Premiações

Agências brasileiras se destacam no El Ojo 2018

Confira os vencedores brasileiros de cada categoria no principal evento criativo das Américas.

Gran Ojos (Grand Prix) foram para as competições de Gráfica, Via Pública, Media, PR, Digital & Social, Produção Digital e Creative Data.

Principal evento criativo das Américas, o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, que em 2018 completou 21 anos, termina com um saldo bastante positivo para a publicidade brasileira.

Nos três dias do evento o Brasil ganhou 7 Gran Ojo (ou Grand Prix): em Gráfica, Via Pública, Media, PR, Digital & Social, Produção Digital e Creative Data. O Brasil ganhou também 52 troféus de Ouro, 61 de Prata de 70 de Bronze, o que soma 190 prêmios para o país.

Somente na sexta-feira, 02/11, o Brasil conquistou 50 prêmios: 1 Gran Ojo, 14 troféus de Ouro, 14 de Prata e 21 de Bronze nas categorias Filme, Produção de Áudio e Som, Via Pública, Conteúdo, Sports, Rádio, Campanhas Integradas e Terceiro Ojo. Em Melhor Ideia Latina para o Mundo, o Brasil não teve nenhum prêmio. Confira mais abaixo o rol com todos os premiados brasileiros neste último dia de festival.

EL OJO Local – Desempenho

Também foram revelados no último dia do festival os ganhadores do El Ojo Local – Desempenho. São as empresas e pessoas mais premiadas em 2018 no festival, por país. Na publicidade brasileira, os vencedores são:

Agência: Africa
Criativo: Sergio Gordilho (Africa)
Produtora: Saigon Filmes
Realizador (diretor de cena): Vellas
Anunciante: AmBev Brasil

Os Melhores de toda a Iberoamérica

Um diretor brasileiro foi o mais premiado na 21ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica e conquistou o título de Diretor de Cena do Ano: Vellas, que atua na Saigon Filmes.

A Lola MullenLowe, da Espanha, foi apontada como a Agência do Ano do El Ojo 2018. Nos últimos dois anos o Brasil havia tido uma de suas agências como grande destaque do evento: em 2017 a Africa e em 2016 a AlmapBBDO foram as vencedoras de Agência do Ano.

O troféu de Produtora do Ano vai para a Primo/PBA Cinema. O Criativo do Ano é o espanhol Pancho Cassis, da Lola MullenLowe. A Rede de Agências do Ano é a MullenLowe. Por fim, a Agência Independente do Ano é a El Ruso de Rock, de Madri, na Espanha.

Veja abaixo os vencedores e finalistas em desempenho da Iberoamérica:

Agência do Ano

Ganhadora: Lola Mullen Lowe / Espanha

1ª Finalista: Africa / Brasil
2ª Finalista: Almap BBDO / Brasil
3º Finalista: Ogilvy Colombia / Colômbia
4º Finalista: Mercado McCann / Argentina

Criativo do Ano

Ganhador: Pancho Cassis – Lola Mullen Lowe / Espanha

1º Finalista: Sergio Gordilho / Africa
2º Finalista: Luiz Sanches / AlmapBBDO
3º Finalista: John Raúl Forero – Juan Pablo Álvarez – Mauricio Guerrero / Ogilvy Colômbia
4º Finalista: Martín Mercado – Diego Tuya – Darío Rial – Nicolás Massimino / Mercado McCann

Produtora do Ano

Ganhadora: Primo/PBA Cinema

1ª Finalista: Landia
2ª Finalista: Saigon Filmes
3º Finalista: Rebolucion
4º Finalista: Blur

Diretor de Cena do Ano

Ganhador: Vellas, da Saigon Filmes

1º Finalista: Michele Cassis, da Primo/PBA Cinema
2º Finalista: Nico Perez Veiga, da Primo/PBA Cinema
3º Finalista: Armando Bo, da Rebolucion
4º Finalista: Dois, da Saigon Filmes

Anunciante do Ano

Ganhador: Burger King Global

1º Finalista: AmBev
2º Finalista. ElDiario.es
3º Finalista: Getty Images Brasil
4º Finalista: Coca Cola

Confira agora a lista de vencedores brasileiros do último dia do El Ojo, por categoria, além dos cases que ganharam Grand Prix (independentemente do país). Clique aqui para ver a relação de todos trabalhos vencedores, de todos os países, em todas as categorias, durante o terceiro dia do Festival.

EL OJO Filme

Grand Prix – Who?, da Ponce, da Argentina, para Fox Premium/Fox Networks Group. Produtora: Agosto. Direção de Cena: Nacho Gayan

FL5 – Produtos de higiene pessoal, beleza, medicinais e farmacêuticos
Bronze – Insônia, da We, para Patz/EMS Pharma. Produtora: Vapt Filmes. Direção de Cena: Rafael Damy. Produção de Som: Lógico Music.

FL7 – Automóveis, Caminhões e Motos – Peças e Acessórios
Bronze – Pista de Teste, da AlmapBBDO, para Man Latin America Brasil/Volkswagen Caminhões. Produtora: Boiler Filmes. Direção de Cena: Dulcídio Caldeira. Produção de Som: Raw Áudio

FL9 – Companhias de Serviços Públicos e Privados com Fins Lucrativos
Ouro – La caída, da W/McCann, para Hospital do Câncer de Barretos. Produtora: Zombie Studio. Direção de Cena: Paulo Garcia. Produtora de Som: Loud

 FL11 – Meio de Comunicação e Publicações
Prata – Acidentes, da EnergyBBDO, para CBN. Produtora: Saigon Filmes. Direção de Cena: Silvio Cunha.

FL20 – Produtos & Serviços
Ouro – La Pelicula echa a la medida, da AlmapBBDO, para Man Latin America/Volkswagen Caminhões. Produtora: Your Mama Filmes. Direção de Cena: Filippo Capuzzi Lapietra. Produtora de Som: Punch Áudio.

FL25 – Comerciais com 60 Segundos de Duração
Prata – Cliff, da Y&R Brasil, para Athos GLS Network Group. Produtora: Hungry Man. Direção de Cena: Carlão Busato. Produtora de Som: A9 Áudio

FL28 – Conteúdos Até 3 Minutos de Duração
Bronze – Trilho, da CP+B Brasil, para Johnnie Walker. Produtora: Iconoclast Brasil. Direção de Cena: Ian Ruschel. Produtora de Som: Satélite Áudio

FL29 – Conteúdos Até 20 Minutos de Duração
Ouro – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slickland. Direção de Cena: Squarehead. Produtora de Som: Punch Áudio
Bronze – Round 2, da CCXP (Comic Com Experience), para CCXP 17. Produtora: Iconoclast Brasil. Direção de Cena: Alaska. Produtora de som: Satélite Áudio

FL30 – Outras Telas
Bronze – Vai na brasileiragem, da Wieden + Kennedy SP, para Nike Brasil. Produtora: Iconoclast Brasil. Direção de Cena: Ian Ruschel. Produtora de som: Evil Twin Music

EL OJO Produção de Áudio & Som

Sem ganhador de Grand Prix

PS1 – Uso de Música Original
Prata – Teu Samba, da Santa Clara M&C Saatchi, para Ballantines/Pernod Ricard Brasil. Produtora: DaHouse/Latina Estúdio. Direção: Lucas Mayer e Íris Fuzaro.
Bronze – La caída, da W/McCann, para Hospital do Câncer de Barretos. Produtora: Zombie Studio. Direção: Paulo Garcia. Loud

PS2 – Música Adaptada
Ouro – Samba Sem Censura, da AlmapBBDO, para Antarctica/AmBev Brasil. Produtora: Bando Studio. Direção: Ale Charro. Produtora de Som: Punch Áudio
Bronze – O é Seu, da TBWA Media Arts Lab SP, para iPhoneX/Apple Brasil. Produtora Primo/PBA Cinema. Direção de Cena: Rog Souza. Produtora de Som: Mugshot

EL OJO Via Pública

Grand Prix – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.

VP7 – Recreação, Moda, Viagens & Turismo
Prata – O Alfabeto do Verão, da AlmapBBDO, para Havaianas/Alpargatas Brasil

VP9 – Bem público e mensagens governamentais
Prata – Pais, da Y&R Brasil, para Greenpeace Brasil

VP10 – Formatos não convencionais
Prata – Sacred Posters, da Dentsu Brasil, para Restaurante Pobre Juan
Bronze – Transmissão número 1, da Lápis Raro, para Brahma/AmBev Brasil

VP13 – Cartazes
Ouro – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.

VP14 – Telas Digitais
Ouro – Nissan’s Follow the Ball, da Lew’Lara\TBWA, para Nissan Kicks/Nissan Brasil
Prata – Instagram Menu, DM9DDB, para McDonalds Brasil
Prata – The Route, da Y&R, para JCDecaux Brasil
Bronze – Volvo Live Reviews, da Grey Brasil, para Volvo XC60/Volvo Brasil

EL OJO Rádio

Sem ganhador de Grand Prix

RA10 – Uso não convencional da mídia tradicional
Bronze – Replay em Alta Definição, da MullenLowe Brasil, para Casa & Vídeo

RA11 – Uso não convencional de plataformas de áudio/som
Bronze – First Aperture, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Eveil Twin/Vetor Zero. Direção Gabriel Nóbrega

EL OJO Conteúdo

Grand Prix – Scary Clown Night, da Lola MullenLowe Espanha, para Burger King Global. Produtora: Only 925. Direção: Rodrigo Cortés

CT1 – Audiovisual / até 3 minutos
Bronze – Sports Center Emoji-fied, da Leo Burnett Tailor Made, para GalaxyS9/Samsung Brasil. Produtora: Animuz. Direção: José Almeida

CT2 – Audiovisual / entre 3 e 20 minutos
Ouro – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images. Produtora: Stink/Slikland/Punch Audio. Direção: Squarehead

CT5 – Plataformas Digitais e Sociais
Ouro – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images. Produtora: Stink/Slikland/Punch Audio. Direção: Squarehead
Prata – #Mygamemyname, da Africa, para Telefônica Brasil. Produtora: Produtora & Associados. Direção: Amadeo Canonico

CT6 – Influencers & Celebridades
Ouro – #Mygamemyname, da Africa, para Telefônica Brasil. Produtora: Produtora & Associados. Direção: Amadeo Canonico

CT7 – Co-Criação e Conteúdo Gerado pelo Usuário
Ouro – Essa Coca é Fanta, da David SP, para Coca-Cola Brasil. Produtora: Landia. Direção: Veronica Von Honefeld
Bronze – Hermeto – made of music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Primo. Direção: Santi Dulce

CT8 – Experiência de Marca
Ouro – Essa Coca é Fanta, da David SP, para Coca-Cola Brasil. Produtora: Landia. Direção: Veronica Von Honefeld
Bronze – Nissan’s Follow the Ball, da Lew’Lara\TBWA, para Nissan Kicks/Nissan Brasil

EL OJO Sports

Grand Prix – Super Promo Eliminatórias, da David Buenos Aires/Argentina, para Grupo Newsan Argentina. Produtora: Huinca Cine. Direção: Andy Shakespear

SP1 – Meios Audiovisuais
Prata – Sports Center Emoji-fied, da Leo Burnett Tailor Made, para GalaxyS9/Samsung Brasil. Produtora: Animuz. Direção: José Almeida

SP5 – Plataformas sociais e influencers
Ouro – #Mygamemyname, da Africa, para Telefônica Brasil. Produtora: Produtora & Associados. Direção: Amadeo Canonico
Bronze – #wtfRonaldo, da AlmapBBDO, para Snickers/Mars Brasil. Produtora: Sentimental Filmes. Direção: Marcello Lima. Produtora de Som: Raw Áudio
Bronze – The neymarless sponsorship, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas. Produtora: Saigon Filmes. Direção: Dois. Produtora de Som: Satelite Áudio

SP6 – Ações e Instalações no Espaço Público
Bronze – History lines, da Lew’Lara\TBWA, para Museu do Futebol. Produtora: Bossa Nova Filmes. Direção: Joca-Georgia Guerra Peixe.

SP7 – Patrocínios e eventos
Prata – Nissan’s Follow the Ball, da Lew’Lara\TBWA, para Nissan Kicks/Nissan Brasil
Prata – The neymarless sponsorship, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas. Produtora: Saigon Filmes. Direção: Dois. Produtora de Som: Satelite Áudio
Bronze – Sports Center Emoji-fied, da Leo Burnett Tailor Made, para GalaxyS9/Samsung Brasil. Produtora: Animuz. Direção: José Almeida

SP8 – Excelência na experiência de marca
Prata – History lines, da Lew’Lara\TBWA, para Museu do Futebol. Produtora: Bossa Nova Filmes. Direção: Joca-Georgia Guerra Peixe.
Bronze – The grand finale, da Publicis Brasil, para Heineken Brasil.

EL OJO Campanhas Integradas

Grand Prix – Scary Clown Night, da Lola MullenLowe Espanha, para Burger King Global. Produtora: Only 925. Direção: Rodrigo Cortés

CI1 – Alimentos e Bebidas
Ouro – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil

CI8 – Institucional e Imagem Corporativa. Apoios e Patrocínios. Responsabilidade Social Empresarial
Ouro – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images. Produtora: Stink/Slikland/Punch Audio. Direção: Squarehead
Bronze – Human Guides, da AlmapBBDO, para Pedigree/Mars Brasil. Produtora Bando Studio / Cabaret Studio. Direção: Ale Charro / Lucas Rangel
Bronze – Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil. Produtora: Primo/PBA Cinema. Direção: Nixon Freire

EL Tercer OJO

Sem ganhador de Grand Prix

Prata – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil

Melhor Ideia Latina para o Mundo

Não há case brasileiro ganhador de troféu nessa competição.