Em sua segunda temporada, o podcast Na Escuta segue aprofundando o debate sobre experiências para grandes marcas. E, no episódio #25, Ana Cláudia Oliveira, Head de Brand Experience, Social e Conexão do iFood, chega ao estúdio da MAXI, patrocinadora do podcast, para esse bate-papo com Cindy Feijó, CEO do Promoview.
Com uma trajetória que iniciou na Ambev, a executiva compartilha os desafios de estabelecer uma estratégia consistente para iFood, uma marca que ainda está dando os primeiros passos nessa jornada. Ela acompanhou o movimento da empresa, chamada pelos colaboradores de “adolescente”, de começar a investir em patrocínios a eventos.
“A gente começou pequeno, a gente tentou e errou várias vezes… E nós fomos fazendo esses testes com vários perfis de evento e de público para entender onde a gente dava mais certo. Nesse comecinho, nós ficamos bastante ligados a eventos de gastronomia, por exemplo”
Ana Cláudia Oliveira, Head de Marketing no iFood
Para ela, há uma diferença entre trabalhar patrocínios com Brahma — que atua há anos no Festival de Parintins, por exemplo, evento que a impactou na infância — e chegar pela primeira vez em um evento.
Foi o que aconteceu com o Carnaval, o primeiro grande investimento em experiência do iFood. Desde então, a presença da marca só cresce. Em 2025, a marca patrocinou o Carnaval de três cidades e bateu recorde na distribuição de viseiras. “O Carnaval é importante porque o iFood é brasileiro e nós queremos reforçar essa brasilidade”, explica.
De pequenos eventos a grandes festivais
Há sete anos, quando foi criada a primeira equipe voltada à experiência dentro de iFood, a área de Marketing falava muito sobre performance. Estratégias de cupons, por exemplo, eram o grande foco da estratégia da marca. Desde então, de acordo com a Head de Marketing, a empresa evoluiu e passou a entender a importância de fortalecer a marca.
Questionada pela apresentadora sobre como manter uma consistência de patrocínios e quais os critérios para renovar um patrocínio ou não, Ana diz que o segredo é testar, mas que às vezes um teste basta. “Tem coisas que dá para melhorar para o próximo e tem coisas que a gente vê que é melhor tirar da frente e ir para o próximo”, complementa.
Assim, iFood chegou ao The Town e Rock in Rio, entre outros eventos de grande impacto. No The Town 2023, uma das ativações foi um estúdio de tatuagem em que só podiam ser feitas tatuagens de comida. Por outro lado, no Rock in Rio a marca optou por criar uma música personalizada para cada visitante com inteligência artificial.
Para o festival carioca, iFood surpreendeu o público também com um show gratuito no Ibirapuera antes do festival, e shows de “after” na própria Cidade do Rock no projeto iFood Segue o Baile. Ana reforça que, nas estratégias de patrocínio, o objetivo é estender o momento da experiência e impactar até quem não está fisicamente presente.
“Nós não patrocinamos um evento a cada fim de semana, quem sabe um dia a gente chega lá! Mas por enquanto, quando um patrocínio desses acontece, isso é muito marcante para gente”.
Case do Oscar: show de drones em homenagem a Fernanda Torres
Enquanto entregavam o maior Carnaval da marca até então, iFood criou também uma ação super bacana em homenagem às indicações do filme “Ainda Estou Aqui” ao Oscar 2025. “O Brasil estava em clima de Copa do Mundo, as pessoas se sentiram representadas naquele momento. Como uma empresa brasileira, também estávamos super orgulhosos e decidimos fazer essa homenagem”, explica Ana Cláudia Oliveira.
Toda a ação foi planejada em pouco tempo, com algumas dificuldades operacionais — como conseguir as liberações de instituições como a Prefeitura e a Marinha para fazer o show de drones.
Na véspera da apresentação, os testes não saíram como o esperado. Eles foram de madrugada, com o plano de subir não todos os drones, para que eles não formassem o rosto e mantivessem o mistério. No entanto, quando a equipe foi à praia de madrugada, a maré havia subido e coberto o limite das marcações necessárias para o show.
Mas isso não impediu que a ação acontecesse: os drones subiram no Farol da Barra, em Salvador, para uma linda homenagem à atriz Fernanda Torres, que durou 15 minutos.
Ao final da apresentação, a equipe teve mais uma surpresa: “Estava ventando muito em Salvador. Cinco minutos depois que os drones desceram começou a chover muito. Se a gente tivesse esperado um pouquinho não seria possível fazer a projeção”, compartilha Ana.
Tecnologia nas experiências
No episódio, a apresentadora Cindy Feijó pergunta a Ana sobre as tecnologias que estão sendo integradas às ativações, e qual o futuro de tecnologias como IA no cenário do live marketing. Para Ana é essencial pensar em tecnologia e inovação na hora de planejar uma experiência, principalmente para iFood, que é uma marca de tecnologia. Ela explica que uma das prioridades é integrar as experiências físicas com o aplicativo, o que facilita a mensuração de dados e o acompanhamento da performance das campanhas.
“O case do Rock in Rio foi importante para a gente consolidar essa estratégia. Não só utilizamos nossa ativação e nossa ação no aeroporto, mas também usamos o aplicativo criando listas de favoritos dos artistas para que as pessoas pudessem pedir de casa”, conta.
Sobre a entrevistada
Ana Claudia de Oliveira é líder de experiência de marketing e redes sociais no iFood. Ana é formada em Administração de Empresas e iniciou sua carreira na Ambev, companhia de bebidas, pelo programa de estágio. Durante cinco anos, atuou em diferentes áreas: marketing, logística e vendas. Em 2017, ingressou no iFood, com o desafio de construir a área de trade e marketing de experiência. Em 2021, mudou-se para a área de Growth, parc cuidar da “campanha inteligente” , plataforma focada no crescimento dos restaurantes. Após 2023, retornou ao marketing, em comunicação. Atualmente, Ana Claudia lidera as áreas de Brand Experience (BEX), Social e Conexão no iFood.