Faltando pouco para o início da premiação, o Cannes Lions International Festival of Creativity introduz, pela primeira vez um campo obrigatório do uso de inteligência artificial (IA) nas inscrições dos trabalhos. Em sua 71ª edição, o Cannes Lions acontece de 17 a 21 junho.
Dessa forma, todos os participantes precisam declarar se fizeram uso de ferramentas de IA na criação, levantamento de dados, na produção visual das ideias, e como foi usado. Isto irá ajudar o júri a julgar os trabalhos de forma mais justa.
De acordo com um relatório feito pela agência Kúrio, a IA generativa esteve presente em 5% dos trabalhos vencedores da edição de 2023. Ainda segundo as informações, 3% desses 5% utilizaram IA generativa para criar imagens. Além disso, o documento afirma que 10% dos vencedores de 2023 utilizaram IA de forma geral.
Finalistas brasileiros no Cannes Lions
Na última semana, o Cannes Lions antecipou a shortlist das categorias Titanium, Innovation e Glass. Entre os finalistas anunciados, estão três agências brasileiras, que concorrem a oito leões. A premiação anunciará presencialmente, em Cannes, na França, os demais finalistas. Além disso, o júri deste ano terá o número recorde de 36 participantes brasileiros, representando agências e empresas do país.