Na próxima segunda-feira (17/6), começa o Cannes Lions International Festival of Creativity, uma das principais premiações de criatividade do mundo. Com um público esperado de 12 mil pessoas, as marcas disputaram por espaços para ativação no evento. Entre iates, píeres, praias, coberturas, fachadas de hotéis e anúncios externos, tudo está à venda.
Com o retorno do evento à modalidade presencial, no pós-pandemia, o custo para ativação de marca disparou 25%. O Palais ou Palace of Festivals and Congresses of Cannes é a casa para a premiação e o local mais cobiçado pelas marcas. As ativações custam entre US$ 40.000 a mais de US$ 200.000, de acordo com uma apresentação obtida pela Ad Age, empresa global de mídia. Na atual cotação, o custo em reais seria de 200 mil a 1 milhão aproximadamente.
O festival se tornou um verdadeiro campo de batalha para as marcas que desejam se destacar. Além do espaço oficial do evento, a cidade inteira se torna palco para as marcas. A competição por espaços exclusivos se intensificou devido às reformas na Marina, criando uma escassez de iates, de acordo com a Ad Age. No ano passado, por exemplo, a Netflix estreou em Cannes com uma instalação do seu logotipo “N” no topo do hotel JW Marriott. Ali, as campanhas publicitárias externas começam em US$ 75.000.
Ativações de marca no Cannes focam em B2B
Com os valores altos para um público consideravelmente pequeno, levantam-se questionamentos sobre o quanto vale a pena investir no Cannes Lions. Mas não tem jeito, o evento é o grande encontro dos profissionais do mercado criativo e uma oportunidade única para marcas que se conectam com esse público. Por isso, as ativações são mais voltadas a mostrar como aquela marca ou produto podem alavancar os negócios.
O Pinterest, por exemplo, está presente no Cannes Lions há anos. Para 2024, a rede social terá uma programação voltada ao público Gen Z, parte de sua estratégia global de conquistar usuários. Grandes marcas de tecnologia como TikTok, Amazon e Spotify também estarão em Cannes com o fim de se relacionar com o público.
Valores das ativações no Cannes Lions
Confira os valores de oportunidades de marca, parceria e hospedagem em Cannes:
- Carrinho de café no terraço: US$ 161.000
- Sinalização e banners estáticos no Palais: US$ 75.000
- The Big Screen (maior ativo digital): US$ 209.000
- Apartamento privativo na Croisette: US$ 107.000
- Ocupação de restaurante perto da “fila de iates” a partir de: US$ 161.000
- Sinalização externa na cidade em hotéis, a partir de: US$ 75.000
- Sinalização no aeroporto, a partir de: US$ 75.000
- Sinalização em totens, a partir de: US$ 43.000