Premiações

Estadão recebe prêmios internacionais por design gráfico

Best of News Design da Sociedade pelo Design de Notícias reconhece edições impressas e digitais do jornal.

  O Estadão acaba de receber seis importantes prêmios internacionais de excelência gráfica por trabalhos desenvolvidos nas edições impressa e digital do jornal. Concedido pela Sociedade pelo Design de Notícias (SND, em inglês), o Best of News Design distinguiu o jornal em seis categorias: duas pelas publicações em impresso mais digital e quatro em reconhecimento exclusivo ao digital. A SND é uma organização mundial que apoia profissionais de mídia impressa e digital e o prêmio é considerado o Oscar do design gráfico.

      Os infográficos contemplados no digital são: Especial Carnaval 2015; Os toupeiras: a história do furto ao Banco Central; Desafios do Clima; e Criminalidade bairro a bairro. Já na categoria multiplataforma os ganhadores são Favela Amazônia e Rio 2016: O legado Olímpico.
      “Esses prêmios são uma constatação de que o concurso tem valorizado trabalhos desenvolvidos não só na versão impressa”, afirmou Fabio Sales, diretor de Arte do Estadão. “É a comprovação de que infográficos digitais são uma tendência mundial e que é importante manter esse trabalho porque ele tem sido cada vez mais reconhecido”, ressaltou.
         O Especial Carnaval 2015 permitia ao leitor criar o próprio samba e, ainda, aprender a dançar com o ritmo brasileiro. O infográfico sobre o Banco Central mostra detalhes do maior assalto do País, que ocorreu em Fortaleza em 2005. O Desafios do Clima, por sua vez, apresentou a preparação para a Conferência do Clima de Paris e listava os esforços que devem ser feitos nos próximos anos. Por fim, o último premiado na categoria exibe os índices de criminalidade na capital paulista e é atualizado todo mês, conforme as estatísticas.
      Na categoria multiplataforma, o caderno especial Favela Amazônia apresenta, com investigação jornalística própria, o avanço do tráfico de drogas, da criminalidade e das violações de direitos humanos na Região Norte. Já o Rio 2016: o legado Olímpico expõe em detalhes os prédios, estádios e complexos construídos para os jogos previstos para agosto deste ano. É possível entender no que essas obras vão se transformar depois que a festa passar e todos os atletas forem embora. Sede das partidas de handebol, a Arena do Futuro pode ser visualizada em 360° neste especial.
       Brasil – A 37ª edição recebeu mais de 9 mil inscrições de todo o mundo. Os outros brasileiros premiados são os jornais Folha de S.Paulo, O Globo, O Dia, Estado de Minas, Gazeta do Povo e Zero Hora. Também foram condecoradas as revistas Mundo Estranho e Galileu.