Agências especializadas em ações de ativação de marca de todo o continente participam anualmente do Festival Ibero Americano de Promociones y Eventos cuja premiação é tradicionalmente entregue em dezembro, no Sheraton Libertador, região central de Buenos Aires.
Conhecido como FIP, esta tradicional premiação de promoções e eventos da América Latina "destaca-se internacionalmente por sua abordagem não-política, visando exclusivamente o reconhecimento das melhores ações de marketing, e, por isso, reúne especialistas de vários países para compor seu júri.", declara Jorge Sardella, idealizador do prêmio que foi pioneiro na realização de julgamento em ambiente virtual.
São mais de 70 jurados sediados em escritórios no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Bolivia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Peru, Paraguai e República Dominicana.
O Festival contempla o reconhecimento às ações mais destacadas com prêmios de Cristal (sobre o Ouro), Marketing Promocional, Marketing do Ponto de Venda, Eventos, Marketing Direto, Marketing Interativo Comunicações Integradas de Marketing e Publicidade Não-Convencional a possibilidade de obter reconhecimentos que certifiquem a qualidade e originalidade das campanhas apresentadas a seus clientes.
Critérios de Premiação
O festival é dividido em 13 disciplinas compostas de categorias especializadas.
No total são premiadas 112 categorías que recebem estatuetas de Ouro e Prata e diplomas aos Bronzes.
A pontuação total dos participantes nas diversas categorias de cada uma das 13 disciplinas elege os Grand Prix, premiados com um troféu confeccionado em cristal.
Além dos Grand Prix em cada uma das 13 categorias, são premiados também os Grand Prix das regiões que integram a premiação: Mercosul, Região Andina, América do Norte, América Central, Caribe e Europa. Veja todos os prêmios clicando aqui.
A organização premia ainda categorias especiais: Melhor Ação de Marketing Promocional de Iberoamérica, Melhor Ação de Promoção em Ponto de Venda de Iberoamérica, Melhor Ação de Marketing Infantil de Iberoamérica, Melhor Ação de Marketing Esportivo de Iberoamérica, Melhor Evento de Iberoamérica e Melhor Ação de Marketing Direto de Iberoamérica, Melhor Ação de Marketing Interativo de Iberoamérica.
FIP premia Agência do Ano e Marca do Ano Brasil.
Além de projetar o trabalho das agências e profissionais do mercado promo brasileiro para América Latina, a premiação internacional concede prêmios em âmbito nacional.
É que, devido a crescente participação brasileira, o volume de entradas permitiu a criação e reconhecimento de Agência do Ano – Brasil e Marca do Ano – Brasil. O critério de pontuação é o mesmo usado no julgamento da premiação em nível internacional, porém restrito as agências e cases realizados no Brasil.
"Este novo formato de reconhecimento é um grande incentivo aos profissionais brasileiros e foi criado em função do aumento significativo de trabalhos brasileiros nas últimas edições do Prêmio", destaca Julio Feijó Neto, representante do FIP no Brasil.
Veja o ranking das agências brasileiras no Festival
Outra distinção diferenciada e única no FIP é que o grande vencedor entre todas as categorias e países de cada ano (o melhor dos melhores) ganha o FIP Marketing Cup.
Ao estilo do troféu da Copa Libertadores de Futebol, o FIP Marketing Cup exibe as placas com o nome de todas as agências vencedoras anualmente desde 1999 sendo exibido de forma itinerante por todos os países participantes.
Promoview é o site oficial do FIP na América Latina
Desde 2012 o Promoview é o site oficial do FIP um dos mais importantes prêmios mundiais de marketing promocional, que analisa e premia as melhores ideias do ramo. O acordo foi firmado em um encontro que reuniu os argentinos Jorge Sardella, criador do FIP; Diego de La Vega, diretor executivo da premiação; e o brasileiro Júlio Feijó Neto, diretor do Promoview.
“O FIP tem na sua essência o viés promo e nosso site tem por vocação estar ao lado de todas as iniciativas que ressaltem e qualifiquem as agências e profissionais do setor. Desde seu surgimento, o Promoview divulga a premiação, mas agora vamos promover, acompanhar de perto a movimentação e ressaltar as empresas brasileiras que se destacam nesta importante competição mundial”, informou Júlio Feijó Neto.
“Há muitos anos que o FIP tem enorme prestígio entre as agências brasileiras e sempre estivemos próximo deste mercado. E o Promoview é disparado a melhor alternativa para este movimento, pois além de ser o principal site do setor no Brasil, já está colocado entre os melhores do mundo”, afirmou Jorge Sardella, que há 17 anos realiza o prêmio que tem a participação de agências brasileiras e conta com trabalhos da Argentina, Estados Unidos, México, Espanha, Chile, Guatemala, Panamá, Uruguai, Equador, El Salvador, Venezuela, Peru, Portugal, República Dominicana e Colômbia.
“A premiação Agência do Ano e Marca do Ano Brasil marcam uma nova fase do FIP no Brasil e o apoio do site Promoview foi fundamental para entrada de novas agências a cada ano até chegarmos a este ponto. Seguiremos nossa missão para que o Festival Ibero Americano de Promociones y Eventos continue sendo um instrumento de avaliação para os profissionais brasileiros em relação aos de outros mercados desenvolvidos, onde estamos presentes. Mas, o mais importante é a contribuição que podemos dar neste trabalho de valorização das agências junto ao mercado, que é a nossa principal missão, e que Promoview complementa de forma brilhante com suas atualizações diárias, destacou Diego de La Vega, diretor executivo do prêmio.