O último episódio do podcast Na Escuta, lançado nesta quinta-feira (25) às 19h, fala sobre uma marca que nasceu da experiência: a Chilli Beans. Maior empresa de óculos e acessórios da América Latina, a marca brasileira está presente em festivais, academias e eventos. Além disso, promove a convenção em alto mar Chilli Mob Cruise, que se superou este ano com mais de 30 marcas parceiras.
Jéssica Andrejozuk, sócia-diretora da agência Smash, e Thiago Portugal, gerente de Comunicação e Eventos da Chilli Beans, mal desceram do navio e já ancoraram no estúdio da MAXI, patrocinadora do Na Escuta, para contar tudo ao Promoview. Em conversa guiada pela Cindy Feijó, COO do Promoview, a dupla traz detalhes da operação do Chilli Mob Cruise e compartilha insights de brand experience.
“O DNA da Chilli Beans é ser inquieto, e o DNA da Smash é ser disruptivo. Nós tínhamos uma verba um pouco maior do que normalmente teríamos para uma convenção e queríamos fazer algo mais ‘apimentado’. Então tivemos a ideia de trazer a convenção de moda para o navio”, conta Jéssica sobre o início do Chilli Mob Cruise.
A Chilli Beans incorpora música, moda, arte, cultura pop e esporte em sua identidade de marca. Esses pilares se manifestam nas ativações da marca, como as capelas do The Town e do Rock in Rio, a Superdose de Natal e a presença em todas as SmartFits do país. “A gente não vende óculos de sol ou óculos de grau, a gente vende histórias. Eu inclusive casei no Rock in Rio (risos)”, conta Thiago Portugal.
Chilli Mob Cruise
A convenção em alto mar, parceria entre a Chilli Beans e a Mob, aconteceu entre os dias 12 e 15 de abril. Este ano, mais de 4 mil pessoas embarcaram no Porto de Santos para a experiência, que passou por Balneário Camboriú e Porto Belo, em Santa Catarina. “É uma grande festa da firma, mas o legal é que, além dos colaboradores e dos franqueados, nós convidamos os chilli lovers“, diz o gerente de Comunicação e Eventos da marca.
Aberto ao público, o navio oferece shows, atividades como dança e yoga, workshops de arte e música e desfiles temáticos. “Há tanta atração no navio que mesmo em quatro dias não dá pra fazer tudo. Por isso, não o público não desce nas paradas. Não é uma viagem de turismo, é uma experiência Chilli Beans”, explica a sócia da Smash.
No entanto, mesmo sem descidas, operar uma convenção deste naipe não é fácil. Foram mais de 31 caminhões para carregar a carga — cerca de 21 mil toneladas para subir no navio. Além disso, há processos de retirada de lixo, entrada de alimentos, operação de guindaste, operação do porto, entre outras. A Costa Cruzeiro é uma parceira neste projeto para fazer com que essa operação seja perfeita.
“Enquanto as pessoas estão embarcando nós estamos montando palco. E, da mesma forma, antes de chegarmos ao Porto já estamos desmontando tudo, pois assim que o navio ancorar tem outros passeios programados”, conta Thiago. “A madrugada do último dia é de extrema importância. Ao invés de ser ‘ufa, acabou’, é um dos momentos mais corridos”, complementa Jéssica.
Entre os desafios do último dia está retirar o adesivo do Costa Favolosa — que é todo adesivado para o cruzeiro.
Cacique Cobra Coral entra em cena
Quem trabalha com eventos está sempre preparado para intempéries. No caso da Chilli Beans, o plano para emergências, apelidado de “Projeto Tufão”, estipulava os possíveis problemas e como seriam resolvidos.
No ano passado, a marca recorreu ao Cacique Cobra Coral um dia antes do embarque — um ciclone estava previsto para o dia, porém desviou de rota. “Foi bizarro. Onde a gente estava não chovia nada, mas dava para ver chuva dos dois lados do navio”, conta Jéssica.
“A gente confia (risos). Este ano, nós contratamos também, mas tivemos que fechar o palco em alguns momentos. Nós conhecemos bem a logística, então nem precisamos correr, é só adaptar a agenda”, explica Thiago.
Marketing de influência da Chilli Beans
A Chilli Beans trabalha desde influenciadores locais até macro influenciadores. Para o Chilli Mob Cruise, nenhum é contratado, eles são convidados para estar lá. Além disso, as marcas parceiras levam seus embaixadores. No ano passado foram exibidas 3 horas de conteúdo nas redes sociais, porém este ano foram 26 horas, superando as expectativas.
Os convidados contam que, entre as adaptações que o cruzeiro teve ao longo dos anos, uma das mais positivas foi o acesso à internet. “O 5g quando você está em alto mar, ele some. Então tem alguns pacotes de internet que a gente pode adquirir”, conta a sócia da Smash. Mas, de acordo com Jéssica, a conectividade não é o único motivo para o aumento da produção de conteúdo no navio.
“É sobre convidar as pessoas certas, que vão se engajar com a ação. A evolução do marketing de influência é uma realidade no mercado e nós estamos atualizando a nossa agenda também. Como marca, trazemos formatos, cenários e internet para que eles consigam produzir isso com qualidade”.
Conselhos para o mercado
Provocados sobre como as marcas podem investir em brand experience, Thiago Portugal recomendou ousadia. “Buscar fazer algo que as pessoas não estão esperando é essencial, e, para isso, é ótimo poder contar com uma boa agência” , diz o gerente da Chilli Beans. “O meu maior conselho para os clientes é ‘venha com tempo’. Tempo te dá a chance de lapidar a sua ideia. Às vezes você tem uma ideia incrível mas que precisa de tempo para ser viável. Quando o tempo é curto, a gente acaba indo para o óbvio”, complementa a sócia da Smash.
Ela também reforça que errar faz parte da jornada. “O Chilli Mob Cruise mudou muito desde a primeira edição. É um aprendizado constante e estamos crescendo de forma inovadora e criativa”, conclui.
Após ancorar em Santos, a Chilli Beans já fez ativações no Campeonato Brasileiro, em parceria com o Juventude, e esteve no aniversário da cantora Ludmilla. Na sequência, participam do Rock in Rio, com a capela casamenteira, do Coala Festival e, ao fim do ano, trazem a Super Dose.
Sobre os entrevistados
Thiago Portugal é curitibano e vive em São Paulo há mais de 14 anos, publicitário e apaixonado por festivais, viagens, moda e cinema. Profissional com mais de 16 anos de experiência em eventos, marketing e branding, iniciou sua carreira na Chilli Beans em 2016 onde esteve à frente de diversos projetos como o Rock In Rio, Lollapalooza, Meca, entre outros. Além disso, atuou em inúmeros projetos próprios da marca, sendo o mais conhecido o Chilli Mob Cruise, o Navio da Chilli Beans. Hoje em dia ocupa a cadeira de gerente de comunicação e eventos, estando à frente de diversos projetos da empresa.
Jéssica Andrejozuk é formada pela USP em Lazer e Turismo e MBA em Gestão estratégica de Negócios pela Conquer. Apaixonada pelo mundo de experiência de marca e eventos, trabalha na área há 15 anos. Há 4 anos foi convidada a integrar o grupo de Sócios da Agência Smash, na qual está à frente da área de Relacionamento e Novos Negócios, em projetos nacionais e internacionais. Coordenando o gerenciamento do atendimento da agência, que tem em seu portfólio de clientes grandes marcas como Chilli Beans, iFood, Melissa, CNA, EssilorLuxottica, Grupo Salus, ABF, AON e Constance.