2 mil cases

Brand Experience & Activation lidera inscrições brasileiras ao Cannes Lions

Na contramão do mundo, que teve um número menor de inscrições ao Cannes Lions, Brasil supera submissões do ano passado

Em sua 71ª edição, o Cannes Lions conta com 26.753 entries ou submissões de trabalhos, divididos em 30 categorias. Apenas para Brand Experience & Activation, foram 2.262 cases inscritos, tornando a área líder em quantidade de inscrições. Desses cases, 191 são brasileiros, dos quais 20 foram finalistas na categoria.

Com 2.066 inscrições, o Brasil é o terceiro maior concorrente ao Cannes Lions, atrás apenas dos Estados Unidos (7.224 inscrições) e do Reino Unido (2.120). O número de projetos brasileiros superou, mesmo que sutilmente, o do ano passado, que foi de 2.037 entries. No entanto, o número geral de submissões ao Cannes Lions caiu — em 2023 foram 26.992. Mesmo com a queda global, houve um aumento significativo de 6% nas inscrições feitas diretamente pelas marcas e de 31% nas enviadas por empresas de mídia social.

Além da liderança notável de Brand Experience & Activation, outras áreas também mostraram aumento nas inscrições. Creative Commerce cresceu 18%, enquanto Creative Strategy aumentou 5%. O Social & Influencer Lions registrou um crescimento de 21%, indicando a importância crescente dos criadores de conteúdo na amplificação das mensagens de marca. A nova categoria Use of Humour demonstrou uma mudança de tom nas campanhas, com 5% de todas as inscrições.

O CEO do Cannes Lions, Simon Cook, comentou sobre as mudanças no panorama global. “Como um barômetro para a indústria global, este é o momento em que vemos mudanças interessantes. Temos observado um crescimento contínuo na categoria Creative Effectiveness Lions, que recebeu o maior número de inscrições desde seu lançamento em 2011, demonstrando um forte compromisso com a criatividade como um motor de crescimento. Nossos júris já estão curando um conjunto de trabalhos dignos de Leão e estamos ansiosos para ver os trabalhos que definirão o padrão para mais um ano”.

A categoria Brand Experience & Activation

No Cannes Lions 2024, a área de Brand Experience & Activation possui 34 subcategorias e, por isso, engloba um grande número de trabalhos. Assim, reconhece como a criatividade e a inovação estão sendo aplicadas em múltiplos níveis para engajar os consumidores e criar experiências de marca memoráveis. Conheça os cinco escopos de trabalho:

  • A – Setores: Inclui bens de consumo, saúde, automotivo, viagens, lazer, varejo, restaurantes, fast food, mídia, entretenimento, serviços ao consumidor e B2B, além de organizações sem fins lucrativos e governamentais.
  • B – Pontos de Contato e Tecnologia: envolve o uso de mídias sociais para experiências ao vivo, tecnologia móvel, websites, metaverso e novas realidades, experiências lideradas por jogos, instalações digitais, tecnologia espacial e vídeos interativos.
  • C – Experiência e Ativação no Varejo: abrange experiências de clientes em lojas, promoções e competições no varejo, além de aquisição e retenção de clientes.
  • D – Excelência em Experiência de Marca: inclui experiências ou ativações ao vivo, marketing de guerrilha, experiências próprias de marca, patrocínios e parcerias, lançamentos e relançamentos, e experiências integradas 360°.
  • E – Cultura e Contexto: trabalhos que refletem insights culturais e contextos regionais, incluindo marcas locais, marcas desafiadoras, campanhas de mercado único, comportamento social e insights culturais, inovação com orçamentos modestos, responsabilidade social e disrupção de mercado. Além disso, este escopo conta com a nova subcategoria Uso de Humor.

Número de inscrições por área do Cannes Lions

brand experience & activation tem maior número de inscrições no Cannes Lions
  • Brand Experience & Activation: 2.262
  • Outdoor: 2.053
  • Direct: 2.025
  • Media: 1.888
  • Film: 1.887
  • Social & Influencer: 1.769
  • Film Craft: 1.552
  • PR: 1.528
  • Health & Wellness: 1.252
  • Industry Craft: 1.001
  • Design: 927
  • Creative Strategy: 814
  • Entertainment: 762
  • Audio & Radio: 759
  • Print & Publishing: 734
  • Entertainment for Sport: 665
  • Sustainable Development Goals: 593
  • Digital Craft: 552
  • Creative Commerce: 551
  • Entertainment for Music: 442
  • Entertainment for Gaming: 407
  • Creative B2B: 371
  • Creative Data: 366
  • Creative Effectiveness: 306
  • Creative Business Transformation: 271
  • Pharma: 232
  • Innovation: 231
  • Titanium: 200
  • Luxury & Lifestyle: 188
  • Glass: 165