#Publi

Confiança de consumidores em postagens patrocinadas diminuiu mais de 20%, segundo relatório

Entrevistados preferem avaliações de outros usuários comuns; pesquisa traz as três principais tendências de consumo online da América Latina em 2025

Imagem de pessoa segurando um celular enquanto mexe no instagram
Foto: Pexels

O relatório “2025: O Futuro do Consumo de Mídias Sociais na América Latina” prevê a “des-influência” como uma das três principais tendências de consumo online da América Latina. “Pluralismo das Plataformas” e “Consumo experiencial e Magnetismo” compõem a lista.

“A tendência de ‘des-influência’ surgiu em 2023, no TikTok dos Estados Unidos. É uma reação dos usuários às postagens dos influenciadores, que consideravam excessivamente consumistas”, explica Lívia Gammardella, diretora de marketing e digital da Latam Intersect PR, agência responsável pelo estudo.

“O relatório, baseado em nossa própria pesquisa, identificou uma tendência similar entre os consumidores online da América Latina. A confiança nas postagens patrocinadas pelos influenciadores diminuiu”, completa. 

O que diz o relatório

Ao ser comparada com o relatório de 2022 feito pela agência, a nova pesquisa revelou que o percentual de entrevistados que confiavam nas postagens patrocinadas de influenciadores caiu de 58,1% para 37,7%. Em vez disso, ao tomar uma decisão de compra em 2024, mais de três quartos (77%) dos entrevistados preferem “uma avaliação de um usuário comum que compartilha sua experiência com o produto”, em relação à “avaliação da empresa que vende o produto” (15,4%) ou “avaliação de um influenciador” (7,6%).

“Embora nossa pesquisa tenha nos dado as descobertas iniciais, nosso relatório foi além e investigou as mudanças comportamentais mais amplas que estão ocorrendo online no continente, todas apontando para uma redução do impacto que os grandes influenciadores têm sobre os consumidores”, continua Livia Gammardella.

O relatório da LIPR constatou que o aumento nos investimentos publicitários em influenciadores fez com que aqueles de grande nome perdessem participação para os menores. Além disso, o Instagram, maior plataforma de influenciadores, está perdendo terreno para o TikTok, a casa dos micro-influenciadores.

Fim dos influencers?

A pesquisa de tendencias de consumo para 2025 da LIPR revelou que as preocupações das empresas com fraudes envolvendo influenciadores aumentaram. Da mesma forma, muitas marcas já estão alocando mais orçamento para micro-influenciadores do que para macro-influenciadores.

“Não estamos dizendo que 2025 será o fim dos influenciadores na América Latina. Mas que as marcas talvez precisem repensar como as atitudes e comportamentos dos consumidores estão mudando. Além de terem que se planejar de acordo”, acrescenta Gammardella. “Ao responder a essa tendência, acreditamos que as marcas podem inverter a conversa de ‘des-influência’ para ‘reinfluência’ em 2025.”

O relatório da LIPR entrevistou 1.800 consumidores em seis das principais economias da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.