O Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB) realizou, em 17/11, no Grand Mercure Curitiba Rayon, o “Prêmio Embaixadores de Curitiba 2022”, que fez uma homenagem aos principais eventos realizados na capital paranaense em 2022.
A premiação foi realizada pela última vez em 2019, e reconhece os promotores e realizadores de eventos que trazem público, turistas e fomentam a economia da cidade.
O-prêmio reconheceu eventos nas categorias Maior Número de Feiras, Congresso Técnico-Científico (até 1 mil participantes, de 1.001 mil a 3 mil participantes, de 3.001 mil a 5 mil participantes e acima de 5.001 participantes), Feiras de Negócios, Evento Corporativo, Evento Cultural e Evento Esportivo.
A AirPromo, uma agência especialista em Marketing Promocional, fundada em Curitiba em 2011, teve reconhecidos pela premiação os eventos V Congresso Internacional de Felicidade, Smart City Expo Curitiba e FIH2.
Esses eventos se destacam por receber, a cada edição, uma quantidade maior de público, além do fato de que, entre as pessoas que participaram deles, grande parte era de fora da cidade.
De fato, os viajantes de negócios e eventos são responsáveis por 32% da receita de turismo em Curitiba e mesmo com a recente diminuição de fluxo por conta da pandemia, a retomada já parece ter chegado.
Outro dado importante é que, dos mais de 4 milhões de turistas que passam pela capital paranaense a cada ano, mais da metade (55%) viajou a negócios. Com isso, Curitiba se transformou realmente em um destino MICE.
Com isso em mente, no começo de 2022, a Air Promo lançou o projeto MICE Curitiba, que tem o objetivo de mostrar todas as belezuras, infraestrutura, equipamentos e atrações em uma plataforma que integra uma revista, um site e ações promocionais.
“Trata-se de uma iniciativa para acelerar a retomada econômica com foco no turismo de negócios e dos eventos”, afirmou Rafael Maia, diretor de Relações Institucionais e Novos Negócios da AirPromo.
Congresso Internacional de Felicidade
A AirPromo é produtora do Congresso Internacional de Felicidade desde sua primeira edição, sendo responsável pela criação, logística e produção. O evento foi premiado na categoria Congresso técnico-científico (de 1.001 mil a 3 mil participantes).
Com palestrantes de Curitiba, de vários pontos do Brasil e de outros países, o Congresso Internacional de Felicidade dedicou um final de semana para tratar sobre o assunto “Felicidade” a partir de diversos pontos de vista.
De maneira holística os palestrantes trouxeram suas histórias pessoais, além de uma abordagem científica, filosófica, espiritual e artística sobre o tema felicidade.
O evento anual tem como meta elevar o nível de felicidade do Brasil, levando o público a refletir e proporcionando o desenvolvimento humano e o autoconhecimento com base no tema Felicidade e sob diversos pontos de vista, desde o científico e o artístico até o filosófico e espiritual.
O objetivo do evento é levar o conceito de felicidade ao público, dando uma contribuição para um mundo mais justo, feliz e fraterno. O Expo Barigui foi o local escolhido para sediar o Congresso Internacional de Felicidade, por se tratar de um lugar que fica dentro do maior parque da cidade, criando um ambiente de bem-estar e aumentando a conexão do público com a natureza.
“Os principais desafios em um ano de pandemia foram relacionados a tudo aquilo que a gente teve de enfrentar externamente. A gente levou um ano para realizar o evento, enviar os convites aos palestrantes, etc. Vivemos momentos de muita incerteza e instabilidade econômica, tivemos o retorno ao evento em sim depois de tanto tempo parados e, de certa forma, um pouco enferrujados para a volta, mas, com o profissionalismo da AirPromo, da Multiplicativa, com apoio dos palestrantes e de todos os que participam, a gente conseguiu realizar um grande evento, ficamos muito felizes com o resultado”, celebrou Gustavo Arns de Oliveira, idealizador do Congresso Internacional da Felicidade.
“O prêmio é um reconhecimento por esse trabalho tão transformador que nossa equipe vem realizando com esse evento. Chegamos ao quinto ano depois de uma pandemia, depois de tudo que passamos, então fico feliz que o tema venha ganhando cada vez mais relevância e chame a atenção das pessoas”, acrescentou.
Smart City Expo 2022
No caso da Smart City Expo 2022, que recebeu o reconhecimento na categoria Congresso técnico-científico (acima de 5.001 mil participantes), a AirPromo foi a encarregada pelo conceito e produção de todo evento, incluindo a cenografia do Congresso e da Feira.
Criado em colaboração com a Fira Barcelona, organizadora do Smart City Expo World Congress, o Smart City Expo Curitiba é realizado no Brasil pelo iCities, e reuniu especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções a respeito de como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos.
O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede global de eventos, que teve origem no Smart City Expo World Congress, o maior e mais importante evento de cidades inteligentes do planeta.
O Smart City Expo World Congress é organizado desde 2011 pela Fira Barcelona na capital catalã. O evento reúne os maiores especialistas, as principais empresas e as cidades que são referência em Smart Cities do mundo.
Mais de 10 mil pessoas marcaram presença na edição de Curitiba, que proporcionou conexões sem limites com os mais importantes setores propulsores do desenvolvimento, sendo 45% do setor privado, 34% do setor público, 14% do terceiro setor e 7% do setor acadêmico, dentro dos mais variados nichos, que incluíram desde governo digital e tecnologia, até resíduos, mobilidade, conectividade, energia e urbanismo.
“Tivemos o desafio de conseguir gerar segurança, saúde e essa questão de ter um evento que tivesse todas as premissas necessárias dentro das normas daquele momento, principalmente dezembro quando ocorreu mais um pico de ômicron. Fora isso, nós estávamos fazendo o evento pela primeira vez com a AirPromo, e o encaixe das equipes foi perfeito”, declarou Roberto Marcelino, diretor de novos negócios do iCities.
“O Prêmio mostra a força que o evento tomou, com proporções que atingem toda a cidade, que está sendo premiada em projetos de smart cities, então acho que esse reconhecimento faz com que Curitiba entre nesse rol de cidades de classe mundial e sempre seja lembrada como a smart city do Brasil“, completou ele,
A expectativa é que aproximadamente 15 mil pessoas participem da 4ª edição em 2023.
FIH2
No caso do FIH2, premiado como Evento Cultural, a agência também foi responsável por toda a produção e cenografia. O FIH2, Festival Internacional de Hip Hop é um evento que traz ao público e participantes a expressão da linguagem artística do Hip Hop Dance, através de uma programação extensa e formato específico, promovendo o contato e a experiência com a cultura urbana referenciada na dança, comportamento, música e moda como elementos caracterizadores do estilo.
O evento teve sua primeira edição em 2002, com realizações no Teatro Ópera de Arame e, nas edições seguintes, no Centro de Convenções do Shopping Estação de Curitiba, tendo recebido, durante seus 18 anos, mais de 23.000 bailarinos, assistidos por 118.000 espectadores presentes e 3 milhões de pessoas impactadas.
Na última edição, realizada em junho de 2022, o Festival aconteceu dentro do campus da Universidade Positivo, em Curitiba. Essa edição recebeu 7.220 pessoas no Teatro Positivo e contou com 772.853 expectadores pelo YouTube.
Os mais de 100 grupos classificados foram a atração principal e se apresentaram durante as três noites do festival. O Teatro Positivo contou com inovação nas avaliações, estrutura tecnológica e experiência para o público.
O FIH2 contou com uma estrutura e atrações para o público que incluiu entrada, túnel de entrada, arena multiuso, Coworking, área de games, parkour, área de descanso e conexão, lojas, ativação da Red Bull, loja FIH2 e palco.
O evento ainda contou com o FIH2 Workshop, onde mais de 1.500 dançarinos trocaram informações com os maiores profissionais do mundo, além do Fórum Brasileiro de Economia Criativa, um encontro de articuladores multidisciplinares para debater a economia criativa no campo das experiências sensoriais.
Já o projeto cultural Criança que dança, que faz parte da premiação do FIH2, deu ao vencedor uma experiência social, por meio da dança, em programas com crianças em extrema vulnerabilidade no Quênia.
“Um dos principais desafios é encontrar parceiros que entendam o valor da cultura e da arte no país. Infelizmente não temos uma cultura que favoreça a percepção de valor e o poder de transformação que a Arte promove nas pessoas. Como vendemos instantes de memória, que ajudam na construção de nossas histórias, mas não é algo palpável, o valor fica na subjetividade e não é, por décadas, incentivado por políticas públicas”, apontou Octávio Nassur, diretor artístico da AirPromo e idealizador do FIH2.
“O reconhecimento no Prêmio ajuda a colocar o evento no raio de percepção de outros segmentos e empresas que até então não sabiam nem de sua existência, mesmo movimentando mais de 40.000 pessoas num final de semana”, concluiu.
Com isso, manter um evento, hoje considerado o terceiro maior do mundo no segmento, mas sem apoios institucionais ou de iniciativa privada é muito complexo.
A AirPromo
Com mais de 400 eventos realizados por ano, em todo o território brasileiro e na América Latina, a AirPromo realiza o planejamento, criação e execução de eventos e ações que aproximam pessoas e marcas, criando experiências e vínculos emocionais que vão ficar para sempre em sua mente.
A agência, considerada uma das grandes estruturas de criação e produção de live marketing do sul do Brasil, também se destacou recentemente por ser a responsável pelas principais ativações do Natal na capital paranaense.
Desde o início de novembro a agência dirigida por Marcelo Defante, Lica Monteiro e Rafael Maia coloca nas ruas as ações criadas e desenvolvidas para o Shopping Mueller, Ligga Telecom a partir de 26 de novembro e para o Hard Rock Cafe Curitiba no dia 12 de dezembro.
A AirPromo realiza desde eventos híbridos até lançamentos e comemorações, ações itinerantes, convenções e congressos, ações promocionais e ativações, palestras e shows, stands e feiras e eventos corporativos.