Quinta-feira é dia de Na Escuta e esta semana o podcast patrocinado pela MAXI traz uma marca com forte estratégia de patrocínio. A Porto mudou não apenas o nome, como apostou em estratégias de reconhecimento de marca que passam pelas experiências e pela proximidade com o consumidor final. E quem conta essa história é Oliver Zselinszky, Superintendente de Marketing na Porto.
Em conversa com Cindy Feijó, CEO do Promoview e apresentadora do Na Escuta, Oliver compartilha como foi a mudança de comportamento da marca. “A gente entrou em alguns patrocínios que antes não eram nem pensados em fazer na Porto, como Fórmula 1, como The Town… Até voltar para o Cirque de Soleil não estava na estratégia anterior de marca. Mas nessa nova plataforma fazia muito sentido. Então a gente definiu alguns territórios em que queríamos estar presentes e sermos reconhecidos”, explica.
O publicitário, que é também ex-jogador de futebol e viveu na Itália, na Bélgica e na Alemanha, passou por instituições financeiras antes de chegar à Porto. Atualmente, o grupo Porto possui mais de 27 empresas, entre elas Porto Seguro, Porto Bank e Porto Saúde.
Dessa forma, com a mudança de nomenclatura e estratégia, a marca busca fortalecer a mensagem de que “Todo Cuidado é Porto”. Com serviços que atendem da infância à vida adulta, a Porto busca também se aproximar das Gerações Z e Alpha.
“A gente percebe que a penetração de marca e a identificação da marca cresceu no público jovem, mas o desafio agora é fazer com que eles se tornem clientes de fato. Com produtos, com campanha de marketing, com estratégia de canal e com ativações e patrocínios que conversem com esse público”, explica Oliver.
Montanha-russa do The Town
Uma iniciativa para se aproximar deste público foi o patrocínio ao The Town como “seguradora oficial”. A empresa criou o “Espaço Porto Seguro”, um lounge interativo com karaokê e uma montanha-russa personalizada, demonstrando a preocupação com a segurança e a qualidade da experiência. Além disso, a Porto Seguro Saúde ofereceu serviços gratuitos no evento, consolidando a imagem da Porto como uma parceira confiável e inovadora em grandes eventos.
“A gente tem um time interno nosso de engenheiros que acompanhou o projeto passo a passo da montanha-russa. Nosso time era o primeiro a chegar todos os dias de festival para dar a primeira volta e testar o brinquedo”, explica Oliver.
No projeto da montanha-russa, além de assegurar que o brinquedo era seguro, a Porto verificou se o brinquedo passava a sensação de segurança para o público. Além disso, buscou gerar uma experiência boa desde as filas até a saída. “Por mais que a gente não tenha controle total sobre o evento, os pontos onde a gente puder agregar e entregar nosso valor de marca, a gente busca isso ao máximo”.
Cultura como ferramenta de conexão
O grande destaque da Porto em 2024 é o patrocínio ao Cirque du Soleil Brasil, que passou pelo Rio de Janeiro entre 13 e 23 de junho, e está em São Paulo desde 5 de julho até 6 de outubro. De acordo com o Superintendente de Marketing, o espetáculo tem o feat perfeito com a marca, pois trata de família, de entretenimento e de alta qualidade de performance. A cereja do bolo é a predominância da cor azul no show, que acontece no gelo.
Com o fim de aproveitar o patrocínio ao máximo, a Porto ofereceu ingressos a clientes e parceiros, criou promoções, além de oferecer uma ativação nos espetáculos. A enorme réplica do principal elemento cênico do espetáculo — que, de acordo com Oliver, foi apelidado de “mamute” — faz com que o público se sinta dentro do palco. “A F/Malta, que foi a agência parceira, foi super feliz na experiência”, complementa o publicitário.
Mas o Cirque du Soleil não é um patrocínio isolado, afinal, a cultura e o entretenimento recebem apoio da marca há anos. A Sala São Paulo, por exemplo, conta com o patrocínio da Porto há mais de 10 anos.
Patrocínio ao automobilismo
Ainda relacionado ao entretenimento e entrando no ambiente esportivo, a Porto é hoje fortemente conectada com o automobilismo. Oliver Zselinszky conta que o aumento do público brasileiro da Fórmula 1, principalmente entre mulheres e jovens, foi um estímulo para a marca adentrar esse mercado.
Além disso, o território de carros é essencial para a marca na frente de seguros.“Dentro de Fórmula 1, a gente acabou entrando em outros segmentos como os próprios pilotos que nós patrocinamos em outras categorias”, explica.
O squad de pilotos da Porto conta com Felipe Drugovich (Fórmula 1), Aurelia Nobels, Fefo Barrichello, Dudu Barrichello, Rubens Barrichello, Gabriel Bortoleto, Bia Figueiredo, entre outros.
O papel do corretor no Marketing da Porto
Oliver também enfatizou a importância dos corretores no ecossistema Porto. Com 40 mil corretoras conectadas à empresa e mais de 100 mil corretores atuando pelo Brasil, esses profissionais são essenciais para a reputação da marca.
“Criamos a campanha de incentivo ‘Fecha com a Porto’, onde os corretores com melhor desempenho ganham experiências exclusivas dentro dos nossos ativos de patrocínio”, explicou. Essa iniciativa, além de valorizar os corretores, também os transforma em embaixadores da marca, fortalecendo ainda mais a conexão com os clientes.
Outras iniciativas são a Festa da Lembrança, que celebra os profissionais que estão na porto há muitos anos, como “bodas”, e a Festa Anual, que no último ano teve mais de 10 mil convidados e shows de Iza e Capital Inicial.
Na estratégia de incentivo, a marca criou também a ação Porto Tá por Perto, que sai do eixo Rio-São Paulo. A última ação foi em Belo Horizonte, em Minas Gerais, e recebeu 700 corretores na BeFly Hall (antiga Arena Hall) para assistir a shows.
Porto Wheel e mensuração de dados
O conceito de Porto Wheel é uma ferramenta estratégica que ajuda a mensurar o impacto e a eficácia de suas ações de marketing e patrocínios. Essa “roda-gigante” do ecossistema Porto avalia diversos aspectos, como o retorno financeiro e o aumento do awareness da marca.
Em uma ação de patrocínio, por exemplo, avalia-se o quanto foi gerado de mídia espontânea e crescimento dos canais. Por outro lado, mede-se também a conexão com os programas de pontos e resgate de benefícios pelos clientes, pensando em loyalty.
Por fim, Oliver Zselinszky afirma que, nos próximos anos, o foco da empresa seguirá sendo “Todo Cuidado é Porto”, de forma que cuidar das pessoas é o norte de toda a estratégia. A colaboração com outras marcas — como a recente coberta Porto e POM para o Cirque du Soleil e o Kit Lanche da Porto com Bauducco na Copa do Mundo — está no panorama de futuro da marca.
Sobre o entrevistado
Oliver Zselinszky está na Porto há mais de 3 anos, tendo ocupado a posição de gerente de Marketing Institucional e, atualmente, a Superintendência de Marketing da companhia. Com vasta experiências nas áreas de marketing e comunicação, já teve passagens pela Nubank e XP. É formado em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e possui MBA em gestão pela Harvard Business School.