festivais. A pesquisa mostra que 65% dos internautas notam as marcas que patrocinam eventos, com a Coca-Cola (70%) se destacando entre as marcas mais associadas ao festivais de forma estimulada, seguida por Heineken (61%), Brahma (61%), Vivo (59%) e Itaú (58%). As ações de marketing que mais se destacam incluem espaços interativos e camarotes nos eventos.

A pesquisa também apresenta um dado relevante sobre patrocínios esportivos, de acordo com o qual 53% dos entrevistados acreditam que os esportes brasileiros são vistos como os eventos mais importantes para uma marca patrocinar. A familiaridade com esse tipo de patrocínio explica esse resultado, mas ainda há muito a ser investido em outras manifestações culturais, especialmente se a marca deseja atingir diferentes públicos.

Os resultados da pesquisa demonstram a forte conexão dos brasileiros com eventos culturais e esportivos, destacando a importância das marcas patrocinadoras se associarem a essas experiências. Investir em patrocínios em festas folclóricas, esporte e festivais de música é uma estratégia para as marcas que desejam se conectar com a cultura brasileira e seus consumidores”, afirma Fábia Silveira, Gerente de Pesquisa do QualiBest.

“Patrocinar uma festa folclórica mostra que a marca valoriza a cultura brasileira e patrocinar festivais de música mostra uma aproximação com o público jovem foram os atributos que os entrevistados mais concordaram no estudo. Isso mostra que o perfil da festa fica diretamente atribuído a marca.”, acrescenta.

Festa de São João em destaque

Quanto à frequência em eventos, os shows de música nacional (35%), as festas juninas (34%) e o Carnaval (27%) são os mais frequentados pelos brasileiros, seguidos por eventos esportivos (24%) e festas religiosas (19%). O Nordeste se destaca especialmente pela alta participação em suas festas regionais.

O streaming e a TV também têm um papel importante no consumo de eventos. Shows de música nacional e eventos esportivos são os mais assistidos, seguidos por shows internacionais e pelo Carnaval.

A amostra da pesquisa reflete a diversidade da população brasileira online, incluindo mulheres e homens a partir de 16 anos, de todas as classes sociais (A, B, C, D/E) e de todas as regiões do país.

Sobre a pesquisa

O levantamento entrevistou 3.120 pessoas, incluindo homens e mulheres com mais de 16 anos. A pesquisa, de alcance nacional, foi conduzida entre 19 de fevereiro e 18 de março de 2024.

Foto: Divulgação/Coca-Cola