Premiações

Brasil recebe homenagem de Cannes Lions como o primeiro "País Criativo do Ano"

Categoria criada para edição deste ano do evento reconhece o compromisso do país com a criatividade como motor de progresso

A edição de 2025 do Cannes Lions conta com uma nova categoria, chamada “País Criativo do Ano”, e sua primeira homenagem vem para o Brasil.

De acordo com comunicado da premiação, o nosso país é um que “continuamente eleva o nível da criatividade e faz história na premiação”, além de chamar fãs para acompanhar os cases “verde-amarelo” na ocasião. O Cannes Lions está marcado para os dias 16 a 20 de junho.

Elogio ao lado criativo do Brasil tem homenagem a Washington Olivetto

Banner da categoria "País Criativo do Ano" de Cannes Lions, com o Brasil ressaltado como o primeiro vencedor
Imagem: Cannes Lions/Divulgação

Um dos aspectos relevantes da nova honraria é o reconhecimento que Cannes Lions prestou a Washington Olivetto. Um dos maiores nomes da publicidade brasileira, o dono de mais de 50 leões do Festival de Cannes faleceu em 13 de outubro de 2024, e sua passagem não foi despercebida pela organização, que prometeu uma homenagem especial ao chamado “padrinho” do setor nacional.

A nomeação do Brasil como “País Criativo do Ano” também foi confirmada através de uma página dedicada, dentro do site do festival. Nela, é possível ver um carrossel de destaques com campanhas veiculadas por agências de todo o país.

“Quando um único país mostra um compromisso excepcional e duradouro com a criatividade, ele invariavelmente direciona o progresso e o crescimento. E para reconhecer esse incrível impacto, temos o prazer de anunciar a honraria anual do ‘País Criativo do Ano’ – uma celebração da excelência criativa por todos os elementos do talento, economia e cultura de uma nação”, disse o comunicado veiculado pela organização.

“Neste ano inaugural, o País Criativo do Ano será o Brasil. Um país que continuamente eleva o nível da criatividade e faz história na premiação. Você poderá ver o espírito vibrante e diversificado do Brasil no Cannes Lions 2025, por meio de apresentações dedicadas e palestras, eventos de celebração e ativações lideradas por brasileiros por toda a cidade.”

Organização do Cannes Lions 2025

Brasil tem história de sucesso em Cannes Lions

imagem

A homenagem de País Criativo do Ano não veio para o Brasil à toa: ao longo da história, o nosso país fez sucesso em várias ocasiões, obtendo os seus primeiros Leões de Cannes em 1971 (dois bronzes em cinema e um prata em televisão). O primeiro ouro – ou melhor: “os primeiros” ouros vieram quatro anos depois, em 1975.

Em seguida, veio o primeiro Grand Prix (GP), em 1993, com a campanha Guaraná Diet.

Hoje, a nossa nação acumula quase 2 mil leões (1.911, para ser exato), sendo 20 GPs; além de ter vários executivos de renome em seu corpo de jurados. Em 2024, tivemos três finalistas nas categorias Titanium, Innovation e Glass, e 36 participantes do júri eram brasileiros.

Vale lembrar que os ingressos para o Festival Cannes Lions já estão à venda. O festival já divulgou orientações para obter passes gratuitos e, especificamente para o Brasil, uma ação do Governo de São Paulo vai levar 20 empresas para o evento.

Rafael Arbulu Redator
Redator
Jornalista com (quase) 20 anos de experiência cobrindo tecnologia, entretenimento e negócios, e especialista em conteúdo SEO.