Quinta-feira é dia de episódio novo do podcast Na Escuta! Esta semana, Cesar Nicolau chega ao estúdio da Maxi, patrocinadora do Na Escuta, para compartilhar as estratégias de marca de Ypê. Mais conhecida pela promoção que sorteia 1 milhão de reais há mais de 10 anos, a marca tem se destacado em outras áreas como experiências olfativas e técnicas de neurociência.
“Começou com a promoção, mas ao longo dos anos nós fomos nos sofisticando como marca e como companhia e trazendo essa ferramenta de brand experience como parte da nossa estratégia de amor de marca”, diz Cesar Nicolau. Em bate papo com Cindy Feijó, apresentadora do podcast e CEO do Promoview, o diretor de Marketing da Ypê conta como o setor evoluiu.
“Antigamente, o brand experience era pontual, era quase que o patrocínio de um evento ou outro. Eu sentia isso desconectado do resto da narrativa da marca. Um desafio que a gente dá para as equipes é encaixar, em cada campanha, o brand experience. Mas não encaixar como um apêndice e sim integrar de forma que seja uma parte importante da narrativa, quando não o centro dela”, explica.
Promoção de Milhões Ypê
Em sua 10ª edição, a promoção de milhões Ypê provou ser uma estratégia eficaz para a marca. Uma pesquisa da Portal da Promo em 2021, mostrou que esta promoção era uma das mais lembradas pelos brasileiros, assim como a Nestlé 100 anos. De acordo com César Nicolau, o segredo para uma boa promoção é trazer prêmios atrativos, que podem transformar a vida das pessoas, e oferecer uma dinâmica fácil de participar.
“A cada ano nós avaliamos tudo que a gente fez e ouvimos o consumidor. Assim, identificamos quais foram os pontos de fricção e o que podemos fazer para melhorar no processo como um todo”, conta o diretor. A partir desta escuta, todos os anos a promoção traz alguma novidade, mas sem perder a essência já conhecida, que traz segurança ao consumidor.
O convidado explica que a promoção é um ganha-ganha-ganha, pois envolve não apenas o consumidor final, como também os clientes varejistas. “O consumidor adquire um produto de qualidade com a possibilidade de ganhar um prêmio. Enquanto o varejista consegue acelerar as vendas daquele portfólio e consequentemente adquirir mais receita para ele. E, para nós, além do aumento do consumo, a promoção gera conexão com os consumidores”, diz.
Ypê na São Paulo Fashion Week
Cesar conta que há anos a marca buscava uma ação mais ousada, mas que a pandemia acabou pausando alguns desses projetos. Em 2023, por fim, aconteceu a primeira grande ação de brand experience de Ypê durante a São Paulo Fashion Week.
A ideia começou com o produto: o amaciante ypê concentrado 90 dias de perfume. Com a tecnologia powercaps, desenvolvida pela marca, o aroma é “liberado” aos poucos, durante o uso da roupa. Após conhecer o produto, o estilista Tom Martins se inspirou para criar uma coleção de roupas na qual as flores da estampa — e o perfume — aparecem enquanto a modelo desfila. Camila Queiroz trajou a coleção, que foi um grande sucesso, na São Paulo Fashion Week 2023.
“A marca não esteve no evento só com um logo na parede. O nosso produto realmente inspirou o material com o que o Tom apresentou o desfile dele daquele ano de forma muito conectada. Então foi algo que nasceu do brand experience e de uma experiência de produto, e depois nós amplificamos para os demais pontos de contato”, explica César Nicolau.
Questionado pela apresentadora se foi muito difícil convencer a marca a apostar numa iniciativa tão ousada, o diretor de Marketing disse que a Ypê é muito aberta a testar novos modelos.
Experiências com neurociência
Na São Paulo Fashion Week 2024, a parceria Ypê e Tom Martins retornou, mas com uma nova roupagem. Dessa vez, a iniciativa se inspirou no amaciante concentrado da linha Alquimia. A partir de pesquisas de neurociência, a marca desenvolveu aromas que despertam sensações na pessoa que o sente.
Para criar a coleção da SPFW 2024, o estilista sentou em uma máquina complexa, com vários sensores, e sentiu as diferentes fragrâncias. O capacete monitorava a ativação cerebral de Tom, e, assim, formava imagens. Foram essas imagens que inspiraram as estampas das roupas que subiram às passarelas. César Nicolau resume: “é o perfume que se sente e que se vê”.
“Qualidade é Ypê”
Além de promoções e pesquisas de neurociência, a marca é expert em mais uma estratégia: jingles! O Diretor de Marketing conta sobre a participação de Assolan no São João, com uma música-tema de piseiro. “Com Assolan a gente traz uma comunicação regional, principalmente com o objetivo de awareness. Por isso, este ano trouxemos o ícone da marca com uma música típica”, explica.
Mas o piseiro não é a primeira experiência musical de Ypê. Cindy Feijó relembra o jingle antigo da marca de “dúvida pra quê?”.
“Quando a gente começou a construção de marca décadas atrás, era um momento de instabilidade econômica onde o consumidor tinha dúvida de qual produto levar. Então entramos com o mote “Dúvida pra quê, qualidade é Ypê”. Conforme a gente foi escutando os consumidores e percebendo a evolução da percepção da marca, nós descobrimos que eles não tinham mais dúvidas. Então essa assinatura evoluiu para Qualidade que se vê, certeza que é Ypê“, conta Cesar Nicolau.
A evolução da empresa passou também pelo portfólio de produtos. Além dos produtos de limpeza, já consolidados, a marca entrou também no segmento da higiene pessoal. Em 2022, expandiu a linha de cuidados pessoais para sabonetes veganos, produtos experienciais ‘Meu Momento’ e sabonetes líquidos.
De acordo com o Diretor de Marketing, em 2023 os esforços se voltaram a consolidar o novo portfólio nos canais varejistas. Este ano, a marca busca mais espaço nas farmácias, para, assim, ampliar a disponibilidade do produto.
“É uma marca que hoje já está em 40% dos lares, então nós temos uma penetração de 40% de Flor de Ipê no Brasil e é a terceira marca em sabonetes. Mas ainda existe um grande mercado a ser explorado em termos de conhecimento da marca e disponibilidade em canais diferentes do varejo alimentar”, conclui.
Sobre o entrevistado
Cesar Nicolau é Diretor de Marketing da Ypê. Tem mais de 20 anos de experiência em Marketing e Inovação nos segmentos de bens de consumo (Ypê e Coca-Cola Company), bens de consumo duráveis (Whirlpool) e agronegócio (Monsanto). Foi eleito pela Forbes um dos 10 Melhores CMOs 2024, e foi 2 vezes Ganhador do Prêmio Marcas & Consumidores – Melhor Profissional de Marketing em 2023 (categoria Geral) e em 2021 (categoria Cidadania).