O maior evento de experiência motor do mundo chega ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em junho. Com duas edições — a de moto, que acontece em junho, e a de carros, que será em agosto — o Festival Interlagos conta com 13 montadoras. Além das marcas já confirmadas, como Toyota, Volvo, Jeep e Fiat, o Festival terá mais de 40 expositores do setor.
Eduardo Bernasconi, sócio e co-founder, e Tiago Lara, CEO da Agência Itzon, co-realizadora do Festival, trazem os detalhes da mega operação em novo episódio do Na Escuta. “Esse é um evento que acontece no templo do automobilismo brasileiro. É muito legal ver as pessoas descerem do carro e falarem ‘nossa, eu fiz o S do Senna’. Não interessa se a pessoa está num carro popular ou num carro esportivo, a experiência de dirigir no Autódromo de Interlagos é única”, diz Eduardo Bernasconi
“O processo de seleção de um veículo hoje não acontece necessariamente com a visitação física à concessionária. No entanto, essas visitas acontecem no ambiente digital. O consumidor chega ao ponto de venda praticamente decidido sobre o que quer comprar. Então as montadoras tem um desafio e o Festival auxilia nesse contato com os consumidores”, complementa Tiago Lara.
Em conversa conduzida por Cindy Feijó, COO do Promoview, a dupla revelou novidades em primeira mão. Uma dessas novidades é que, no próximo ano, o Festival Interlagos se tornará internacional. O evento chega ao Autódromo do Estoril, em Portugal, local da primeira vitória do Ayrton Senna, com toda a organização das edições brasileiras. Para o futuro, os sócios também planejam montar o Festival no formato itinerante.
A experiência é a melhor estratégica
Para os entrevistados, o processo de anúncio e de compra dos veículos mudou muito a partir da disrupção digital. “Como você explica o funcionamento de um sistema híbrido de veículo em uma página dupla de revista?”, questiona Tiago Lara. Novas tecnologias como vídeos 360º, reviews na internet e testes com realidade aumentada trouxeram mais informações aos consumidores.
“Se antes as pessoas dependiam dos funcionários da concessionária, hoje o consumidor chega na loja de igual para igual com o vendedor”, diz o CEO da Agência Itzon. “Às vezes sabe até mais que o vendedor”, brinca Eduardo Bernasconi.
Mesmo com os avanços, o ambiente digital ainda tem limitações enquanto estratégia de divulgação dos produtos e serviços automobilísticos. “Em um filme de 30 segundos, por exemplo, não dá nem para começar a explicar o funcionamento de um multimídia como um HUB de controle tecnológico”, diz Tiago Lara.
Dessa forma, a experiência de entrar e testar o carro ainda é uma fase importante da decisão de compra do veículo. Para contornar essa situação, as marcas oferecem eventos proprietários de experimentação. Mas o Festival Interlagos é diferente, pois dá ao consumidor o poder de comparação.
“Se você está com dúvida entre três SUVs ou três picapes, você experimenta todos em um só lugar. Consegue finalizar a compra e sair de lá de carro novo com condições especiais. Além disso, você pode dirigir off-road, asfalto, pistas de experiências”, explica o sócio e co-fundador do Festival.
Business, educação e entretenimento
Como uma grande reunião de agentes do mercado — marcas, montadores e clientes — o Festival Interlagos também se propõe a ser um espaço de debate. “Nós estamos conversando com algumas universidades para trazer os estudantes ao evento. Vamos falar sobre cidades inteligentes e sobre mobilidade”, conta Tiago Lara.
“Nós temos, na edição de motos e de carros, veículos elétricos como carrinhos de golfe, patinete e bicicletas. Tem áreas específicas do Festival para testar esse tipo de mobilidade para as pessoas poderem conhecer”, complementa Eduardo Bernasconi.
Nas noites de festival, quando as pistas não podem mais ser utilizadas, a festa continua com ativações noturnas e atrações musicais. Os entrevistados anteciparam a atração do sábado da edição de carros: a churrascada do Fernando & Sorocaba.
Das 14h às 18h, os visitantes podem se deliciar com vários tipos de carne. E a partir das 18h começa o show, que não é um show convencional. Eles são embaixadores da Ford, então eles entram no palco de Ranger, de picape ou de F 150. “Serão vários shows, teremos brinquedos de parque de diversão também, a ideia é passar o dia lá com a família inteira”, complementa o co-fundador.
Logística do Festival Interlagos
Este ano, para a 6ª edição de moto, a expectativa de público é de 120 mil pessoas e acontece entre os dias 05 a 09 de junho. A edição de carros é um projeto mais recente e, em sua 3ª edição, deve atrair um público superior a 100 mil pessoas nos dias 08 e 11 de agosto.
Garantir o funcionamento de um evento desta proporção não é fácil. Na pista principal, por exemplo, há uma limitação de quantos carros podem circular ao mesmo tempo de forma segura. Por isso, há um ingresso específico para essa modalidade, com o qual as pessoas conseguem, pelo site, agendar previamente os veículos e horários dos testes.
Outros tipos de agendamento, como dos espaços proprietários, ficam a cargo de cada marca. Nas outras pistas, da mesma forma que as ativações, o funcionamento é por filas. Os entrevistados antecipam que carros icônicos e modelos novos são mais concorridos.
Outra novidade deste ano na parte logística é a sustentabilidade. Os organizadores estão oferecendo às marcas participantes estruturas metálicas padrões para os estandes, que podem ser personalizados livremente, de forma a evitar desperdícios. Essas estruturas serão desmontadas ao final do evento e guardadas para as edições do ano que vem. Isso evita que cada expositor leve uma estrutura imensa para poucos dias de evento e, consequentemente, o descarte desses materiais.
Sobre os entrevistados
Com quase 30 anos de experiência, Eduardo Bernasconi é uma personalidade conhecida no meio do automobilismo, passando por grandes empresas até fundar a sua própria, a FULLPOWER, uma das revistas mais relevantes do segmento. Atualmente, é Sócio e Co-founder do Festival Interlagos, maior evento de experiência motor do mundo.
Tiago Lara é CEO da Agência Itzon, co-realizadora do Festival. Graduado em Comunicação Social, possui MBA em Marketing pela ESPM, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Mestrado em Tecnologia da Informação pela FGV e Doutorando em TI pelo Mackenzie. Com mais de 20 anos de experiência na área, passou por grandes agências como Africa, Neogama, Havas e AlmapBBDO. Em 2012, passou a atuar como Gestor de Marketing em empresas como Volkswagen, Audi e Kia. É professor na Universidade Mackenzie e no IBMEC.