Uma das principais preocupações de quem organiza grandes eventos é a acomodação. A empresa britânica Snoozebox encontrou uma solução sustentável para resolver este problema: hotéis feitos em contêineres. A estrutura pode ser montada e desmontada rapidamente sem deixar impactos ambientais no local.
O sistema, que leva o mesmo nome da empresa, é igual ao de um hotel tradicional. A própria empresa oferece os quartos e funcionários que cuidam da estrutura. Além disso, por intermédio de parcerias com outras companhias, ela também faz a reserva para os hóspedes.
Fotos: Divulgação.
O Snoozebox é modular, assim sendo, a quantidade de quartos varia de acordo com a necessidade e pode ir de 40 dormitórios até 400, ou mais, dependendo do tamanho do terreno em que é instalado. Cada um dos quartos é equipado com banheiro, chuveiro e camas para abrigar confortavelmente até três pessoas.
Todos os dormitórios possuem água quente durante as 24 horas do dia e sistema de calefação, que mantém a temperatura interna sempre agradável, independente se está calor ou frio fora do contêiner.
O funcionamento do complexo é semelhante ao de um hotel convencional. A empresa que administra, inclusive, disponibiliza arrumadeiras e troca de toalhas e lençóis diariamente. Os hóspedes também contam com televisão em todos os quartos e wi-fi livre em toda a estrutura.
O hotel de contêineres já funciona no Reino Unido, sendo usado principalmente em circuitos automobilísticos e festivais de música.
Mas, ele também é uma solução interessante para os grandes eventos esportivos como os jogos olímpicos, em que os países sede constroem prédios tradicionais apenas para abrigarem os atletas e depois precisam repensar o uso para que eles não fiquem abandonados.
De acordo com a Snoozebox, todo o complexo é montado em apenas 48 horas. Já o tempo de permanência da estrutura pode ser de três dias até três meses, dependendo da necessidade e da demanda por acomodação.
Apesar de estar sediada no Reino Unido, a empresa deixa claro que é possível transportar o hotel para qualquer lugar do mundo, já que os contêineres são levados prontos para o uso.