A lista de categorias de troféus é uma constante mudança no Festival Internacional de Criatividade do Lions de Cannes, e agora sabemos como a programação do 2019 será diferente dos anos anteriores.
Mais notavelmente, o festival – que será realizado de 17 a 21 de junho de 2019 – contará com dois novos Leões: um Leão de Estratégia Criativa e um Leão de Entretenimento para Esportes.
“Esses dois Leões representam um cenário industrial em constante mudança, e agora é o momento certo para reconhecer essas disciplinas por meio de nossos prêmios”, disse Simon Cook, vice-presidente de excelência criativa da Cannes Lions, em comunicado anunciando as mudanças.
“Com um ecossistema de comunicações criativas cada vez mais amplo, o Leão da Estratégia Criativa elevará e definirá a importância da estratégia na visão criativa, enquanto o Leão de Entretenimento pelo Esporte dará credibilidade à amplitude de conteúdo e comunicações que cercam esse mercado global único.”
Um Leão será ''cortado'': Design de Produto. Embora tenha sido sempre uma categoria interessante, também é um pouco mais nicho do que a maioria dos outros segmentos de marketing (o vencedor do Grand Prix Product Design do ano passado, Kingo, é um dispositivo movido a energia solar que vende energia sob demanda para moradores de aldeias rurais fora da rede elétrica).
Assim, o Design de Produto será agora incorporado nas categorias existentes de Design e Inovação do Lions.
Para 2019, o festival também nomeará nove “embaixadores de pista” para as verticais que englobam todos os Leões: Artesanato, Comunicação, Experiência, Alcance, Impacto, Bem, Inovação, Saúde e Entretenimento. Esses embaixadores serão selecionados na lista de presidentes de júri do ano.
Em termos de programação, os organizadores do festival dizem que as apresentações no palco de 2019 serão “mais imersivas e interativas do que antes, incluindo mais estudos de caso, perguntas e respostas e debates”, segundo o anúncio de hoje.
As mudanças para 2019 são mais sutis do que no ano passado, quando a controladora do Cannes Lions, a Ascential, reestruturou substancialmente o festival para torná-lo mais acessível e para acomodar os críticos, como as principais holdings de publicidade. A Publicis, mais visivelmente, anunciou em 2017 que ficaria de fora do Cannes Lions de 2018 como parte de um hiato de prêmios de um ano, uma decisão creditada de ajudar a desencadear algumas iniciativas de acessibilidade em Cannes.
A maior mudança do festival implementada em 2018, uma redução na duração do festival de seis para cinco dias, permanecerá em vigor em 2019, com o evento terminando em uma premiação na sexta-feira, 21 de junho.
A participação no Cannes Lions de 2018 caiu notavelmente, com fontes informando à Adweek durante o festival que a diminuição na participação foi entre 20 e 25%. Os organizadores do festival observaram, no entanto, que a participação da marca no lado do cliente estava em alta.
Em termos da relevância e da posição de Cannes dentro do setor, um dos principais observadores do estado estará assistindo este ano – especialmente após o retorno das agências do Publicis – é o número de inscrições do Cannes Lion. Entre 2017 e 2018, esse número caiu de 41.170 envios validados para apenas 32.372.