O Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil, anunciou a lista completa de jurados, especialistas globais, selecionados para premiar o melhor trabalho criativo e referência de excelência do mundo da edição 2021 do evento – que acontecerá de 21 a 25 de junho.
Os trabalhos vencedores de Leões serão anunciados e premiados durante o Cannes Lions Live, uma experiência totalmente digital, que está incluída gratuitamente como parte do novo Lions Membership, a ser lançado em maio.
Confira as últimas novidades sobre live marketing aqui.
Leia também: Cannes Lions confirma edição 100% digital para 2021.
Os membros do júri vêm de todo o mundo e representam os maiores talentos da indústria global no mais amplo espectro de disciplinas. O júri também compreende 51% de juradas mulheres, contra 48% em 2019. Pelo Brasil, serão 19 os representantes no Festival, sendo a primeira vez como jurado para a maioria deles.
Entre-os brasileiros, os jurados estreantes são:
- Luciana Rodrigues, CEO & President, Grey;
- Gabriela Soares, Head of Strategy, Talent Marcel;
- Marcelo M. Bicudo, CEO, Superunion;
- Flavio Waiteman, Chief Creative Officer and Founder, Tech and Soul;
- Samantha Almeida, Head of Twitter Next, Twitter;
- Hugo Veiga, Global Chief Creative Officer, AKQA;
- Renata Brandão, CEO, Conspiração;
- André França, Media Vice President, WMcCann;
- Vico Benevides, CEO Brasil / Executive Creative Director Latam, GTB;
- Regina Moura Rocha, Communications and Digital Director, Roche Pharma;
- Eduardo Vieira, President & Co-CEO, Hill+Knowlton Strategies;
- Dani Ribeiro, Creative Director, Artplan.
Já entre os veteranos que compõem o júri: Sergio Gordilho, Co-president and Chief Creative Officer, África; Luciana Haguiara, Executive Creative Director, MediaMonks/Circus; Rafael Pitanguy, Chief Creative Officer, VMLY&R São Paulo Brasil; Keka Morelle, Chief Creative Officer, Wunderman Thompson; Marcelo Reis, Co-CEO & Chief Creative Officer, Leo Burnett; Domenico Massareto, Chief Creative Officer, Publicis. Luiz Sanches, Chairman, Chief Creative Officer & Partner, da AlmapBBDO responde como o presidente de júri na categoria Outdoor.
Os júris do Lions deste ano têm a maior representação de marcas globais, incluindo: Nike Inc, Levi Strauss & Co, Diageo, IKEA, Mars Incorporated, Mondelez, Beats by Dr Dre, Uber, KFC, Oatly, Squarespace, ByteDance KK, Nestlé e Esopo.
As plataformas e empresas de entretenimento representadas são: Twitter, Facebook, Netflix, YouTube, Disney +, Spotify, Google, Twitch, juntamente com NBCUniversal, Vivendi, Universal Music Group, Columbia Records e Warner Music Central.
Entre as muitas redes globais representadas estão jurados da McCann, Ogilvy, Publicis, BBDO, VMLY & R e Dentsu, que se juntam a agências especializadas e independentes, como Quiet Storm, Above & Beyond, Stink Studios, Futerra e Tech and Soul.
“É extremamente empolgante dar as boas-vindas a esta linha formidável de diversos especialistas, para se unir em fusos horários e origens, representando a escala total de nossa indústria. A cada ano, nossos júris se tornam mais diversificados, o que é parte de nosso compromisso de nomear talentos excepcionais de toda a extensão de nossa comunidade global.”, comenta Simon Cook, diretor administrativo do Lions.
“Depois de pausar a premiação no ano passado, nosso júri premiará Leões ao longo de dois anos de trabalho, o que é uma oportunidade sem precedentes de estabelecer a referência criativa global por dois anos de criatividade excepcional.”, comenta Philip Thomas, presidente do Lions.
“Os prêmios serão o coração do Cannes Lions Live com anúncios, análises, percepções e entrevistas ocorrendo ao longo da semana. Mal podemos esperar para comemorar e mergulhar na criatividade vencedora do Lion ao lado de nossa comunidade em junho,” acrescenta Thomas.
Os júris do Lions participarão de julgamentos remotos em seus locais de origem em todo o mundo.
“Nossa plataforma única de julgamento, testada com sucesso em outros prêmios do Lions este ano, foi construída para garantir que o valor e a integridade do Lion sejam preservados. Estamos empenhados em oferecer uma experiência de julgamento que permita aos jurados fazer seu trabalho sem obstáculos e, o que é crucial, queremos que cada trabalho criativo tenha o tempo e a discussão que merece.”, explica Susie Walker, chefe de prêmios do Lions.
Foram nomeados 285 jurados para os prêmios, outros 189 jurados de shortlist serão anunciados em breve. As inscrições para o Lions estão abertas até o dia 15 de abril.
Veja abaixo a lista com todos os jurados brasileiros e categorias:
Brand Experience & Activation Lions
Luciana Rodrigues, CEO e Presidente da Grey
Creative eCommerce Lions
Sergio Gordilho, Co-presidente e CCO da Africa
Creative Strategy Lions
Gabriela Soares, Head de Estratégia da Talent Marcel
Design Lions
Marcelo M. Bicudo, CEO da Superunion
Digital Craft Lions
Luciana Haguiara, diretora-executiva de Criatividade da MediaMonks/Circus
Direct Lions
Flavio Waiteman, fundador e CCO da Tech and Soul
Entertainment Lions
Samantha Almeida, head do Twitter Next do Twitter
Entertainment Lions for Music
Hugo Veiga, Global Chief Creative Officer da AQKA
Entertainment Lions for Sport
Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R
Film Craft Lions
Renata Brandão, CEO da Conspiração
Film Lions
Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson
Industry Craft Lions
Marcelo Reis, Co-CEO e CCO da Leo Burnett
Media Lions
André França, VP de mídia da WMcCann
Mobile Lions
Vico Benevides, CEO Brasil e diretor executivo criativo Latam da GTB
Outdoor Lions
Presidente do júri – Luiz Sanches, Chairman e CCO da AlmapBBDO
PR Lions
Eduardo Vieira, presidente e Co-CEO da Hill+Knowlton Strategies
Pharma Lions
Regina Moura Rocha, diretora de Comunicação e de Digital da Roche
Print & Publishing Lions
Dani Ribeiro, diretora-criativa da Artplan
Social & Influencer Lions
Domenico Massareto, CCO da Publicis
Clique aqui e veja a lista completa de todos os 285 jurados do Cannes Lions 2021