Depois de anunciar sua edição especial on-line e lançar a pré-inscrição, o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica anuncia mais novidades para 2020.
Entre elas se destacam o lançamento de novos prêmios, como o El Ojo Especial Covid-19 e o El Ojo Jovens Diretores de Cena.
As principais premiações do mercado você confere aqui.
Leia também: El Ojo de Iberoamérica fará edição especial on-line.
Além disso, atendendo às circunstâncias excepcionais que serão implementadas nesta edição, a organização também realizou adaptações nos prêmios e categorias tradicionais.
A XXIII edição do El Ojo será realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro com um formato especial on-line, mas manterá todas as características que sempre fizeram dele o festival mais importante da Iberoamérica.
Veja abaixo os detalhes de cada prêmio:
El Ojo Especial Covid-19 – Novo
Com o objetivo de homenagear todo o trabalho e o esforço que a indústria fez nestes tempos de pandemia, o El Ojo Especial Covid-19 distinguirá as melhores ideias desenvolvidas neste período. As peças inscritas neste prêmio terão a possibilidade de participar em dois (2) grupos:
1) Por Categoria de Produtos e Serviços, para reconhecer as melhores ideias feitas em cada setor dos anunciantes;
2) Por Objetivos e momentos/fases de comunicação na pandemia. Neste grupo serão levados em consideração os diferentes objetivos colocados pela comunicação segundo os diferentes momentos da pandemia. Por exemplo: Conscientização e prevenção do vírus, Apoio sanitário e doações, Acompanhamento no isolamento, E-commerce, Entretenimento e capacitação online, Apoio aos pequenos negócios/comércio, Mudança no clima da comunicação, Conscientização de efeitos colaterais, Comunicação de datas tradicionais e Nova Normalidade e Responsabilidade cidadã.
As peças com mensagens e relacionadas com a pandemia também poderão participar nas outras premiações do festival, caso atendam as condições de inscrição em cada Prêmio. Todas as peças participantes contribuirão para definir os Prêmios ao Desempenho Local e Regional 2020.
El Ojo Jovens Diretores de Cena – Novo
As transformações na indústria das comunicações e a revolução digital impactaram na criatividade e atraíram ao mercado uma nova geração de diretores e diretoras de cena, que chegaram à indústria para marcar uma nova época, com um olhar fresco e profundos conhecimentos sobre novos formatos, plataformas, linguagens e estéticas.
O objetivo deste novo prêmio é dar visibilidade às novas gerações de diretores/as, suas formas de produzir, de olhar e suas novas linguagens narrativas e divulgá-los entre agências, anunciantes e a mídia.
Poderão participar trabalhos de jovens profissionais que tenham até 33 anos de idade em 31 de dezembro de 2020, que poderão ter dirigido de forma individual, dupla ou grupo, desde que nenhum dos integrantes supere o limite de idade estabelecido.
Poderão inscrever os trabalhos diretamente os próprios diretores ou as produtoras onde trabalham. Poderão ser apresentados trabalhos realizados para uma marca, assim como trabalhos realizados sem marca, entre eles: comerciais, curtas, documentários, videoclipes, vídeos cases, séries, etc. Os trabalhos poderão ter até 20 minutos de duração.
El Ojo Sustentável
Por meio deste prêmio, o El Ojo busca apoiar e reconhecer aqueles trabalhos e empresas que, por meio de sua mensagem ou ações, contribuam de forma ativa, voluntária e sustentável no tempo para o melhoramento social, econômico e ambiental de nossas sociedades e de nossa casa, a Terra.
Este prêmio celebra aquelas ideias e peças que realmente consigam impactar no mundo, com sua contribuição com a cultura e a resolução de problemáticas específicas que prejudicam nossas sociedades.
Este ano, pela realidade que estamos vivendo incluímos categorias para motivar a conscientização dos seguintes temas: Saúde, Meio ambiente, Social, Gênero e Diversidade, Inclusão, Integração e não discriminação e Diversidade e Inclusão no Esporte.
El Ojo +Mulheres
Com o objetivo de amplificar, dar mais visibilidade e promover o crescimento da presença feminina na criação de ideias de comunicação, nas equipes criativas, na direção de comerciais e postos de liderança nas agências e produtoras, o El Ojo de Iberoamérica criou em 2019 o prêmio +Mulheres.
Com esta premiação, o festival também pretende distinguir e estimular a diversidade e a representatividade na liderança das equipes criativas e na realização de conteúdo audiovisual que contribua com uma visão mais ampla da realidade. A participação neste prêmio é gratuita e sem custo para as peças que tiverem sido inscritas em algum dos diferentes prêmios da edição 2020 do Festival e que contem com mulheres nas posições relevantes indicadas para este reconhecimento (deverão figurar nos cargos correspondentes nas fichas técnicas subidas no site de inscrição).
São duas categorias: +Mulheres Criativas e +Mulheres Diretoras de Cena.
El Ojo Eficácia
A categoria celebra as melhores ideias que tenham conseguido impacto mensurável e provado nos negócios do cliente. Esta criatividade que todos os profissionais da indústria querem conseguir, aquela que interfere no comportamento do consumidor, das marcas, das vendas e seus objetivos.
Serão avaliados os resultados conseguidos segundo os objetivos planejados, graças a estratégias e implementações criativas. Resumindo, o El Ojo Eficácia tem a missão de elevar aqueles cases nos quais se destaque a efetividade da criatividade nos resultados buscados pelo cliente. Os cases inscritos neste prêmio terão a possibilidade de participar em dois grupos: Categorias de Produtos e Serviços e por Objetivos.
Melhor Ideia Latina para o Mundo
Nesta premiação serão reconhecidas as melhores ideias criadas por profissionais latinos que se desempenham em uma agência ou empresa na Íbero-América, e também por todos os latinos (com um papel importante) que se desempenham fora da Íbero-América em uma agência, produtora ou empresa de qualquer país do mundo.
Muitos profissionais ibero-americanos são hoje líderes de importantes empresas internacionais e nelas atuam para marcas locais em seu país de trabalho e para marcas mundiais. Ao mesmo tempo, agências latinas emprestam sua criatividade em campanhas globais ou diretamente para anunciantes em outras partes do planeta.
É por isso que o El Ojo tem este prêmio, para continuar conectando, integrando, apoiando e estimulando o talento latino, não apenas na região, mas em todo o mundo. Os cases inscritos neste prêmio poderão participar em um dos dois grupos: 1) Ideias da Íbero-América para o mundo e 2) Ideias de Latinos no mundo. É importante destacar que este prêmio soma pontos para o ranking de Agências, Agências Independentes, Criativos/as, Produtoras, Diretores/ e Redes da Íbero-América.
El Ojo Media
Este prêmio inclui a categoria “Campanhas Integradas”, que premia os trabalhos que implementem a integração de uma ideia utilizando múltiplas mídias, ações e/ou aplicativos que se enriqueçam mutuamente e potenciem a comunicação de marca, produto ou serviço.