Foram entregues nesta quinta-feira (20) os Leões para categoria Brand Experience & Activation no Festival Cannes Lions 2019, realizado na França.
O desempenho brasileiro nesta categoria foi o pior dos últimos anos e nenhuma das finalistas ganhou o disputado Leão de Ouro.
A melhor premiação brasileira foi para ação Distracted Goalkepper, produzida pela agência Tech and Soul de SP, que levou Prata.
Esta ativação, em prol da campanha de trânsito Maio Amarelo, foi realizada antes do início da partida entre o Athletico Paranaense (na época Atlético Paranaense) e Clube Atlético Mineiro na 5ª rodada do Brasileirão de 2018.
Desenvolvida pela Uber, patrocinadora do Athletico, a ação fez o goleiro Santos, do clube paranaense checar o celular pouco antes do apito inicial. A sempre atenta crônica esportiva brasileira caiu na pegadinha e criticou o goleiro, o que gerou grande amplificação do fato, posteriomente revelado, e que você viu primeiro aqui no Promoview.
Neste momento a foto já havia ganho o mundo e espaço nos principais canais de esportes ao redor do planeta. E foi também por conta desta mídia espontânea que os jurados do festival concederam não só a prata na categoria Brand Experience & Activation, mas outros 6 Leões no evento, sendo mais um de Prata e 5 de Bronze, nas áreas de Media, PR, Outdoor, Direct e Sport for Good.
Integravam no júri três brasileiros, sendo seu presidente, Jaime Mandelbaun, que atua na Europa; Edson Athaide que atua na FCB Lisboa; e Marcelo Lenhard, CEO da Hands, que dirige sua agência em São Paulo.
A premiação já havia sido reconhecida em 2019 no New York Festivals International Adversiting Awards, na categoria eventos e publicidade e também no Wave Festival com Grand Prix em Branded Content e Entertainement.