Na Escuta

"Parede seca não tem logo. O cliente esquece o nome do produto, mas lembra da experiência de compra", diz gerente de Branding e Trade Marketing da Suvinil

Em novo episódio do podcast, Romeu Neto, juntamente com Raphael Moura, Gerente de Trade Marketing da Suvinil, e Eduardo Andrade, co-CEO da AKM, falam sobre as estratégias de PDV da marca

O podcast Na Escuta, desde o início da segunda temporada em março, falou sobre o mercado de experiências imersivas, ativações em festivais, organização de eventos, ações itinerantes e muito mais. Esta semana, o olhar se direciona para outro ponto importante de conexão com o consumidor: o ponto de venda (PDV) físico. A equipe de Trade Marketing da Suvinil chega ao estúdio da MAXI para falar sobre estratégia de PDV e jornada de compra.

A Suvinil, marca brasileira do grupo BASF, se reposicionou em 2018 e continua se reinventando, com os pilares de sustentabilidade e facilidade. “A jornada de tinta é um pouco complexa. Pintar a casa é uma delícia quando você acaba, mas o processo é complexo, desde a escolha da cor”, diz Romeu Escolastico Neto, Gerente Branding & Trade Marketing da Suvinil.

“O PDV tem o papel de continuar o papo da jornada que começa no app e nas redes sociais para o ao vivo. Então nós tentamos trazer um PDV mais sensorial, com acabamentos, cores, embalagens atraentes. Essa jornada é importante porque a gente sabe que esse é o momento de escolha, é o nosso principal desafio”, complementa Raphael Moura Gerente de Trade Marketing da Suvinil.

Para gerenciar tantos canais que envolvem públicos diferentes — arquitetos, pintores, vendedores e consumidor final, por exemplo — a marca conta com a expertise da AKM. “A estrutura que a gente opera para a Suvinil trata da estratégia como um todo dos movimentos e planejamentos de canais”, explica Eduardo Andrade, co-CEO da agência que é parceira da marca há seis anos.

Romeu Neto, Raphael Montes, Eduardo Andrade e Cindy Feijó falam sobre experiência de compra de Suvinil no podcast Na Escuta

Sustentabilidade

O pilar da Sustentabilidade é muito forte no grupo BASF e permeia toda a estratégia de Trade Marketing da Suvinil. Em 2022, por exemplo, a marca lançou a primeira embalagem de tinta feita com papel. O material — semelhante a embalagens de papelão de vinho — além de ser mais sustentável, é fácil de transportar.

Outro ponto importante na experiência de compra de tintas é a circularidade. A marca tem um cuidado de garantir o descarte correto das latas e se prontifica para resolver aqueles “restinhos” de tinta que sobram da obra. Suvinil busca se tornar a marca de tintas mais sustentável do Brasil.

Eduardo Andrade, co-CEO da agência AKM, participa do podcast Na Escuta com Suvinil

Eduardo Andrade fala que é um prazer trabalhar com uma marca que pensa no ESG como um todo. “A gente fala sobre o Brasil real. Nós sabemos que cada PDV tem um comportamento diferente, mas também valorizamos a regionalidade. Para cada cultura e local há uma ação diferente”, explica.

A Suvinil possui uma estratégia nacional com atuação regional. “O desafio é construir uma marca nacional com propriedade, padrão e consistência, mas trazer um olhar regional para a ação”, complementa Romeu Neto.

Sobre o pilar da facilidade, os gerentes ressaltam que a Suvinil é uma indústria química, mas a comunicação busca simplificar essas informações. O aplicativo, lançado em 2016, é uma dessas facilidades. Além de trazer conteúdo sobre o produto, é possível projetar as cores nos ambientes utilizando a câmera do celular, fortalecendo a experiência ao consumidor.

As embalagens também passaram por uma renovação para trazer essa facilidade às pessoas. “É na embalagem que nós damos argumentos para o nosso balconista e poder de compra para o consumidor final”, afirma Raphael Moura.

Áreas de experimentação

Um dos desafios do produto tinta é que ele trabalha muito com o imaginário. “Parede seca não tem marca. Muitas vezes o cliente não lembra o nome do produto nem o nome da cor, mas ele lembra da experiência que ele teve com a marca”, conta Romeu Neto.

Romeu Neto, Gerente de Branding & Trade Marketing da Suvinil, participa do Na Escuta

Apesar de não ser algo que as pessoas possam abrir e testar na loja, a venda em lojas físicas ainda é muito forte. Por isso, Eduardo Andrade destaca o esforço da marca, junto à agência, de criar lojas fora loja, como áreas de experimentação.

Os home centers são espaços essenciais nessa jornada, onde o Trade Marketing atua para informar e convencer os clientes. Outro espaço importante são as feiras, nas quais a Suvinil, enquanto marca líder do setor, atua em peso. No Haus Decor, por exemplo, a marca levou um estande sustentável que ganhou o prêmio Red Dot Design Award 2023.

Estande da Suvinil na House Decor 2023

Promoção “Tá fácil, tá em casa”

A experiência de compra da Suvinil conversa com vários stakeholders diferentes. Pensando nisso, a equipe de Marketing lançou a promoção “Com Suvinil tá fácil, tá em casa”. A ação, realizada no ano passado, conseguiu engajar esses públicos, além de aumentar o sell-out da empresa.

Raphael Moura, Gerente de Trade Marketing da Suvinil, participa do podcast Na Escuta

“É legal porque essa promoção não só trouxe resultados financeiros, mas realmente engajou essa rede e levou a mensagem da marca, dessa facilidade, a todos os públicos”, comenta Raphael Moura.

A promoção aproveitou o momento de pico da venda de tintas, entre outubro e janeiro. Os gerentes explicam que há um aumento na procura pelo produto nessa época por causa das festas de fim de anos, férias, condições climáticas e 13º salário.

Suvinil Revela e cor do ano

Anualmente, a Suvinil observa o comportamento da sociedade e elege a cor do ano para tintas. “O nosso estudo anual traz esse olhar do que está acontecendo no mundo, do comportamento do consumidor com esse nosso olhar. Começamos pelo global e chegamos até o Brasil, recortando esses desejos das pessoas e traduzindo eles em cor”, explica Romeu Neto.

O evento Sunivil Revela é o grande momento de divulgação da cor, um encontro de arquitetos, designers, imprensa, formadores de opinião e clientes da Suvinil.

Personalização da jornada

Sobre o futuro do mercado, Romeu Neto diz que existe um equilíbrio entre uma experiência cada vez mais personalizada, porém coletiva, não individual. O Gerente de Branding e Trade Marketing acredita que cada vez mais as pessoas buscam entender em quais comunidades elas trafegam e se sentirem parte de um coletivo.

Da mesma forma, Eduardo Andrade fala que as cores refletem emoções e que, ao mesmo tempo em que a experiência é única para o consumidor, ela atende a várias pessoas diferentes. “O consumidor deve sentir o cuidado da Suvinil com ele, deve se sentir único, ao mesmo tempo que a mesma jornada e a mesma cor atendem a outras pessoas”, explica.

“Cada vez mais nós estamos aflorando a nossa personalidade. Seja pela cor, pela decoração da nossa casa, pela forma como a gente pinta. E é muito legal porque depois da execução as pessoas defendem as escolhas que fizeram e acabam amplificando isso também”, finaliza Raphael Moura.

Sobre os entrevistados

Edu Andrade, co-CEO na AKM, participa do Na Escuta

Eduardo Andrade é co-CEO da AKM. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, liderou equipes nas áreas de Gestão e Desenvolvimento de Negócios e Atendimento de diversas agências, incluindo projetos de comunicação, ações de ativação de mercado e aceleração de resultados nas áreas. Nesse tempo, esteve à frente de grandes times multidisciplinares, incluindo gestão da cadeia operacional interna de trabalho e estruturação da área de vendas, estratégia e growth. Além disso, trabalhou com estratégias e projetos de consideração de marca, lead e vendas para as principais marcas do Brasil como Google, Samsung, MasterCard, Cielo, Alelo, Mondelez, Camil, Suvinil, Pepsico, AmBev.

Raphael Moura, Gerente Trade Marketing da Suvinil, participa do Na Escuta

Raphael Moura é Gerente de Trade Marketing da Suvinil e acredita no poder do relacionamento como instrumento para compartilhar e aprender. Sua curiosidade em entender o consumidor e as necessidades de clientes e parceiros foi aguçada durante seus estudos e consolidada ao trabalhar com Vendas e Trade Marketing. Além disso, seu lado criativo foi percebido trabalhando em uma agência de promoções e eventos e estudando Marketing de Varejo. Na Suvinil, ele pode aplicar tudo isso junto. Ao mesmo tempo em que aprende, é responsável em desenvolver o Multicanal do Nordeste do país.

Romeu Escolastico Neto, Gerente Branding & Trade Marketing da Suvinil, participa do Na Escuta

Romeu Escolastico Neto é Gerente Sênior de Comunicação, Conteúdo e Trade Marketing. Possui graduação em Publicidade com experiências em Gestão de Marca, Comunicação, Trade Marketing e Gestão de Produtos, com atuação em planejamento, gerenciamento de ações e campanhas multidisciplinares, e participação ativa em reestruturação de áreas, revisão de processos e construção de cultura corporativa.