Matéria publicada na edição digital da Revista Promoview. Clique e Acesse
O Prêmio Live foi a primeira premiação internacional realizada na América Latina a reconhecer os eventos híbridos.
À exceção do digital, todo o segmento de propaganda, marketing, comunicação e turismo de negócios foi seriamente impactado, desde março de 2020, com 100% das atividades canceladas.
Infelizmente, empregos foram perdidos e setores como hotéis, venues, cias aéreas, entre outros, nada puderam fazer a não ser esperar. E este parece que seria o destino das agências e fornecedores especializados.
As lives não só minimizaram as perdas, como abriram um novo horizonte que está levando os eventos para um outro patamar. E quase imediatamente, menos de 30 dias após o colapso, os sinais de recuperação apareceram. E o que se viu foi uma movimentação que nenhuma classe, nenhum setor da comunicação conseguiu.
E mais adiante, na primeira flexibilização, já foram apresentados os primeiros eventos híbridos para demonstrar o nível de segurança obedecido pelos produtores de eventos corporativos. E o mais emblemático deles, o Tudo Novo de Novo, produzido pela Renase, foi o ganhador do Prêmio Live.
Agora, os agentes de mercado iniciam suas apostas buscando identificar onde colocarão suas fichas. A realização de um evento presencial com transmissão on-line, solução para minimizar os efeitos da pandemia, deverá se firmar em 2022?
Até aqui, o ceticismo e impacto psicológico gerados pela crise dão sinais que o movimento deve se manter mesmo diante das críticas sobre a mesmice destas produções.
E a pergunta mais recorrente quer saber respostas para o futuro deste formato.
De acordo com os analistas, este formato, como tudo que é lançado e deseja permanecer no mercado, vai precisar de atualizações constantes. Para isso, é preciso apostar em novas tecnologias e estratégias para que o conteúdo chegue cada vez mais fácil na mão do consumidor, mas sem perder a sua essência.
Para Rodrigo Stocco, diretor da Renase, que ganhou a categoria Eventos Híbridos do Prêmio Live 2021, este tipo de ação será uma ferramenta de marketing ainda mais eficaz e vai fornecer um ROI diferenciado, pois vai proporcionar o cruzamento de dados e percepções pelo público dos dois ambientes.
Mas será preciso aprender como medir para entender a eficácia e ajustar a estratégia para novos eventos. E vai além, afirmando que o desafio será equilibrar a experiência de quem vai estar presente com quem vai assistir pela tela.
Na entrevista oficial, logo após o Prêmio, ele compartilhou sua visão sobre este momento. “Embora o marketing digital moderno ofereça uma infinidade de maneiras de se conectar com os compradores em canais e plataformas, os eventos permitem que você se envolva com seus clientes em potencial face a face (ou tela a tela), em interações de alta qualidade.”, destaca Rodrigo.
Além disso, o hibridismo vai para além de venues ou estúdios e deverá ser utilizado nas ações de rua ou em eventos ao ar livre.
Em uma pesquisa publicada aqui mesmo no Promoview, os participantes relataram que eventos têm a capacidade para gerar leads qualificados em um volume maior quando do que outros métodos de marketing digital que podem atingir milhares de compradores-alvo com uma única campanha, muitas vezes menos cara.
“Seja em uma convenção de vendas ou destacando as características de seu produto ou serviço em uma feira, os eventos são uma forma valiosa de personalizar seu negócio e estabelecer uma presença forte com seu público-alvo. O novo modelo promete trazer novas oportunidades para networking e experiências incríveis.”, conclui Rodrigo Stocco.
Falando no uso de códigos, a evolução tem sido rápida. Um exemplo disso aconteceu no Rock in Rio Humanorama. Durante todo o evento, além do público poder interagir e participar ativamente por meio do chat, teve a possibilidade de adquirir produtos do festival e patrocinadores por meio de uma ferramenta de e-commerce.
A tecnologia é uma das vantagens da plataforma TM1 Streaming, ganhadora do Prêmio Live 2021, que proporciona experiências de aprendizagem mais assertivas.