Em sua 71ª edição, o Cannes Lions conta com 26.753 entries ou submissões de trabalhos, divididos em 30 categorias. Apenas para Brand Experience & Activation, foram 2.262 cases inscritos, tornando a área líder em quantidade de inscrições. Desses cases, 191 são brasileiros, dos quais 20 foram finalistas na categoria.
Com 2.066 inscrições, o Brasil é o terceiro maior concorrente ao Cannes Lions, atrás apenas dos Estados Unidos (7.224 inscrições) e do Reino Unido (2.120). O número de projetos brasileiros superou, mesmo que sutilmente, o do ano passado, que foi de 2.037 entries. No entanto, o número geral de submissões ao Cannes Lions caiu — em 2023 foram 26.992. Mesmo com a queda global, houve um aumento significativo de 6% nas inscrições feitas diretamente pelas marcas e de 31% nas enviadas por empresas de mídia social.
Além da liderança notável de Brand Experience & Activation, outras áreas também mostraram aumento nas inscrições. Creative Commerce cresceu 18%, enquanto Creative Strategy aumentou 5%. O Social & Influencer Lions registrou um crescimento de 21%, indicando a importância crescente dos criadores de conteúdo na amplificação das mensagens de marca. A nova categoria Use of Humour demonstrou uma mudança de tom nas campanhas, com 5% de todas as inscrições.
O CEO do Cannes Lions, Simon Cook, comentou sobre as mudanças no panorama global. “Como um barômetro para a indústria global, este é o momento em que vemos mudanças interessantes. Temos observado um crescimento contínuo na categoria Creative Effectiveness Lions, que recebeu o maior número de inscrições desde seu lançamento em 2011, demonstrando um forte compromisso com a criatividade como um motor de crescimento. Nossos júris já estão curando um conjunto de trabalhos dignos de Leão e estamos ansiosos para ver os trabalhos que definirão o padrão para mais um ano”.
A categoria Brand Experience & Activation
No Cannes Lions 2024, a área de Brand Experience & Activation possui 34 subcategorias e, por isso, engloba um grande número de trabalhos. Assim, reconhece como a criatividade e a inovação estão sendo aplicadas em múltiplos níveis para engajar os consumidores e criar experiências de marca memoráveis. Conheça os cinco escopos de trabalho:
- A – Setores: Inclui bens de consumo, saúde, automotivo, viagens, lazer, varejo, restaurantes, fast food, mídia, entretenimento, serviços ao consumidor e B2B, além de organizações sem fins lucrativos e governamentais.
- B – Pontos de Contato e Tecnologia: envolve o uso de mídias sociais para experiências ao vivo, tecnologia móvel, websites, metaverso e novas realidades, experiências lideradas por jogos, instalações digitais, tecnologia espacial e vídeos interativos.
- C – Experiência e Ativação no Varejo: abrange experiências de clientes em lojas, promoções e competições no varejo, além de aquisição e retenção de clientes.
- D – Excelência em Experiência de Marca: inclui experiências ou ativações ao vivo, marketing de guerrilha, experiências próprias de marca, patrocínios e parcerias, lançamentos e relançamentos, e experiências integradas 360°.
- E – Cultura e Contexto: trabalhos que refletem insights culturais e contextos regionais, incluindo marcas locais, marcas desafiadoras, campanhas de mercado único, comportamento social e insights culturais, inovação com orçamentos modestos, responsabilidade social e disrupção de mercado. Além disso, este escopo conta com a nova subcategoria Uso de Humor.
Número de inscrições por área do Cannes Lions
- Brand Experience & Activation: 2.262
- Outdoor: 2.053
- Direct: 2.025
- Media: 1.888
- Film: 1.887
- Social & Influencer: 1.769
- Film Craft: 1.552
- PR: 1.528
- Health & Wellness: 1.252
- Industry Craft: 1.001
- Design: 927
- Creative Strategy: 814
- Entertainment: 762
- Audio & Radio: 759
- Print & Publishing: 734
- Entertainment for Sport: 665
- Sustainable Development Goals: 593
- Digital Craft: 552
- Creative Commerce: 551
- Entertainment for Music: 442
- Entertainment for Gaming: 407
- Creative B2B: 371
- Creative Data: 366
- Creative Effectiveness: 306
- Creative Business Transformation: 271
- Pharma: 232
- Innovation: 231
- Titanium: 200
- Luxury & Lifestyle: 188
- Glass: 165