Na Escuta

“É uma marca que pega o consumidor em um momento chato. Então como eu saio desse universo?”, diz Líder de Marketing e Comunicação da Vanish

Em novo episódio do podcast, Nina Sálvia, Líder de Marketing e Comunicação da Vanish (Reckitt), e Carlos Gurgel, CCO e Sócio da agência parceira Rock Comunicação, conversam sobre as estratégias de Brand Experience da marca  

Como criar experiências memoráveis trabalhando com produtos específicos como um removedor de manchas? No bate papo com Cindy Feijó, apresentadora do Na Escuta e CEO do Promoview, Nina Sálvia, Líder de Marketing e Comunicação da Vanish (Reckitt) e Carlos Gurgel, CCO e Sócio da agência parceira Rock Comunicação, chegam ao estúdio da MAXI para responder essa e outras perguntas no novo episódio do podcast. 

Vanish chegou no Brasil criando a categoria dos Removedores de Manchas. Antes a demanda era suprida de diversas maneiras, como com o uso de misturinhas caseiras que nem sempre funcionavam. Por conta do pioneirismo, o papel educacional sempre foi um ponto forte, mas agora o foco também está em tornar as interações com a marca algo mais memorável e impactante por meio do Live Marketing.

As transformações do mercado, como a vida pós-pandemia, fizeram as empresas começarem a enxergar a abordagem de mídia de maneira diferente, trazendo resultados e benefícios, conforme explicado por Nina Sálvia: No Live Marketing as empresas também estão aprendendo o que é relevante pras pessoas, o que elas querem e onde eu consigo colocar o meu produto ali. Ensinar, trazer essa memória afetiva, além de como me diferencio de todo mundo que tá fazendo isso”.

Além do retorno financeiro, a estratégia também é uma oportunidade de se fazer relevante para o público, diz Carlos “Ninguém quer sair de casa para ver algo que não faça sentido. Tem que ter um propósito. O live tem essa função de conseguir trazer valor para essa experiência e tirar as pessoas de casa.”

Primeiro passo da Vanish no Live Marketing 

Por ser um produto diferenciado no mercado, a Vanish mantém o seu papel educacional desde que chegou ao Brasil. A dificuldade do marketing de vendas era mostrar para o consumidor que a mercadoria realmente funcionava. 

Posteriormente, com o sucesso das estratégias voltadas para o lado funcional e benefícios do artigo, o desafio foi levar a marca para momentos que fossem além da lavanderia.Ninguém gosta de lavar roupa. Ninguém gosta de ter manchas. É complicado ter uma marca que pega o consumidor em um momento chato. Então como eu saio desse universo e vou pra uma coisa mais emocional? Como eu posso ser parceira das pessoas e criar memórias boas não só falando dos eventos na lavanderia?”, revela Nina. 

Para essa virada de chave nas estratégias, a companhia precisou encontrar uma maneira de se conectar com o emocional dos clientes. Nesse contexto, o segmento escolhido para a primeira ação foram as roupas que o público utilizava para ir a festivais de música, mais precisamente, para o Rock in Rio 2022 com o mote Vanish Salva meu Lookinho.  

“Com o que as pessoas se importam? Lookinho! Você se importou com o look que você veio hoje. Ficamos horas nas redes sociais escolhendo looks para as ocasiões. Desse momento veio a ideia de fazer um evento pré-Rock in Rio falando ‘Curte, se joga. Pode se manchar no festival que depois Vanish cuida do seu lookinho’”, conta a líder de marketing. 

A ativação seguiu com influenciadores e a entrega de amostras. Os resultados foram tão relevantes que a marca começou a apostar na parte pré e pós evento.”Tudo deu tão certo que a gente falou percebeu que as pessoas poderiam estar abertas para receber o produto durante os eventos”, compartilha Nina.

Vanish salva o meu uniforme

Diferentes ações derivam desse mesmo desafio. Como a campanha Vanish Salva o meu Uniforme, voltada para mães com filhos em idade escolar. As campanhas trazem o benefício evidente do produto e agregam um valor para a marca ao “ajudar o consumidor” a economizar com roupas utilizando um produto prático, com um bom custo benefício e que não definirá a peça. 

De acordo com Carlos, a campanha aproveitou o momento das férias escolares para realizar uma ação no Shopping Eldorado e “colocar de uma maneira mais divertida pro público interagir”.  Enquanto as crianças se divertiam no escorregador, os pais conheciam os benefícios de Vanish enquanto descansavam. 

Parceria com a veja e o mercado de promoções 

Além das ativações, Vanish também enxerga as promoções como uma forma de se aproximar do público. Pelo lado da agência, a execução é mais rápida e fácil. Porém, falando de marca, está cada vez mais difícil ser relevante para os consumidores por conta da quantidade de concorrentes que disputam por essa atenção. 

 Carlos conta sobre a estratégia de promoção Tá Junto Tá Pago em parceria com a Veja, que foi dar 10 anos de supermercado grátis para o vencedor: “As pessoas não vão querer participar de todas as promoções. Tivemos que entender o que faria diferença para o público. Evitar um desembolso financeiro durante dez anos é muito relevante na hora da mensagem que você está passando”

Nina complementa a ideia dizendo que a tendência de se manter relevante é geral. Por conta disso, as métricas qualitativas são um diferencial no Live Marketing, assim como manter o consumidor no centro:

“É importante fazer pesquisa, entender o que a audiência quer ganhar em uma promoção. Se eu fizer só o básico, ou o que todo mundo está fazendo, por que que ela vai participar? Não adianta eu trazer uma promoção de produto de limpeza no Natal”. E acrescenta: “Às vezes as pessoas não tão dispostas a ver aquilo naquele momento e tudo bem, não é que a marca errou”

O futuro das experiências de marca

O papel das marcas e das agências será o de entender como utilizar as tecnologias disponíveis, como a Inteligência Artificial e realidade aumentada, a favor de se tornarem cada vez mais relevantes para o consumidor. Tudo sem que a mensagem perca o protagonismo. 

Outro fator comentado por Carlos será a personalização das experiências. “Eu acho que as pessoas estão cada vez mais buscando representatividade nas ativações. Eu quero ter a sensação que ela foi feita pra mim, de que ela foi feita com a minha cara”.

Nina complementa dizendo que os consumidores não vão para ativações pelos motivos que as marcas querem, então é necessário levar a sua mensagem por meio de regalias. “Eu não vou à toa. Eu quero ter um benefício. Então, seja um brinde, seja uma experiência com tecnologia, seja e que consequentemente eu vou sair de lá com uma experiência de marca e uma ideia da marca e um relacionamento”, finaliza. 

Perfil dos convidados

Carlos Gurgel é CCO e sócio da Rock Comunicação. A frente das áreas de criação, planejamento e inovação da agência, Carlos Gurgel possui 20 anos de experiência no mercado de live & trade marketing, com foco na atuação de desenvolvimento de estratégias full service, performance e conversão multicanal.

Nina Sálvia é Líder de Marketing e comunicação de Vanish Brasil (Reckitt). Formada em Relações Públicas, trabalha há mais de 3 anos na Reckitt, atuando nas marcas de limpeza mais amadas pelos brasileiros. Hoje lidera a comunicação de Vanish em ativações como Vanish Salva Meu Lookinho, plataforma de eventos da marca e projetos de comunicação e mídia para crescimento de categoria. Entusiasta de tendências e do poder da comunicação, acumula em sua carreira experiência com o universo digital e ativações ON e OFF de marcas.