A Nestlé, com um estande de conceito forte e simbologia inspiradora na edição 2023 da APAS SHOW, encanta o público e conquista cinco troféus premiação que reconhece as melhores ideias, ativações e soluções da maior feira supermercadista do mundo. Criado pela Agência Croquis, o estande é uma imersão em propósito, essência e valores.
Através da cenografia, o público percebe que, para a marca, o bom alimento é o que regenera a natureza, repensa as relações de negócios e transforma vidas. Para materializar esses conceitos, foi escolhido um símbolo forte, de entendimento universal: a árvore. O poderoso ícone, símbolo do ciclo da vida, abarca toda a essência da Nestlé.
O ouro também foi conquistado na categoria Melhor Estande Sustentável, reconhecimento especial para a Croquis. A operação tem foco na sustentabilidade desde a escolha dos fornecedores e materiais até o descarte correto de resíduos. Destaque para um espaço dedicado à área de ESG (Environmental, Social and Governance): um painel criado com materiais reciclados pelo artista plástico NetoSeteOito. Para Luciana Tolomei, CEO da agência, “seria impensável criar para a Nestlé um estande que não priorizasse a sustentabilidade, que não se inspirasse nos próprios pilares de atuação da empresa, que envolvem pontos como agricultura regenerativa, conscientização sobre desperdício e reciclagem, e bem-estar e saúde dos consumidores e produtores”. A equipe da Croquis também tomou especial cuidado na formação do staff para o evento, rico em diversidade, e na inclusão do público, com dispositivos de acessibilidade, como rampas de acesso, legendas e libras. “Mais do que deixar claro o posicionamento da Nestlé, queremos aproveitar o impacto da narrativa apresentada no estande para fomentar a conscientização sobre sustentabilidade, trazendo os varejistas para a pauta, e deixando claro o seu papel de protagonismo nessa jornada”, completa a CEO.
Na categoria Visual Merchandising, o estande levou o segundo lugar, com destaque para o lançamento de KitKat Mini Moments, que revelou detalhes da fabricação do produto, despertando a admiração dos varejistas e indo além da simples exposição e degustação.
Primeiro lugar ainda para a Comunicação Visual, que se baseou na ideia de inserir a identidade visual já consolidada das marcas Nestlé no projeto cenográfico criado em torno do elemento árvore, e para as Ações Promocionais, que cumprem o objetivo de chamar a atenção do público com elementos tecnológicos e transmitir informações e valores ligados aos produtos e à empresa, de forma criativa e que crie uma conexão com o visitante.
As sensações do estande são a tela LED anamórfica, com imagens “3D a olho nu”, que passam a impressão de que os elementos saem da tela, num efeito surpreendentemente realista – a ilusão de ótica é aproveitada em elementos que mexem com as emoções, como o universo de aventura de Nescau, e o Nutriverso, uma experiência com o uso de óculos de realidade virtual, que apresenta as linhas de nutrição infantil de forma inusitada e interativa. É importante ressaltar que esses atrativos high-tech não são ferramentas vazias de conteúdo, pelo contrário, o chamariz é sempre impulsionado por conceitos e informações relevantes.
No estande premiado criado pela Croquis, o caráter natural e orgânico se funde à tecnologia de ponta, à criatividade e à memória afetiva para proporcionar a experiência imersiva perfeita, fazendo o visitante mergulhar no universo Nestlé com fluidez e encantamento.