A edição de 40 anos do Rock in Rio, previsto para setembro, promete fazer história, gerando oportunidades de negócios para marcas, artistas e influenciadores. Uma prova disso é o recorde de produtos licenciados em mais de 20 categorias.
Considerando a relevância do evento, a Wake Creators realizou um estudo para identificar as principais tendências e expectativas dos criadores de conteúdo.
Segundo o levantamento, os influenciadores desejam participar de campanhas dentro do festival voltadas principalmente para moda e vestuário; alimentos; bebidas alcoólicas; produtos de beleza; viagens e maquiagem.
Dentre as patrocinadoras, as mais desejadas pelos creators são Coca-Cola, C&A e Heineken. A maioria dos influenciadores entrevistados respondeu que realizaria campanhas em troca de ingressos para o festival. As marcas mais lembradas por eles foram: Coca-Cola (27%), Heineken e Itaú (15%), Doritos (8%) e C&A (6%).
De acordo com Alessandro Gil, VP da Wake, durante o festival o engajamento aumenta, visto que o público acompanha toda a jornada do influenciador. “As pessoas estão interessadas em ver a preparação deles, desde a escolha da roupa que será usada à chegada na Cidade do Rock, criando uma experiência imersiva para os seguidores”, explica Gil da Wake Creators.
Para muitos influenciadores, o Rock in Rio é um dos eventos mais importantes do ano pela oportunidade de diversificar o conteúdo e ampliar o engajamento.
Expectativas para o festival
Os shows para os quais os influenciadores mais possuem ingressos são Katy Perry (42%), que se apresentará no dia 20, e Shawn Mendes (31%), que estará presente no dia 22. A maioria dos creators afirma estar satisfeita com os headliners anunciados para esta edição. Entretanto, muitos disseram que não possuem ingresso, mas gostariam de comparecer ao festival.
Além disso, os influenciadores destacam outros fatores que merecem atenção em festivais de música, como a disponibilidade de banheiros e fontes de água; variedade de opções alimentícias; acessibilidade; brindes oferecidos por patrocinadores e marcas; disposição dos palcos e facilidade de encontrar itens de higiene, atendimento médico e até mesmo ingressos.