O Globo anunciou a relação dos indicados à 13ª edição do Prêmio Faz Diferença.
Iniciativa do jornal em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o prêmio reconhece e homenageia brasileiros com iniciativas marcantes e inspiradoras em diversas áreas, em prol do desenvolvimento humano e do País, realizadas ao longo do ano.
Foto: Reprodução/Google.
A solenidade de entrega dos troféus acontece em março de 2016, no Golden Room do Copacabana Palace, com apresentação dos jornalistas Miriam Leitão e Ancelmo Gois.
A partir de agora, e até o dia 10 de janeiro, os leitores podem ajudar a escolher os vencedores de cada categoria em votação aberta pela internet, pelo site da premiação.
Para escolher os três indicados – pessoas, instituições ou empresas – nas 17 categorias, os jornalistas de cada uma das editorias do Globo fizeram um processo de seleção baseado naqueles que mais se destacaram ao longo do ano nas notícias do jornal.
A Firjan, que patrocina o prêmio, também indica, para a categoria Desenvolvimento do Rio, as três empresas que mais conseguiram aliar visão de negócios, respeito aos funcionários e ao meio ambiente, e ênfase em projetos sociais.
Na próxima etapa do prêmio, os indicados em cada categoria – País, Rio, Economia, Mundo, Esportes, Sociedade/Sustentabilidade, Sociedade/Ciência e Saúde, Sociedade/Educação, Revista O Globo, Ela, Segundo Caderno/Teatro, Segundo Caderno/Prosa, Segundo Caderno/+TV – são submetidos a um júri.
Os vencedores são definidos pelos votos dos jornalistas do Globo, de dirigentes da Firjan, dos vencedores de cada categoria de 2014 e dos votos dos internautas.
O Globo também premiará a Personalidade do Ano, escolhida por um júri especial, formado por cinco jornalistas (Aluizio Maranhão, Ancelmo Gois, Ascânio Seleme, Merval Pereira e Míriam Leitão) e pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, como nos anos anteriores.
Ascânio Seleme, diretor de redação do Globo, destaca o grande diferencial da iniciativa: "Este é um prêmio especial porque é dado por jornalistas. Todos os indicados em cada uma das categorias foram indicados por editores, repórteres e colunistas do Globo. Jornalistas são treinados para investigar, mexer, remexer, fuçar a vida alheia, as instituições públicas ou privadas, os governos. Por isso, acho conveniente prestar atenção quando eles se levantam para aplaudir pessoas que fizeram diferença positiva ao longo de um ano.", afirma.
O resultado será publicado em um caderno especial e no site do Globo, no dia 23 de janeiro de 2016. Os vencedores receberão seu troféu em uma cerimônia de gala em março, no Rio de Janeiro, que contará com a presença de autoridades, personalidades, jornalistas e representantes da sociedade civil.
Desde sua criação, já receberam o troféu de Personalidade do Ano do Faz Diferença o juiz Sérgio Moro, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o juiz Joaquim Barbosa, o médico Miguel Nicolélis, o fotógrafo Sebastião Salgado, o bibliófilo José Mindlin, o Grupo Cultural AfroReggae e a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, entre outros.
Confira abaixo os indicados para o Prêmio Faz Diferença 2015:
País
– Carmem Lúcia
– Inês Ethiene (in memoriam)
– Grupo "Miau"
Rio de Janeiro
– Daniela Barbosa Assumpção (juíza)
– Ágatha Cris (escritora)
– Edivaldo Camelo da Costa (coronel da Reserva)
Economia
– Hildete Pereira de Melo
– David Neeleman
– Juliano Prado e Marcos Luporini
Mundo
– Alexandre Amendoeira Nunes
– Ebenézer Paz
– Luiz Perez
Esportes
– Isaquias Queiroz
– Marcelo Melo
– Adenor Leonardo Bacchi (Tite)
Sociedade/Sustentabilidade
– Thelma Krug
– Marcelo Szpilman
– Observatório do Clima
Sociedade/Ciência e Saúde
– Vera Cordeiro
– Cláudio Gil
– Nilton Rennó
Sociedade/Educação
– Patrícia Gomes de Azevedo
– André Gravatá
– Prepara, Nem
Revista O Globo
– As ‘It-Girls’ da Periferia: Ana Paula Lisboa, Annapaula Bloch, Ana Carolina Santos, Isadora Machado e Keyla Bergamazi
– Os Oceanógrafos do Maqua
– As irmãs do Badminton: Lohaynny e Luana Vicente
Ela
– Gisele Bündchen
– Rafa Costa e Silva
– H.Stern
Segundo Caderno/Teatro
– Claudia Raia
– Paulo Betti
– Claudio Botelho e Charles Möeller
Segundo Caderno/Prosa
– Nei Lopes
– Editora Perspectiva
– Ruy Castro
Segundo Caderno/+TV
– Lícia Manzo
– Elizabeth Jhin
– Maria Júlia Coutinho
Segundo Caderno/Cinema
– Anna Muylaert
– Petra Costa
– Paulo Gustavo
Segundo Caderno/Música
– Elza Soares
– Maria Bethânia
– Gilberto Gil e Caetano Veloso
Segundo Caderno/Artes Visuais
– Claudia Andujar
– Gilberto Chateaubriand
– Pinacoteca do Estado de São Paulo
Desenvolvimento do Rio (Firjan)
– Ampla
– Invepar
– Thyssenkrupp CSA.