A Consumer Electronics Show, maior feira de tecnologia do mundo, foi, mais uma vez, o grande destaque no cenário mundial de exposições neste início de janeiro. Pessoas do mundo inteiro acompanharam as inovações mostradas na grande feira que terminou na sexta-feira (12/01) em Las Vegas.
Romano Pansera, fundador da Promovisão, acompanhou o evento e manteve os leitores do Promoview informados pelas redes sociais sobre os destaques do evento.
“Casas e centros urbanos inteligentes, carros autônomos, saúde, beleza, educação, alimentação, mobilidade, transporte, energia, varejo e praticamente todas as áreas da economia estavam representadas nos milhares de metros quadrados de exposições, nas apresentações de keynotes, palestras e lançamentos durante os três dias de evento”, destacou Romano.
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Para Romano, que responde pela organização da APAS Show, maior feira de supermercados do mundo e participa de exposições ao redor do planeta, o CES é “única e ínsuperável” Na avaliação de Romano, algumas tendências chamaram a atenção como as novíssimas soluções para educação e ampliação do conhecimento. Para os varejistas, Romano destacou a utilização cada vez maior da internet das coisas com comando de voz aliado à inteligência virtual e machine learning.
Robots e lançamentos de tecnologia avançada foram acompanhados por Romano Pansera em postagens pelas
redes sociais do promoview desde a CES 2018
“Se em 2017 os lançamentos de dispositivos para a Alexa, da Amazon, foram o foco central, neste ano a Intel veio muito forte com aplicações para educação e conhecimento assim como tecnologia embarcada. E o Google, investindo pesado com o Google Home, integrando praticamente todos os aspectos da vida pela internet”, observou.
Na área de marketing o vídeo foi bastante abordado. Qualidade de captação e exposição tanto em estúdios de Los Angeles quanto em Gaming. O varejo com ajuda da Realidade Virtual modifica hábitos de consumo por empresas como Ikea, onde pelo celular já se pode “ensaiar” a troca de móveis ou cores de parede, ou empresas de moda com sobreposição de roupas e maquiagens em selfies no melhor estilo “As patricinhas de Beverly Hills”
e-sports apresentando grande crescimento
O ecossistema de radiodifusão e patrocínio esportivo está em grandes mudanças com a ascensão de públicos não-ocidentais e empresas de tecnologia no lucrativo campo, do e-sports. Esta é a avaliação de Sir Martin Sorrell, CEO da WPP, que falou na CES 2018 em uma ampla conversa com Angela Ruggiero, co-fundadora do Sports Innovation Lab e uma ex-atleta olímpica veja aqui
Romano, que em 2017 realizou seus primeiros investimentos na área de e-sports, observou atentamente os espaços dedicados ao tema, que nesta edição já ocuparam um pavilhão inteiro.
Já no que diz respeito a conectivdade, o 5G esteve na pauta mas ainda não foi o grande protagonista desta 51a edição da CES. Mas, segundo Romano, a expectativa é que o cenário seja outro no ano que vem. A data coincide também com anúncio de Cristiano Amon, presidente executivo da Qualcomm, que vê o início de 2019 como o prazo para consumidores já terem opções de smartphones 5G no mercado. Segundo ele, a transição para o 5G será muito mais rápida que a do 4G tendo em vista o atual e crescente número de dispositivos conectados e o crescimento global do mercado de smartphones.
Back Stage no roteiro
Além de conferir as novidades nas vitrines e palcos dos grandes espaços, Romano também circulou pelo back stage, observando as técnicas e equipamentos utilizados. “Nestes espaços nós conseguimos verificar também o avanço dos equipamentos e recursos em prol da produção de eventos. Enfim, a CES é visita obrigatória para os profissionais de marketing, especialmente aqueles ligados área de varejo e do live marketing.
Romano acompanhou a apresentação com a presença de Martin Sorrel, sobre o grande fenômeno mundial que é o e-sport.
Técnica de suporte a palestra de Sir Martin Sorrel. Romano Pansera acompanhou também a tecnologia para
produção de eventos.
Apagão faz parte do show?
Por fim, o que surprendeu em meio a um ambiente de altíssima tecnologia e modernidade foi o apagão sentido no local da exposição que ficou às escuras por duas horas na 4ª feira, dia 10, após uma queda de energia. Ou seja, a natureza do planeta se fez presente já que a pane aconteceu devido à forte chuva na cidade, incomum nesta época do ano. O fornecimento de energia foi cortado por volta das 17h15 (horário de Brasília). Automaticamente as luzes de emergência e geradores foram acionadas para manter as conexões de internet sem fio mas a luz só foi completamente estabelecida às 20h10 (horário de Brasília).
“Tivemos a maior chuva da história, registrada em Las Vegas, para o mês de janeiro. Por conta disso, tivemos condensação da água em algumas instalações elétricas, como transformadores de energia, o que causou o problema. Não tivemos casos de pessoas feridas nem incidentes de segurança”, disse Gary Shapiro, presidente da Consumer Technology Association (CTA), durante coletiva com jornalistas. “Ficamos tranquilos ao saber que nenhum incidente maior aconteceu.”
Seria este o contraponto da natureza ao avanço tecnológico avassalador?