Os "modelos em chroma-key" mais uma vez conquistaram Cannes. A campanha #TweetScripts, criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi (@fnazca) para a FilmBrazil (@FilmBrazil), plataforma de internacionalização da APRO em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), foi um sucesso de engajamento durante o 64 th Cannes Lions International Festival of Creativity.
Ao longo da semana do festival de Cannes, Tweets de profissionais da comunicação foram transformados em roteiros para curtas-metragens, filmados em tempo real na famosa cidade da Côte d’Azur. A ativação rendeu nada menos do que 6,1 milhões de impressões na rede social Twitter.
O projeto tem como objetivo promover a qualidade e a criatividade da produção audiovisual brasileira no exterior, além de distanciar a imagem do Brasil da proposição de ser apenas uma locação de filmagem, reforçando cada vez mais a ideia do país como uma alternativa interessante para produções publicitárias e cinematográficas.
Para conhecer os Tweets selecionados, roteirizados, produzidos e filmados em Cannes entre aqui. Até esta quinta-feira (29), mais produções inéditas devem entrar na plataforma. Os filmes seguem uma linguagem focada nas redes sociais e contaram com três diretores, dois fotógrafos, equipamento de filmagem, ilha de montagem, pós-produção e talentos criativos que fizeram a curadoria dos Tweets e escreveram os roteiros inspirados nessas postagens.
Para Paulo Roberto Schmidt, presidente da APRO, a campanha foi uma junção feliz entre a criatividade e a interação proporcionadas pelas redes sociais: "Pudemos ao mesmo tempo mostrar toda a nossa capacidade de criação, produção e geração de afinidade em real time, o que é um feito e tanto num festival marcado por ritmo frenético de acontecimentos", afirma.
Marianna Souza, gerente executiva da FilmBrazil, destaca o grande engajamento do próprio mercado na ação: "O fato de tanta gente de vários mercados ter participado, publicado e compartilhado os filmes só prova a relevância da campanha e do nosso projeto", diz.
Assim, os "modelos em chroma-key" que personificam os personagens das histórias filmadas e que já se tornaram conhecidos dos profissionais que frequentam o festival de Cannes, atraíram ainda mais a atenção pelas ruas do balneário francês. A campanha também contou com um painel gigante (big banner) disposto no alto do Palais e anúncios nas publicações oficiais do festival. Um grande evento de networking foi realizado no espaço do Hotel Carlton na praia, reunindo publicitários do mundo inteiro entre os seus convidados.
Na semana anterior ao festival, foram divulgados cinco filmes inspirados em tweets de Jeff Goodby, Colleen DeCourcy, Joe Alexander, Rei Inamoto e PJ Pereira, numa ação de enorme repercussão junto ao meio publicitário e aos formadores de opinião.