Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 serão um dos eventos esportivos mais importantes para as carreiras de centenas de atletas, mas sem dúvida também serão importantes para as marcas.
Kauana Neves, Diretora de Client Services de uma agência de comunicação estratégica, destaca que o evento terá momentos inéditos. Por exemplo, esta será a primeira vez que os atletas poderão agradecer aos seus patrocinadores.
A realidade é que muitos atletas conseguem participar dos Jogos através de patrocínios próprios e privados, mas em edições anteriores não podiam agradecer esses apoios devido à proteção dos patrocinadores do Comitê Olímpico Internacional (COI). Porém, de 26 de julho a 11 de agosto, os atletas poderão publicar mensagens de agradecimento em suas redes sociais, mas sem incluir vídeos, ou promover qualquer produto ou serviço.
O que mostra uma pequena abertura para mudanças significativas no marketing esportivo, que faturou 2,28 dos 7,6 bilhões de dólares de receita total da organização entre 2017 e 2020, de acordo com números divulgados pelo COI.
“Com uma ampla cobertura de patrocinadores ativando campanhas que defendem a igualdade de gênero, o consumo responsável e a sustentabilidade, há um cenário ideal para impulsionar estratégias de marketing inovadoras e socialmente conscientes”, comenta a especialista.
O programa The Olympic Partner (TOP) oferece às marcas a oportunidade única de obter direitos de marketing exclusivos em nível global para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, bem como para as equipes olímpicas de todo o mundo. Este nível de patrocínio tem um alcance sem precedentes e permite que as marcas se associem aos valores únicos dos Jogos Olímpicos.
Em Paris 2024, espera-se um foco particular em inovação e sustentabilidade. Isso representa uma oportunidade para que as marcas demonstrem seu compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social, alinhando suas estratégias de marketing com os valores olímpicos de excelência e respeito.
A inclusão também não demorou a alcançar uma forte viralização em relação aos Jogos Olímpicos. Um caso interessante foi o vídeo com mais de 3 milhões de visualizações no YouTube do dançarino e coreógrafo Sadeck Waff, que criou um marco de inspiração com 128 dançarinos. Em setembro de 2021, Waff desenvolveu uma coreografia em apenas uma semana, com dançarinos profissionais que iam de pessoas em cadeiras de rodas a surdos-mudos e um menino com braço biônico.
Esse vídeo foi exibido durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e demonstrou a sincronia perfeita entre criatividade e compromisso com a inclusão que veremos nos Jogos Paralímpicos de 2024.
Além disso, várias marcas buscarão formas discretas, mas inteligentes, aproveitando estratégias criativas e não convencionais para se associar a este evento. Uma das estratégias é construir relacionamentos sólidos com os atletas, podendo aproveitar sua imagem e popularidade para ter destaque durante os Jogos.
“Nos Jogos Olímpicos, as marcas não apenas patrocinam atletas, mas também se tornam parte do evento, contribuindo com sua própria expressão criativa. É uma combinação entre o espírito competitivo e a inovação comercial, onde cada marca busca não apenas visibilidade, mas também a oportunidade de contar sua própria história, alinhando-se com os valores olímpicos para inspirar o mundo”, comenta Kauana.